Estamos acostumados a ter uma imagem dos históricos gladiadores romanos como valentes lutadores, habituados a enfrentar animais perigosos na arena do Coliseu, por exemplo.
E, certamente, para que eles conseguissem tal proeza física era necessária uma alimentação bem vigorosa, baseada na ingestão de muita carne. Correto?
Contato de guia brasileira na Itália
Gladiadores romanos = homens da cevada
Não. Ou quase não.
Os gladiadores romanos eram praticamente vegetarianos. Essa é uma teoria baseada em uma análise de ossos provenientes de um cemitério, onde alguns desses lutadores das arenas foram enterrados.
O estudo foi realizado por acadêmicos da Universidade de Medicina de Viena, Áustria, e da Universidade de Berna, Suíça.
Eles descobriram que a dieta dos gladiadores era composta por grãos e, muito provavelmente, sem carne.
No exame dos ossos dos antigos gladiadores foram encontrados vestígios de uma bebida feita a partir de cinzas de plantas.
Essa bebida de cinzas era um tipo de tônico fortalecedor que ajudava na recuperação dos gladiadores após os combates.
Bebida de cinzas
“As cinzas de plantas foram evidentemente consumidas para fortalecer o corpo após o esforço físico e melhorar a cicatrização óssea”, é o que afirma Fabian Kanz, do Departamento de Medicina Legal da Universidade de Viena.
O pesquisador afirmou também que era um costume, como o nosso atual, “tomar magnésio e cálcio em forma de comprimidos efervescentes, por exemplo, após o esforço físico”.
As conclusões sobre essa bebida de cinzas foram baseadas na medição dos níveis de estrôncio nos ossos dos gladiadores.
Homens da cevada
A análise dos ossos foi realizada em escavações de túmulos de 22 gladiadores, de cerca de 1.800 anos atrás, na antiga cidade romana de Éfeso, atual Turquia.
Os ossos revelaram que a comida típica ingerida pelos gladiadores era trigo, cevada e feijão – o que cunhou a moderna expressão que define os gladiadores como “homens da cevada”.
Os analistas encontraram poucos vestígios de carne ou de laticínios na dieta de quase todos esses combatentes profissionais que lutavam para o deleite do grande público da Roma Antiga.
Gladiadores de outras partes do Império Romano
Mas os pesquisadores encontraram também ossos de duas pessoas que pareciam ter tido um padrão de alimentação diferente, com uma dieta constituída principalmente por proteína animal e poucos grãos e legumes.
Isso leva a crer que havia gladiadores provenientes de outras partes do Império Romano com um tipo diverso de dieta.
A próxima etapa da pesquisa será usar a análise dos ossos para tentar identificar o lugar onde os gladiadores poderiam ter vivido, já que os pesquisadores afirmam que esses combatentes eram principalmente prisioneiros de guerra, escravos e criminosos condenados.
Mas também havia pessoas que queriam treinar e participar dos concursos espontaneamente.
Estima-se que os homens que participavam de concursos de gladiadores tivessem uma chance em nove de serem mortos em cada combate.
Contato de guia brasileira na Itália
* Tradução livre minha do original em inglês da BBC News.
** Esta postagem contém links de parceiros afiliados. Saiba mais sobre a Política de Monetização do blogue.
3 comments