Nesta postagem, você encontra os seguintes filmes e documentários sobre Leonardo da Vinci:
🎦 A Vida de Leonardo da Vinci (filme completo em 2 partes)
No meu canal no YouTube, publiquei o filme completo A Vida de Leonardo da Vinci (2 partes), uma produção RAI, de 1971.
🎦 Documentário de arte: Leonardo da Vinci: O sorriso e o entrelaçamento
🎦 Filme Uma noite no Louvre: Leonardo da Vinci (Una notte al Louvre: Leonardo da Vinci)
Pela primeira vez, o Museu do Louvre é apresentado em um documentário realizado propositalmente para as salas cinematográficas de 60 países, com tradução em 30 línguas.
Um exclusivo tour noturno através das salas do Louvre em ocasião da mostra dedicada a Leonardo da Vinci, que terminou em fevereiro de 2020, batendo recorde de público.
Gravado para ser projetado especialmente nas salas cinematográficas, em 21, 22 e 23 de setembro de 2020, na Itália, foi exibido Una notte al Louvre: Leonardo da Vinci (Uma noite no Louvre: Leonardo da Vinci, tradução livre), filme que oferece a oportunidade de contemplar de perto as obras mais belas de Leonardo, acompanhando o espectador em um extraordinário passeio noturno no Louvre, em companhia dos curadores da mostra: Vincent Delieuvin e Louis Frank.
A retrospectiva sem precedentes do Louvre, dedicada ao trabalho do artista na sua totalidade, demonstra como Leonardo tivesse elevado a pintura a um patamar acima de todas as suas outras pesquisas e em que modo a sua investigação sobre o mundo (a “ciência da pintura”, como a tinha definida) fosse colocada a serviço de uma arte cuja ambição suprema era aquela de dar vida aos seus quadros.
A mostra recebeu mais de 1 milhão de visitantes, estabelecendo um recorde absoluto para o Museu do Louvre.
Quatro noites de gravações e uma equipe de 30 técnicos participaram da realização do filme-documentário rodado exclusivamente para o cinema com câmeras 5K, sob a direção de Pierre-Hubert Martin.
Os textos são de Catherine Sauvat e Pierre-Hubert Martin, com a supervisão dos curadores conjuntos. A narração é de Coraly Zahonero, membro da Comédie-Française.
“É uma grande honra ser associado ao Museu do Louvre”, explica Thierry Fontaine, Presidente de Pathé Live:
Esta mostra foi um sucesso e muitas pessoas não tiveram a oportunidade de aproveitá-la pessoalmente. A projeção cinematográfica ampliará o trabalho extraordinário e fascinante realizado pelos curadores da mostra, mas também o seu impacto sobre o grande público de todo o mundo. Gostaria de agradecer a equipe do Louvre pela paixão, dedicação e suporte constantes que permitiram este projeto cultural ambicioso.
Trailer de Uma noite no Louvre: Leonardo da Vinci
🎦 Filme Leonardo. As obras (Leonardo. Le opere)
Este filme-documentário, de Nexo Digital, investiga as obras pictóricas do artista para termos uma visão inédida em ultra HD, acompanhada de alguns dos maiores especialistas mundiais de Leonardo da Vinci.
Em 13, 14 e 15 de janeiro de 2020, foi exibido nos cinemas italianos Leonardo. Le opere (Leonardo. As obras) para encerrar as celebrações dos 500 anos da morte do artista, o qual faleceu em 1519.
A produção pictórica do gênio do Renascimento italiano é o fulcro deste filme, o qual projeta na tela as pinturas do mestre com a qualidade ultra HD.
As obras mostradas, dentre as outras, são:
- A Gioconda
- A Última Cena
- Dama com Arminho
- Ginevra de ‘Benci
- Madonna Litta
- Virgem das Rochas
O objetivo é o de percorrer, através do prisma da sua pintura, a vida de Leonardo (1452-1519): a invenção, a capacidade escultórica, a previsão no âmbito da engenharia militar e a capacidade de lidar com os acontecimentos políticos daquela época.
Gravado na Rússia, Alemanha, França, Itália, Estados Unidos, Inglaterra, Escócia, Polônia – Leonardo. As obras – propõe examinar, em modo profundo, a pintura do mestre graças à participação de alguns dos principais curadores e críticos de arte do mundo.
O diretor Phil Grabsky viajou por 8 países para gravar in situ praticamente todas as obras pictóricas atribuídas a Leonardo.
O filme inclui o Salvator Mundi, a milanesa Sala delle Assi, a Adoração dos Magos, recentemente restaurada, e também a Virgem do Fuso, mostrada em um filme pela primeira vez após o seu recente restauro.
“Leonardo. Le opere” também oferece um acesso privilegiado à Gioconda, vista com uma profundidade extraordinária de análise dos detalhes, e às duas Virgens conservadas no Hermitage de São Petersburgo: Madonna Benois e Madonna Litta.
Um verdadeiro espetáculo pros olhos que permite explorar também a biografia de um homem genial como Leonardo.
Dentre as várias participações do filme-documentário, temos:
- Luke Syson – Diretor do Fitzwilliam Museu de Cambridge;
- Martin Kemp – Professor Emérito no Trinity College de Oxford;
- Larry Keith – Head of Conservation and Keeper da National Gallery de Londres;
- Mikhail Piotrovsky – Diretor do Museu Estatal Hermitage de São Petersburgo;
- Andrzej Betlej – Diretor do Museu Nacional de Cracóvia;
- Tim Marlow – Historiador de Arte e Diretor Artístico da Royal Academy of Arts de Londres.
Trailer de Leonardo. As obras (Leonardo. Le opere)
🎦 Filmes sobre Leonardo da Vinci: Eu, Leonardo (Io. Leonardo)
Em 02 de outubro de 2019, para comemorar os 500 anos da morte de Leonardo da Vinci, a mente mais genial que a humanidade já tenha conhecido, e o protagonista mais popular da cultura universal, foi exibido nos cinemas italianos “Io, Leonardo” (“Eu, Leonardo”, em português).
Uma produção cinematográfica à descoberta do homem, do artista, do cientista e do inventor por meio de uma viagem única, envolvente e fascinante na mente de Leonardo da Vinci, com uma abordagem bem distante dos estereótipos com os quais o artista toscano é geralmente descrito.
No elenco, além de um Luca Argentero surpreendente, que trabalha pela primeira vez em um filme biográfico, também participam Angela Fontana, no papel de Cecília Gallerani, e Massimo De Lorenzo, como Ludovico, o Mouro.
A voz narrante é de Francesco Pannofino. A direção, de Jesus Garces Lambert.
Io, Leonardo, foi exibido nos cinemas italianos em 2 de outubro de 2019.
Trailer do filme Io, Leonardo (Eu, Leonardo)
Vida e obras de Leonardo da Vinci na Itália
Quer saber mais um pouco sobre a vida de Leonardo da Vinci e apreciar algumas de suas obras na Itália? Então leia: Biografia e obras de Leonardo da Vinci na Itália.
🎦 Filme Leonardo Cinquecento. Para celebrar os 500 anos da morte do artista
Artista, arquiteto, naturalista, estrategista militar, engenheiro, o maior cientista de todos os tempos foi, antes de tudo, um observador que estava constantemente em busca de novas descobertas.
Combinando a inteligência artificial com os resultados de décadas de estudo e de pesquisas, o filme recompõe pela primeira vez, e de forma inédita no mundo, os milhares de páginas dos códigos deixados por Leonardo da Vinci em uma perspectiva totalmente nova, a qual mostra as implicações contemporâneas do seu imenso trabalho.
500 anos da morte de Leonardo da Vinci
Com a contribuição de especialistas internacionais e de um pool de engenheiros e técnicos, o filme projeta uma luz inédita sobre as observações e os estudos do gênio que, há séculos, fascina gerações inteiras.
O filme Leonardo Cinquecento, uma produção de Magnitudo Film com Chili, foi exibido nos cinemas italianos em 18, 19 e 20 de fevereiro de 2019.
Trailer do filme Leonardo Cinquecento
🎦 Filme Leonardo da Vinci. O gênio em Milão
Após ter assistido aos filmes Museus Vaticanos 3D, Florença e Galeria degli Uffizi 3D/4 k e São Pedro e as Basílicas Papais de Roma 3D, nos dias 2, 3 e 4 de maio de 2016, foi exibido nos cinemas italianos o filme “Leonardo da Vinci. O gênio em Milão” (Leonardo da Vinci. Il genio a Milano).
Eu assisti a esta produção do projeto “Grande Arte no Cinema”, a qual também foi mostrada em cinemas de outros países e que está conquistando um público cada vez mais interessado no mundo da arte.
Pintor, escultor, cientista, músico, especialista de anatomia e de física, botânico, arquiteto, inventor: superando o espírito do seu tempo, hoje Leonardo vem identificado com a imagem do Gênio.
Era um homem poliédrico o artista nascido na pequena cidade de Vinci, Toscana, e próprio o demonstra o imenso patrimônio de estudos e obras que o artista toscano nos deixou, além da carta na qual, em 1482, ele se presenta a Ludovico Sforza, senhor de Milão.
Da Vinci: mais do que um gênio.
Assim, a partir da mostra dedicada a Leonardo da Vinci em 2015, no Palácio Real de Milão, as empresas Rai Com, Skira e Codice Atlanto decidiram, em colaboração com Pirelli e Confagricoltura, trabalhar conjuntamente para contar, através de um filme-documentário, os anos que Leonardo passou em Milão.
Contemplam-se os diversos aspectos da sua vida e da sua arte, aprofundando as características da cidade naquele tempo, as personalidades dos artistas que estavam próximos a ele, sem transcurar, naturalmente, as muitas lendas que o envolvem.
Obras de Leonardo em Milão
“Leonardo da Vinci. O gênio em Milão” explora a permanência do gênio na cidade lombarda, oferecendo a chave para transformar em quadros cinematográficos os numerosos cenários leonardescos de Milão:
O Castelo Sforzesco, o Museu da Ciência e da Tecnologia “Leonardo da Vinci”, a Basílica de Santa Maria delle Grazie, o bairro Navigli, a vinha de Leonardo e o célebre Cenáculo.
Algumas obras leonardescas mostradas no filme
O filme mostra e conta algumas obras de Leonardo, como:
- La Belle Ferronnière
- Dama com Arminho
- Virgem das Rochas
- Retrato de um Músico
- São João Batista
- Última Ceia.
Envolvendo Pietro Marani – curador da mostra realizada em 2015 em Milão – e alguns dos maiores especialistas de Leonardo a nível mundial, além dos que estudaram a sua personalidade, como Claudio Giorgione, Maria Teresa Fiorio, Richard Schofield, Vittorio Sgarbi, Daniela Pizzagalli, nasceu, assim, uma história capaz de abrir novas perspectivas e de descobrir mundos extraordinários.
Um artista enigmático
Como é possível contar a complexidade do gênio absoluto? Como se inicia? Qual é o mistério que torna Leonardo da Vinci o artista mais amado, discutido e estudado de todos os tempos?
Para responder a essa pergunta e aprofundar ulteriormente o tema e as obras que foram exibidas na mostra de 2015, como aquelas provenientes do Louvre de Paris, da National Gallery of Art di Washington e da Pinacoteca Ambrosiana, os autores Jacopo Ghilardotti e Gabriele Scotti consideraram importante enriquecer o filme-documentário, desenvolvido com o diretor Nico Malaspina, de algumas cenas de ficção, para as quais foi chamado o diretor Luca Lucini.
Da Vinci e a sua relação com personagens históricos
A história de Leonardo da Vinci em Milão pôde, assim, se alargar e incluir muitos outros protagonistas durante a sua estadia na cidade: Ludovico Sforza, senhor de Milão, o amigo e aluno Salaì, Beatriz d’Este, Donato Bramante, Vincenzo Bandello e outros.
Os personagens históricos são interpretados por atores famosos, como Vincenzo Amato, Cristiana Capotondi, Alessandro Haber, Gabriella Pession, Paolo Briguglia, Edoardo Natoli, Giampiero Judica, Nicola Nocella, enquanto a voz narrante é a de Sandro Lombardi.
O filme “Leonardo da Vinci. O Gênio em Milão” (Leonardo da Vinci. Il Genio a Milano) foi produzido por Rai Com, Skira e Codice Atlantico em colaboração com Pirelli e Confagricoltura. Distribuído por Nexo Digital no âmbito da temporada “A Grande Arte no Cinema” (La Grande Arte al Cinema), em parceria com MYmovies.it.
Trailer do filme Leonardo da Vinci. O gênio em Milão
🎦 Documentário completo: A verdadeira face de Leonardo da Vinci
🎦 Leonardo da Vinci: A restauração do século
*Esta postagem contém links de parceiros afiliados. Saiba mais no F.A.Q. do blogue.