Quando se fala em Pompeia, Itália (província de Nápoles), logo nos vem em mente o vulcão Vesúvio, já que a cidade, por vários séculos, ficou sepultada sob as cinzas e lapílis da erupção do vulcão partenopeu em 24 de outubro de 79 d.C.
Em 1997, Pompeia foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e hoje é um dos sítios arqueológicos mais importantes do mundo.
🏛️ Ruínas da Antiga Pompeia, Patrimônio UNESCO perto de Nápoles
Um dos monumentos mais importantes do mundo
Pompeia é a cidade mais bem conservada da época do Império Romano e, não à toa, milhares de turistas de todas as partes do mundo, durante todo o ano, faça chuva ou faça sol, visitam esse sítio arqueológico que, para muitos estudiosos, seria o mais importante do planeta.
Porém, apesar da sua fama mundial e da horda de turistas que a visitam, Pompeia, infelizmente, sofre pela sua má conservação e péssima administração.
Nas redes sociais, faço parte daquele enorme grupo de pessoas que clamam ao governo italiano por uma melhor e mais adequada valorização desse patrimônio que, justamente, pertence à humanidade.
Torço para que Pompeia dure por toda a eternidade
É inadmissível que as ruínas de Pompeia possam ser tratadas com descaso pelos órgãos públicos que têm o dever de protegê-las contra o degrado e a infiltração da máfia. Mas isso é uma outra história…
A redescoberta de Pompeia aconteceu no século XVI, mas foi somente em 1748, sob o reinado de Carlos III de Bourbon, que as escavações de exploração da cidade tiveram início.
Reabertura da Villa dei Misteri
Em março de 2015, a linda Villa dei Misteri (Vila dos Mistérios), casa suburbana da Antiga Pompeia, foi reaberta ao público depois de quase dois anos de restauração.
Essa casa é famosa pelos seus afrescos inspirados no mito de Dionísio, além de ter mais de 70 ambientes em uma área de cerca de 3 mil metros quadrados.
Supõe-se que pertencia à família dos Istacidii, sendo datada do século II a.C.
As decorações nas paredes se diferenciam segundo o período histórico no qual foram realizadas: o tablino é afrescado com paredes pretas, enquanto os ciclos pictóricos do Salone dei Misteri (Salão dos Mistérios) têm a cor vermelha como aquela principal.
Pontos de interesse em Pompeia
Na bilheteria, peça o miniguia das ruínas (incluído no preço da entrada), o qual contém indicações e informações sobre os edifícios pompeianos. Templos, casas normais, casas patrícias, lanchonetes etc. são o retrato da vida urbana na época do Império Romano.
É muita coisa para ser vista em Pompeia, afinal, é uma verdadeira e própria cidade no sentido literal do termo.
É normal que alguma construção ou objeto possa nos passar despercebido, pois, depois de tantas horas de caminhada, o cansaço físico e mental pela grande quantidade de informações absorvidas começam a manifestar-se…
O movimentado lupanare
Sem dúvidas, o lupanare é edifício mais movimentado de Pompeia. Pela sua pequena dimensão, e também dependendo do dia, você vai ter que encarar uma fila para poder entrar e admirar os afrescos que retratam as posições eróticas nesse antigo prostíbulo.
Em julho de 2015, o cachorro mais famoso do mundo voltou às luzes da ribalta. Representado num mosaico romano com a famosa legenda “cave canem” (cuidado com o cão), ele está situado na entrada da Domus del Poeta Tragico (Casa do Poeta Trágico) e protegido em um invólucro transparente.
Agora esse mosaico poderá ser admirado pelo público em toda a sua beleza e importância, já que é um dos símbolos da arte do século I.
Palestra Grande
E depois de sete anos, reabre a majestosa Palestra Grande de Pompeia, a qual é enriquecida também pelos espetaculares afrescos de Moregine, os quais nunca tinham sido exibidos no próprio sítio arqueológico, somente em mostras ao redor do mundo.
Expostos no pórtico meridional da palestra, os antigos afrescos de Moregine decoravam um hotel de luxo na Antiga Pompeia.
Basílica
Outra atração da Antiga Pompeia é a Basílica.
Esse edifício era destinado à administração da justiça e às negociações econômicas, e foi construído na segunda metade do século II a.C. durante o projeto geral de monumentalização da cidade.
⌛ Horário de abertura do sítio arqueológico de Pompeia, Itália
Para todas as informações atualizadas sobre horários e ingressos, consulte o site oficial de Pompeia.
📍 Como chegar às ruínas de Pompeia, Nápoles, Itália
De trem
Na estação de Nápoles Central, pegue o trem da linha Circumvesuviana que faz o percurso Nápoles-Sorrento e desça na estação de Pompeia – Villa dei Misteri.
Se você estiver na Costa Amalfitana, vá até Sorrento, pegue o trem da Circumvesuviana para Nápoles e desça na estação de Pompeia – Villa dei Misteri.
De carro
Alugue seu carro com o nosso parceiro RENTALCARS pelos melhores preços.
* Esta postagem contém links de parceiros afiliados. Saiba mais sobre a Política de Monetização do blogue.
16 comments
Olá Parabéns pela nota e pelo blog! Gostaria de saber qual seria a diferença entra e viagem guiada noturna e a diurna? Teria alguma indicação de qual seria a melhor? Abs. James
Bom dia, Sr. James,
Não posso lhe dizer se a visita guiada noturna em Pompeia e Herculano seja melhor que aquela diurna, mas, segundo a minha opinião, deve ser uma experiência única poder visitar estes dois sítios arqueológicos à noite. Além disso, visitas guiadas diurnas acontecem o ano inteiro, enquanto a noturna é somente de julho a outubro. Se eu tivesse que escolher, faria a noturna por ser diferente ☺
Obrigada pelo seu comentário.
Maria
Obrigada, Nalalie – Boia 🙂
Olá. Tudo bem?
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Natalie – Boia