Florença e Galleria degli Uffizi em 3D/4K: Após o sucesso internacional do filme-documentário “Museus Vaticanos 3D” (Musei Vaticani 3D), classificado como o conteúdo de arte mais visto na história do cinema mundial, distribuído em 60 países e em 2.000 salas cinematográficas para um público de mais de 220 mil espectadores, outra produção de Sky 3D é “Florença e os Uffizi 3D/4K – Viagem no Coração do Renascimento” (Firenze e gli Uffizi 3D/4K – Viaggio nel Cuore del Rinascimento), realizada em colaboração com Sky Arte HD, Nexo Digital e Magnitudo Film, com o patrocínio do Ministério Italiano da Cultura e do município de Florença.
🎬 Cinema: Florença e Galleria degli Uffizi em 3D/4K
O filme, cuja tecnologia de última geração 3D e 4K e as técnicas mais avançadas de modeling e dimensionalidade são novamente colocadas ao serviço do patrimônio artístico italiano, com o objetivo de valorizá-lo e exportá-lo para todo o mundo, foi lançado em pré-estreia mundial nos cinemas da Itália em 3, 4 e 5 de novembro de 2015.
O Renascimento de Florença e o seu esplendor
Florença e Galleria degli Uffizi 3D/4K é uma viagem multidimensional e multissensorial no Renascimento florentino através de suas belezas mais representativas. São mais de dez espaços museológicos e 150 obras cujo fulcro central é naturalmente representado pela Galleria degli Uffizi (Galeria dos Ofícios, em português), a qual transmite toda a potência de sua extraordinária beleza exaltada em três dimensões.
Os espectadores são envolvidos por pontos de vista inéditos, filmagens surpreendentes e imagens aéreas espetaculares da cidade de Florença.
O narrador é Lourenço, o Magnífico
A narração emotiva, ambientada no interior de um limbo atemporal, é interpretada por Simon Merrells (ator inglês de formação teatral conhecido pelo seu personagem Crasso na série televisiva “Spartacus”) que, no papel de Lorenzo il Magnífico (Lourenço, o Magnífico), leva o público para recordar a “sua” Florença em um diálogo incessante entre passado e presente.
O filme atravessa os símbolos de Florença: da Capela Brancacci (com os afrescos de Masolino e Masaccio, emblema da passagem da Idade Média para o Renascimento) ao Museu do Bargello, que conserva o Davi de Donatello.
De Santa Maria del Fiore, com suas vidraças esplendentes e a Cúpula de Brunelleschi, a Palácio Medici. Da Praça della Signoria ao Palazzo Vecchio (Palácio Velho) até chegar à Galeria da Academia (Galleria dell’Accademia), a qual conserva o David de Michelangelo.
Galeria degli Uffizi, tema principal do filme
O tema principal do filme é, naturalmente, a Galleria degli Uffizi: os espectadores podem entrar na Tribuna (lugar visível ao público somente de três pontos externos) e Antonio Natali, diretor da Galeria de 2006 a 2015, explica ao público algumas das obras-primas.
🖼️ Obras importantes da Galleria degli Uffizi em 3D/4K
A narração audiovisual dentro da Galleria degli Uffizi mostra-nos Giotto, Gentile da Fabriano, Piero della Francesca, Rafael Sanzio, Ticiano (Tiziano), Leonardo da Vinci, com a sua “Anunciação”, o “Tondo Doni“, de Michelangelo e outras obras-primas que são símbolos do Renascimento italiano, como a “Primavera” e “Nascimento de Vênus”, de Sandro Botticelli, além da “Medusa“, de Caravaggio, esta última situada em um capítulo dedicado às obras monstruosas da Galeria, dentre elas a “Madonna delle Arpie”, de Andrea del Sarto, e “Judite decapitando Holofernes“, de Artemisia Gentileschi.

Imagens aéreas de Florença
Uma joia de Florença e os Uffizi em 3D/4K é a revelação do restauro da “Adoração dos Magos”, de Leonardo da Vinci.
O superintendente do Opifício das Pedras Duras (Opificio delle Pietre Dure), Marco Ciatti, fala dos resultados das análises e fornece novos aprofundamentos sobre elementos que apareceram durante o restauro, além de detalhes interessantes acerca das técnicas utilizadas.

O filme também mostra imagens aéreas de Florença, realizadas graças ao uso de um helicóptero e de um drone, e filmagens exclusivas em lugares ou pontos de vista inéditos, como a Cúpula de Brunelleschi e a Piazza della Signoria filmada completamente deserta ao amanhecer, em toda a sua magnificência.
E ainda, o David, de Michelangelo, com filmagens exclusivas frontais a uma curta distância.
*Esta postagem contém links de parceiros afiliados. Saiba mais sobre a Política de Monetização do blogue.
8 comments
Sabe dizer quando vai passar no Brasil?
Queria ver esse filme…
Obrigado.
Marcos Oliveira
Olá, Marcos,
Não, não sei… mas assim que souber, posto no FB, Twitter e Google Plus do Viagem na Itália.
Continue seguindo as novidades do blogue.
Obrigada,
Maria