Os Alighieri, uma família florentina da pequena nobreza que se gabava de ter descendência romana, provinham de um ramo da potente estirpe dos Elisei: de uma certa Aldighiera, do Vale do Pó, que foi esposa de Cacciaguida, o qual participou da segunda cruzada e acabou morrendo.
O avô paterno de Dante, Bellincione, e o pai, Alighiero II, praticavam atividades relacionadas ao empréstimo de dinheiro e venda de imóveis.
E já que se sabe que Bellincione fez parte do Conselho da Comuna, os Alighieri não foram assim tão importantes entre os guelfos para serem exilados quando, após a Batalha de Montaperti, os gibelinos venceram.
em 2021, são comemorados os 700 anos da morte de dante alighieri.
Vida e obras de Dante Alighieri, o sumo poeta
Apesar de terem sido numerosos os exilados florentinos da parte guelfa, entre 1260 e 1266, os pais de Dante permaneceram em Florença e ele pôde dizer que nasceu e foi criado sobre o belo rio Arno e a grande vila.
E io a loro: «I’ fui nato e cresciuto
sovra ’l bel fiume d’Arno a la gran villa,
e son col corpo ch’i’ ho sempre avuto.
(Inferno XXIII 93-94)
Escassíssimas são as referências de Dante às pessoas a ele mais próximas. Sabemos que foi batizado no lindo Batistério de São João, lugar mítico ao qual irá sempre o seu pensamento, um lugar poético identificado com a mesma Florença onde, um dia, ele esperava retornar para ser coroado poeta.
Non mi parean men ampi né maggiori
che que’ che son nel mio bel San Giovanni,
fatti per loco d’i battezzatori;
(Inferno XIX 17)
Ficou órfão de mãe ainda criança e transcorreu a infância em companhia de uma irmã mais velha
donna giovane gentil… la quale era meco di propinquissima sanguinitade congiunta
(Vita Nova XXIII)
Conteúdo exclusivo para assinantes.
Fazer o login para continuar a ler este post.