Filme: Leonardo da Vinci. O Gênio em Milão


Arte italiana / Cinema

Após ter assistido aos filmes Museus Vaticanos 3D, Florença e Galeria degli Uffizi 3D/4 k e São Pedro e as Basílicas Papais de Roma 3D, nos dias 2, 3 e 4 de maio de 2016 foi exibido nos cinemas italianos o filme “Leonardo da Vinci. O Gênio em Milão” (Leonardo da Vinci. Il Genio a Milano).

Eu assisti a essa mais nova produção do projeto “Grande Arte no Cinema”, a qual também foi mostrada em cinemas de outros países e que está conquistando um público cada vez mais interessado no mundo da arte.

Dica de passeio em Milão: Seguindo os passos de Leonardo da Vinci.

Filme Leonardo da Vinci em Milão

Filme Leonardo da Vinci. O Gênio em Milão


Pintor, escultor, cientista, músico, especialista de anatomia e de física, botânico, arquiteto, inventor: superando o espírito do seu tempo, hoje Leonardo vem identificado com a imagem do Gênio.

Era um homem poliédrico o artista nascido na pequena cidade de Vinci, Toscana, e próprio o demonstra o imenso patrimônio de estudos e obras que o artista toscano nos deixou, além da carta na qual, em 1482, ele se presenta a Ludovico Sforza, senhor de Milão.

Da Vinci: mais do que um gênio…

Assim, a partir da mostra dedicada a Leonardo da Vinci em 2015, no Palácio Real de Milão, as empresas Rai Com, Skira e Codice Atlanto decidiram, em colaboração com Pirelli e Confagricoltura, trabalhar conjuntamente para contar através de um filme-documentário os anos que Leonardo passou em Milão.

Evite a fila e garanta já o seu ingresso para A Última Ceia de Leonardo da Vinci.

Contemplam-se os diversos aspectos da sua vida e da sua arte, aprofundando as características da cidade naquele tempo, as personalidades dos artistas que estavam próximos a ele, sem transcurar, naturalmente, as muitas lendas que o envolvem.

Obras de Leonardo em Milão

Leonardo da Vinci. O Gênio em Milão” explora a permanência do gênio na cidade lombarda, oferecendo a chave para transformar em quadros cinematográficos os numerosos cenários leonardescos de Milão:

O Castelo Sforzesco, o Museu da Ciência e da Tecnologia “Leonardo da Vinci”, a Basílica de Santa Maria delle Grazie, o bairro Navigli, a Vinha de Leonardo e o célebre Cenáculo.

Algumas obras mostradas no filme sobre Leonardo da Vinci em Milão

O filme mostra e conta algumas obras de Leonardo, como La Belle Ferronnière, Dama con Arminho, Virgem das Rochas, Retrato de um Músico, São João Batista  e a Última Ceia.

Envolvendo Pietro Marani – curador da mostra realizada em 2015 em Milão – e alguns dos maiores especialistas de Leonardo a nível mundial, além dos que estudaram a sua personalidade, como Claudio Giorgione, Maria Teresa Fiorio, Richard Schofield, Vittorio Sgarbi, Daniela Pizzagalli, nasceu, assim, uma história capaz de abrir novas perspectivas e de descobrir mundos extraordinários.

Um artista enigmático

Como é possível contar a complexidade do gênio absoluto? Como se inicia? Qual é o mistério que torna Leonardo da Vinci o artista mais amado, discutido e estudado de todos os tempos?

Para responder a essa pergunta e aprofundar ulteriormente o tema e as obras que foram exibidas na mostra de 2015, como aquelas provenientes do Louvre de Paris, da National Gallery of Art di Washington e da Pinacoteca Ambrosiana, os autores Jacopo Ghilardotti e Gabriele Scotti consideraram importante enriquecer o filme-documentário, desenvolvido com o diretor Nico Malaspina, de algumas cenas de ficção, para as quais foi chamado o diretor Luca Lucini.

Filme Leonardo da Vinci em Milão.

Dama com Arminho (cerca de 1488-1490).

Da Vinci e a sua relação com personagens históricos

A história de Leonardo da Vinci em Milão pôde, assim, se alargar e incluir muitos outros protagonistas durante a sua estadia na cidade: Ludovico Sforza, senhor de Milão, o amigo e aluno Salaì, Beatriz d’Este, Donato Bramante, Vincenzo Bandello e outros.

Os personagens históricos são interpretados por atores famosos, como Vincenzo Amato, Cristiana Capotondi, Alessandro Haber, Gabriella Pession, Paolo Briguglia, Edoardo Natoli, Giampiero Judica, Nicola Nocella, enquanto a voz narrante é a de Sandro Lombardi.

O filme “Leonardo da Vinci. O Gênio em Milão” (Leonardo da Vinci. Il Genio a Milano) é produzido por Rai Com, Skira e Codice Atlantico em colaboração com Pirelli e Confagricoltura. Distribuído por Nexo Digital no âmbito da temporada “A Grande Arte no Cinema” (La Grande Arte al Cinema),  em parceria com  MYmovies.it.


Assista ao trailer do filme Leonardo da Vinci. O Gênio em Milão


Quero receber a newsletter mensal de Viagem na Itália


Lojinha do Viagem na Itália


*Texto baseado no release em italiano de Nexo Digital.


VIAGEM NA ITÁLIA

Desde 2003, sou residente em Riccione, um balneário turístico na região Emília-Romanha. No fim de maio de 2013, decidi tirar da gaveta a ideia de escrever um blogue com dicas de viagem na Itália, divulgando, assim, o maravilhoso patrimônio artístico, cultural e paisagístico que só este país pode oferecer.

Estou também no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube.
Assine a nossa newsletter mensal.

Deixe seu comentário ☺

error: