San Marino, além de ser a república mais antiga do mundo, tem o seu centro histórico, Monte Titano e Borgo Maggiore inseridos no Patrimônio UNESCO desde 2008.
Com espírito medieval, a Cidade-Estado, construída no topo do Monte Titan, merece ser visitada pelos brasileiros, pois, afinal, é um outro país dentro da Itália.
🏛️ Dicas da República de San Marino, centro-norte da Itália
San Marino foi fundada, em 301 d.C., pelo diácono Marino, um pedreiro nascido na Dalmácia que se estabeleceu no Monte Titano e transformou este lugar em seu refúgio, principalmente para fugir das perseguições perpetradas pelo Imperador Diocleciano contra os cristãos.
Assim, Marino constituiu uma pequena comunidade na parte mais protegida do Monte onde se vivia em modo laico e também religioso .
San Marino: entre as colinas da Emília-Romanha e Marche
O turista que visita Rimini ou Pesaro-Urbino (Marche) pode aproveitar o passeio e dar uma esticada até a República de San Marino, assim ele tem a ocasião de conhecer um Patrimônio UNESCO e também de pôr os pés em um território estrangeiro dentro da Itália.
A minha dica é aproveitar o ensejo e carimbar o passaporte com o visto turístico dessa república.
Carimbe o seu passaporte!
Levei meu passaporte brasileiro e fui até o escritório turístico sanmarinese para colocar o carimbo com o selo de visto turístico. Senti-me no exterior a apenas poucos quilômetros da minha casa.
A república mais antiga do mundo possui cerca de 33.000 habitantes. Seu clima tem uma média anual de 16º C: no inverno, a temperatura pode chegar até -2º C, enquanto no verão, até 30º C.
Os cidadãos sanmarineseses nunca quiseram expandir seu território, porém eram muito hábeis em traçar políticas de aliança, como a que fizeram com o Papa e os Duques de Montefeltro para se defenderem da hegemonia da poderosa família Malatesta de Rimini no século XV.
De lá pra cá, a superfície territorial sempre se manteve a mesma, isto é, 61 km quadrados.
Dicas nas redondezas
Quando visitar San Marino, aproveite também para conhecer o estupendo burgo de San Leo e o burgo de Verucchio.
Tour com guia brasileira na República de San Marino
Ofereço tours particulares na República de San Marino. Para solicitar um orçamento, entre em contato aqui.
* Esta postagem contém links de parceiros afiliados. Saiba mais sobre a Política de Monetização do blogue.
9 comments
Olá Maria! Também me chamo Maria (Carolina), hehe! Moro na Áustria e chegarei em Rimini na quinta-feira agora dia 15 bem cedo. Gostaria de visitar San Marino no sábado dia 17. Qual transporte pego a partir de Rimini? Nao achei essa informaçao em nenhum lugar na internet… Amei muito seu blog, peguei várias dicas e acabei incluindo Riccione, sua cidade, no tour, graças ao seu marketing, hehe! Obrigada e ótima semana.
Olá, Maria Carolina,
Para ir a San Marino a partir de Rimini, há uma parada de ônibus em frente à estação. A empresa é a Bonelli Bus e você pode ver os horários de ida e volta aqui: http://www.bonellibus.it/portale/images/download_pdf/rimini_sanmarino_estivo.pdf
Fico muito feliz que você tenha gostado das dicas aqui do blogue, e mais feliz ainda que você irá conhecer a minha cidade, Riccione!
Aproveite bem San Marino, o centro histórico de Rimini e Riccione, principalmente o seu calçadão à beira-mar ☺
Abraços,
Maria
Muito legal as dicas, vou fazer um curso de italiano em San Severino Marche, Edulingua e pretendo ir até San Marino.
Olá, Suely,
Aproveite bastante seu curso de italiano e também San Marino 🙂
Boa viagem à Itália!
Maria