Nesta postagem, você encontra os seguintes filmes e documentários sobre Caravaggio:
Contato de guia brasileira na Itália

Caravaggio: o mestre dos pincéis e da espada (documentário completo disponível)
Caravaggio – O Mestre dos Pincéis e da Espada (2012) é um documentário brasileiro produzido pela TV Cultura em parceria com a Malabar Filmes.
Com roteiro e direção de Alexandre Handfest e direção geral de Helio Goldsztejn, o filme apresenta a vida e as obras de Caravaggio – um dos pintores mais famosos da história, reconhecido também por impecáveis desenhos de luz.

Caravaggio
O diretor underground inglês, Derek Jarman, provém do mundo da pintura e, ao representar a vida de Caravaggio, usa referências pictóricas contínuas.
É um filme difícil para o grande público e muito figurativo. Psicológico e com muitas fantasias históricas, trata-se de um filme provocatório no estilo do diretor de Sebastian.

Documentário Caravaggio: Anjos e Carrascos (documentário completo disponível)

Filmes sobre Caravaggio: Dentro Caravaggio
Depois de cinco séculos da sua morte, com o infinito número de livros e mostras a ele dedicadas, filmes, desenhos em quadrinhos, artigos de jornais, estudos, etc., o que continua a nos transmitir a figura de Caravaggio?
Como este personagem consegue sempre, em um modo assim profundo, sensibilizar quem observa as suas obras e quem lê sobre a sua vida?
Dentro Caravaggio
É para tentar responder a essas perguntas que, numa noite de inverno, Sandro Lombardi, um dos artistas mais carismáticos e poliédricos do panorama teatral italiano, sobe as escadas do Palácio Real, em Milão, para visitar Dentro Caravaggio, uma exposição que mostrou ao público obras provenientes dos maiores museus italianos e também de outros museus estrangeiros, colocando, pela primeira vez, os quadros de Caravaggio ao lado de suas respectivas imagens radiográficas.
Dessa viagem dentro das obras e dentro do homem Caravaggio, inicia o percurso do filme-documentário: próprio no mesmo lugar em que, em 1951, Roberto Longhi propôs a Mostra del Caravaggio e dei caravaggeschi, ponto imprescindível na história da redescoberta crítica do artista.
Dentro Caravaggio, filme-evento dirigido por Francesco Fei, com cenografia de Jacopo Ghilardotti e produzido por Piero Maranghi e Massimo Vitta Zelman, com Marco Colombo e Francesco Melzi d’Eril, é uma produção de Italia Classica, Skira Editore, Adler Entertainment, com o apoio de Intesa Sanpaolo.
Vicissitudes de Caravaggio
Distribuído por Nexo Digital, Dentro Caravaggio foi exibido nos cinemas italianos em 27, 28 e 29 de maio de 2019 para guiar os espectadores por uma leitura original e precisa das obras e da vida de Caravaggio (1571-1610).
A viagem conduzida por Sandro Lombardi atravessa os diversos lugares caravaggescos: Roma, Nápoles, Malta, Sicília, todas aquelas terras em que Caravaggio e suas inquietações deixaram uma marca concreta.
O filme-documentário faz etapa em Sacro Monte di Varallo, complexo devocional afrescado por Gaudenzio Ferrari e célebre em todo o mundo pela sua emocionante representação teatral e cenográfica da Via Crucis e dos lugares santos da história de Cristo.
Porque é, talvez, entre essas estátuas e esses afrescos que se escondem, pelo menos em parte, as raízes da arte de Caravaggio.
Obras mostradas no filme
Para acompanhar a visão das obras-primas, como Davi e Golias, Deposição, Marta e Maria Madalena, Sagrada Família com o pequeno João Batista, Rapaz mordido por um lagarto até o Sepultamento de Santa Luzia, Ressurreição de Lázaro, Adoração dos Pastores, temos a participação de especialistas renomados e de artistas.
Da Pinacoteca de Brera, em Milão,com a sua Ceia em Emaús, à Capela Cerasi, em Santa Maria do Povo, Roma, com a Crucificação de São Pedro e a Conversão de Saulo, até chegar ao Pio Monte da Misericórdia, em Nápoles (com uma parada no Cemitério delle Fontanelle, lugar ideal para refletir sobre as vicissitudes de Caravaggio).
E, ainda, a Catedral de São João Batista, em Valletta, Malta, onde, preso e condenado à morte, Caravaggio refugia-se com a ideia de se tornar cavaleiro e ganhar a salvação.
O percurso do filme-documentário nos leva depois até a Igreja de Santa Lucia alla Badia, em Siracusa, Sicília.
É aqui que, fugindo de Malta, onde foi preso pela enésima briga, Caravaggio abriga-se e deixa algumas das obras mais intensas de seu percurso: o Sepultamento de Santa Luzia, em Siracusa, a Ressurreição de Lázaro e a Adoração dos Magos, em Messina.

Trailer do filme Dentro Caravaggio

Filme Caravaggio. A alma e o sangue
Mais um longa-metragem, produzido por Sky e Magnitudo Film, dedicado a um dos pintores mais amados e controversos da história da arte mundial, foi exibido nos cinemas italianos em 19, 20 e 21 de fevereiro de 2018.
A atormentada vida de Caravaggio é retratada nas telonas com o título: “Caravaggio. L’anima e il sangue” (“Caravaggio. A alma e o sangue”, tradução livre).
O longa-metragem oferece uma outra perspectiva de um dos gênios pictóricos mais amados e discutidos da história da arte mundial, unindo a essa nova visão um detalhe precioso para os apaixonados de tecnologia: “Caravaggio. A alma e o sangue” é um dos primeiro filmes italianos a ser rodado em 8K.
Uma nova expressão para Caravaggio
O filme conta a figura de Michelangelo Merisi, mais conhecido como Caravaggio, em relação com as suas obras.
A traçar um retrato fiel do protagonista de “Caravaggio. A alma e o sangue”, foi o professor Claudio Strinati, historiador da arte, especializado em Caravaggio, que colaborou com o projeto através de uma cuidadosa pesquisa histórica e de um estudo atento e aprofundado de testemunhos e documentos antigos.
A narração engloba os lugares onde o pintor viveu e os que guardam as suas obras-primas: Milão, Florença, Roma, Nápoles até chegar a Malta.
A cenografia é de Laura Allievi e a direção é de Jesus Garces Lambert, que já assinou outros documentários para Sky.

O longa-metragem move-se em uma digressão artística introduzida por fotografias e símbolos recuperados no ambiente contemporâneo.
Além disso, as cenas são acompanhadas por monólogos evocativos e quem os fala é o próprio Caravaggio.
O objetivo é levar os espectadores a um universo mais íntimo, no qual as pessoas de cada época possam espelhar-se
Atenção aos detalhes
Neste filme, não há somente atenção aos detalhes históricos e artísticos, mas também ao lado tecnológico. Assim, “Caravaggio. A alma e o sangue” é filmado em formato cinemascópio 2:40, que oferece uma visão mais “alongada” das imagens, igual a uma tela.
Além disso, trata-se de uma das primeiras produções na Itália realizadas em 8K, formato que permite perceber os detalhes das obras de um modo mais realístico.

Trailer de Caravaggio. A alma e o sangue
Contato de guia brasileira na Itália
* Fonte: Site de Sky Arte.
** Esta postagem contém links de parceiros afiliados. Saiba mais no F.A.Q do blogue.
2 comments
Onde assistir no Brasil? Algum site para comprar ou assistir online?
Boa tarde, Mirla,
Essas produções não são exibidas nos cinemas brasileiros.
Para assisti-las integralmente é necessário comprar o DVD aqui na Itália ou ver se passa em algum canal fechado brasileiro.
Na Itália, o canal Sky Arte disponibiliza todas essas produções.
Saudações,
Maria