Entrar na antiga Biblioteca Malatestiana é como entrar em um cenário de filme, do tipo “O Nome da Rosa“, no qual os monges folheam belíssimos manuscritos em um profundo silêncio típico de uma biblioteca da Idade Média.
Você pode ter a mesma experiência ao visitar esta biblioteca, Registro da Memória do Mundo (UNESCO, 2005), localizada no centro histórico de Cesena, província de Forlì-Cesena, região Emília-Romanha.
UNESCO: Biblioteca Malatestiana, Registro da Memória do Mundo
A Biblioteca Malatestiana é a única do período humanístico-renascentista que ainda preserva perfeitamente o seu edifício, seus móveis e o seu acervo de manuscritos.
Ela foi uma das últimas bibliotecas antigas, às vésperas da invenção da imprensa, a manter o seu próprio espírito de biblioteca humanista. Não é à toa que, em junho de 2005, a UNESCO lhe conferiu o título de Registro da Memória do Mundo.
Matteo Nuti e Leon Battista Alberti
Essa biblioteca foi realizada na metade do século XV, pelo arquiteto Matteo Nuti, sob encomenda do mecenas Malatesta Novello (o senhor feudal da cidade naquela época), no convento de São Francisco.
Porém, segundo alguns estudiosos, o projeto da biblioteca, desenhado por Nuti, pode ter sido inspirado na ideia de outro arquiteto, Leon Battista Alberti.
Além dos grandes livros sobre a cultura medieval, Malatesta Novello, mecenas responsável pela criação da Biblioteca Malatestiana, também reuniu obras sobre a cultura clássica latina, grega, hebraica e árabe para conseguir realizar o seu projeto de uma cultura universal de cunho humanista.
343 manuscritos
O interessante dessa biblioteca é que os seus maravilhosos 343 códigos manuscritos continuam ainda no mesmo lugar onde já estavam desde o século XV, unidos às carteiras de leitura pelas mesmas correntes daquele período.
Uma verdadeira relíquia de uma biblioteca digna de príncipe na primeira metade do Renascimento.
Foi graças à ideia de seu fundador que Cesena, mesmo situada em uma posição geográfica um pouco afastada dos grandes centros urbanos italianos, seguiu os passos de Milão, Florença e Roma no quesito cidade propagadora de cultura humanista, a base da civilização ocidental.
No início foi criada como uma biblioteca particular, nobre, mas depois Malatesta Novello a doou à comuna para uso público, o que faz da Biblioteca Malatestiana uma das mais antigas bibliotecas públicas da Europa.
Oito corais do Cardeal Bessarione
A Galeria da Imagem é por onde você passa para entrar na Aula del Nuti, a biblioteca antiga Malatestiana, no primeiro andar. Nessa galeria você pode ler textos sobre curiosidades e a história dos códigos do acervo malatestiano.
Na Biblioteca Piana, em frente à Aula del Nuti, estão conservadas duas séries litúrgicas ilustres do século XV, constituídas por sete corais da Catedral de Cesena e de oito corais do Cardeal Bessarione, um dos mais importantes e influentes da igreja naquele século.
Esses corais são verdadeiras obras de arte, pois são ornados com miniaturas preciosas.
Uma curiosidade
Nesta biblioteca, está exposto o menor livro do mundo legível sem lente (mm 15×9)!
Estye minúsculo tesouro foi impresso pelos Irmãos Salmin, de Pádua, em 1897.
Porta de entrada da Aula del Nuti.
Porta de entrada da Aula del Nuti
O tímpano em cima da porta tem a figura de um elefante, emblema da família Malatesta, com o seguinte texto em latim: “Elephas Indus culices non timet” (Elefante indiano não teme os mosquitos, tradução livre).
Tal frase, segundo dizem, seria uma alfinetada na família rival Da Polenta, da cidade de Ravena, área infestada por mosquitos.
A majestosa Aula del Nuti. O grande salão, com três naves, é sabiamente iluminado pelas janelas ogivais e por um “grande olho” na parede de fundo.
São vinte e nove carteiras para cada uma das duas arcadas laterais, nas quais estão conservados os 343 manuscritos presos às carteiras por correntes em ferro batido.
Como chegar à Biblioteca Malatestiana, em Cesena
da estação ferroviária de cesena até a biblioteca malatestiana são cerca de 20 minutos a pé.
para todas as informações atualizadas sobre os horários de visita, consulte diretamente o site oficial da biblioteca malatestiana.
Visita particular em português na Biblioteca Malatestiana
Entre em contato comigo para solicitar um orçamento.
8 comments