📽️ São Pedro e as Basílicas Papais de Roma 3D


Cinema

Em 11 de abril de 2016, assisti a este filme-documentário e, assim como escrevi sobre Museus Vaticanos 3D e Florença e Galleria degli Uffizi 3D, eis meu post sobre o mais novo filme de arte em terceira dimensão.

São Pedro e as Basílicas Papais de Roma 3D

Depois do grande sucesso de Museus Vaticanos 3D (Musei Vaticani 3D) e de Florença e Galleria gli Uffizi 3D (Firenze e gli Uffizi 3D), chega ao cinema São Pedro e as Basílicas Papais de Roma 3D (San Pietro e le Basiliche Papali di Roma 3D), a nova produção cinematográfica de Sky 3D que, junto com o Centro Televisivo Vaticano e em colaboração com Nexo Digital, Magnitudo Film e Sky Arte HD, propõe uma viagem através das quatro Basílicas Papais de Roma e seus tesouros: São Pedro (uma das 25 metas mais visitadas no mundo), São João de Latrão (San Giovanni in Laterano), Santa Maria Maior (Santa Maria Maggiore) e São Paulo Extramuros (San Paolo Fuori le Mura).

São Pedro e as Basílicas Papais de Roma 3D

A magnificência das basílicas

Quatro majestosos edifícios – cada um com um precioso altar papal e estupendas obras de arte, além de serem metas por séculos de milhões de turistas e peregrinos – tornam-se protagonistas do novo tour cinematográfico que foi reconhecido como filme de interesse cultural pelo Ministério da Cultura e do Turismo Italiano – Direção Geral Cinema e terá sua distribuição em vários cinemas do mundo pela Nexo Digital.

A ocasião que levou à realização de São Pedro e as Basílicas Papais de Roma 3D, filme que será exibido nos cinemas italianos somente por três dias, de 11 a 13 de abril, é o Jubileu Extraordinário da Misericórdia, anunciado por Papa Francisco.

A emoção de Stendhal

O percurso narrativo, que passa pela basílica paleocristã sobre a qual surgiu a Basílica de São Pedro e vai até a grandiosidade do Barroco através das maravilhosas obras de arte medieval e renascentista, é oferecido em alguns trechos de “Passeggiate Romane” de Stendhal (1783-1842), célebre escritor francês que, no início do século XIX, visitou as quatro igrejas durante o seu Grand Tour na Itália.

Os trechos de Stendhal são interpretados no filme por Adriano Giannini e preparam emotivamente o espectador para entrar em contato com o mundo histórico-artístico dos quatro imponentes edifícios através dos olhos desse erudito viajante do início do século XIX.

Una foto pubblicata da Viagem na Itália (@viagem_italia) in data:

Uma hora e meia de pura beleza e história

Durante os 90 minutos de São Pedro e as Basílicas Papais de Roma 3D serão quatro os especialistas que contarão as basílicas e as obras que nelas estão expostas: Antonio Paolucci, diretor dos Museus Vaticanos, guia-nos dentro de São Pedro; Paolo Portoghesi, arquiteto de fama internacional, propõe um magnífico aprofundamento sobre São João de Latrão (San Giovanni in Laterano); Claudio Strinati, célebre historiador da arte, revela-nos a história e as lendas de Santa Maria Maior (Santa Maria Maggiore); Micol Forti, diretor da coleção de arte contemporânea dos Museus Vaticanos, apresenta aos espectadores São Paulo Extramuros (San Paolo Fuori le Mura).

Artistas e Papas

Dentro de lugares exclusivos do Vaticano (os octógonos da Fábrica de São Pedro, o Salão Sistino da Biblioteca Apostólica Vaticana e a Sala Ducal do Palácio Apostólico Vaticano), os especialistas, cada um segundo o próprio ponto de vista, descreverão as basílicas de forma original e envolvente: sua evolução nos séculos, as obras de arte mais famosas, as vidas e as histórias de papas e artistas – de Giotto a Bramante, de Michelangelo a Francesco Borromini, de Gian Lorenzo Bernini a Domenico Fontana, de Arnolfo di Cambio a Jacopo Torriti – até os acontecimentos que tornaram esses lugares imortais e a profunda espiritualidade que emanam.

A tecnologia a favor da arte

Graças a aparelhos tecnológicos, usados nas mais modernas produções cinematográficas, foram realizadas imagens surpreendentes, capturadas de ângulos exclusivos e inéditos, o que foi possível graças ao uso de helicópteros e braços mecânicos.

Para completar esse extraordinário show visivo, a potência do 3D (terceira dimensão) fará com que o espectador “mergulhe” no filme, colocando-o no centro da cena e em contato direto com as obras.


Assista ao trailer de São Pedro e as Basílicas Papais de Roma 3D


Leia o que já escrevi sobre cinema na Itália.


 Quero receber a newsletter mensal de Viagem na Itália


Lojinha do Viagem na Itália


*Texto baseado no release de Nexo Digital.


VIAGEM NA ITÁLIA

Desde 2003, sou residente em Riccione, um balneário turístico na região Emília-Romanha. No fim de maio de 2013, decidi tirar da gaveta a ideia de escrever um blogue com dicas de viagem na Itália, divulgando, assim, o maravilhoso patrimônio artístico, cultural e paisagístico que só este país pode oferecer.

Estou também no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube.
Assine a nossa newsletter mensal.

Deixe seu comentário ☺

error: