Burgo de San Leo: um dos mais bonitos da Itália. E também para Umberto Eco


Dicas de Rimini e arredores / Dicas na Emília-Romanha

San Leo, província de Rimini, região Emília-Romanha, é considerado um dos burgos mais bonitos da Itália. A primeira vez que o visitei, em 2003, fiquei encantada não somente pela sua beleza, mas também pela sua história.

E não somos somente nós, cidadãos desconhecidos, a concordar que este burgo seja um dos mais bonitos do país: o famoso escritor Umberto Eco, autor do livro “O Nome da Rosa“, assim disse –  “La città più bella d’Italia? San Leo: una rocca e due chiese” (A cidade mais bonita da Itália? San Leo: uma fortaleza e duas igrejas, tradução livre).

Descubra você também esta beleza 🙂

Guia brasileira na Itália. Maria Arruda

Burgo de San Leo na Itália, região Emília-Romanha

No alto, a imponente Fortaleza de San Leo, cujas origens remontam ao século V, época de guerras entre Godos e Bizantinos.

 Burgo de San Leo, na Itália: informações históricas


O burgo e a fortaleza de San Leo estão esculpidos no alto do Vale do Marecchia, mais precisamente no interior da província de Rimini, perto da República de San Marino.

Durante a Idade Média, esta cidade cresceu ao máximo no seu esplendor, assim como a família que ali estabeleceu a sede de sua própria dinastia, os Montefeltro.

Burgo de San Leo na Itália, região Emília-Romanha

A praça central do burgo de San Leo, onde há restaurantes/ bares para você comer um prato típico romanholo ou tomar simplesmente uma bebida enquanto aprecia o vaivém de turistas nas ruas da pequena cidade.

San Leo: entre Emília-Romanha, República de San Marino e Marche

Não conheço uma pessoa que não tenha gostado de San Leo. Pequeno nas suas dimensões, este burgo é um próprio charme escondido no enorme Vale do Marecchia, área geográfica no interior da província de Rimini que também compreende a República de San Marino e estende-se pelas regiões Marche e Toscana.

Do alto do penhasco, a grandeza da fortaleza de San Leo domina a paisagem de quem passa ali por perto.

Burgo de San Leo na Itália, região Emília-Romanha

Exterior da Igreja de Nossa Senhora da Assunção, o monumento religioso mais antigo da área geográfica do Montefeltro. O seu aspecto atual é devido a uma reconstrução feita no século XI.

 Burgo de San Leo na Itália, região Emília-Romanha

Igreja de Nossa Senhora da Assunção

A Igreja de Nossa Senhora da Assunção não tem a entrada pela fachada, mas pela sua lateral. Segundo a tradição, esta igreja foi construída sobre a cela onde San Leo se retirava para rezar (século IV).

Dois ilustres personagens históricos passaram por San Leo: São Francisco de Assis, em 1213, e o poeta Dante Alighieri, em 1306, cujas passagens contribuíram para o enriquecimento deste importante centro, o qual foi dominado e disputado durante séculos pelas famílias Médici e Della Rovere até o domínio pelo Estado Pontifício em 1631.

Burgo de San Leo na Itália, região Emília-Romanha

Em frente à catedral de San Leo, a qual é dedicada ao Santo Patrono Leone. É de estilo românico-lombardo e datada de 1173. Na sua criação, esta catedral não era um edifício isolado, mas era unida ao palácio do bispo, este ligado diretamente com a torre campanária.

Burgo de San Leo na Itália, região Emília-Romanha

Interior da catedral de San Leo, a qual é ricamente decorada com esculturas repletas de símbolos do cristianismo primitivo. Sua planta é em forma de cruz latina, com três naves e transepto, cripta e um amplo presbitério elevado.

Quero receber a newsletter mensal de Viagem na Itália

Monumentos imperdíveis em San Leo

Além da fortaleza e das duas igrejas, como declamado pelo próprio Umberto Eco, não deixe de apreciar também no centro do burgo a torre campanária e o Palácio Mediceo (onde está o Museu de Arte Sacra e o escritório de turismo da cidade).

Faça o tour guiado Varandas de Piero della Francesca

Para quem procura por um passeio cultural em San Leo, aconselho a fazer a visita guiada – Montefeltro: Panoramas Renascentistas: As Varandas de Piero della Francesca.

Em 2014, fiz essa visita e recomendo-a aos apreciadores do Renascimento italiano e aos turistas interessados em um passeio estritamente artístico-cultural em plena Itália centro-setentrional.

Dica de passeio cultural na Itália: Varandas de Piero della Francesca

No fundo da foto, à minha esquerda, a Fortaleza de San Leo sobre uma colina. O verde é a cor predominante dos vales dessa parte do Montefeltro.

Dica de passeio cultural na Itália: Varandas de Piero della Francesca, San Leo

O projeto – Montefeltro: Vedute Rinacimentali – I Balconi di Piero della Francesca ► Montefeltro: Panoramas Renascentistas: As Varandas de Piero della Francesca (tradução livre) – foi criado por Rosetta Borchia e Olivia Nesci e propõe inserir o visitante dentro da paisagem de uma obra de arte.

As lindas paisagens de Piero della Francesca

Sim, caro leitor, você vai poder admirar as paisagens pintadas pelo célebre artista Piero della Francesca há quinhentos anos! São panoramas culturais espalhados pela região de Montefeltro.

Dica de passeio cultural na Itália: Varandas de Piero della Francesca

Dica de passeio cultural na Itália. Montefeltro: Vedute Rinacimentali – I Balconi di Piero della Francesca ► Montefeltro: Panoramas Renascentistas: As Varandas de Piero della Francesca (tradução livre) é um projeto criado em 2012 com o objetivo de mostrar as paisagens representadas nos quadros do grande artista renascentista Piero della Francesca (Borgo San Sepolcro, 1412/1417 – Borgo San Sepolcro, 12/11/1492), como o da esquerda, Retrato de Battista Sforza (Florença, Galeria dos Ofícios), e o da direita, São Jerônimo e um Devoto (Veneza, Galeria da Academia). Dica de passeio cultural na Itália: Varandas de Piero della Francesca.


Leia minhas outras dicas na Emília-Romanha.


Ponto de partida: o lindo burgo de San Leo

A visita guiada parte do burgo de San Leo e contempla duas paisagens: a do famoso Retrato de Battista Sforza, a qual se encontra na Galeria dos Ofícios, em Florença, e a de São Jerônimo e um Devoto, na Galeria da Academia, em Veneza.

Dica de passeio cultural na Itália: Varandas de Piero della Francesca

Centro histórico de San Leo, de onde sai a visita guiada para ver As Varandas de Piero della Francesca. Unir uma visita neste burgo com as paisagens dos quadros do artista renascentista é mesmo uma experiência de alto teor artístico e histórico.

Foram anos de estudo e pesquisa até que Rosetta Borchia (artista e naturalista) e Olivia Nesci (geomorfóloga) conseguissem identificar, por meio da tecnologia e de um cuidadoso método lógico e científico, panoramas de grandes obras pictóricas, dentre estas as de Piero della Francesca.

Dica de passeio cultural na Itália: Varandas de Piero della Francesca

Do centro de San Leo, em apenas dez minutos chega-se ao monte de onde podemos apreciar as paisagens dos dois quadros e os vales maravilhosos que compõem esta parte da região de Montefeltro.

Dica de passeio cultural na Itália: Varandas de Piero della Francesca

O que mais me impressionou durante a visita guiada foi poder descobrir o quão importante foi esta região da Itália para a história da arte italiana, pois ela era um verdadeiro cruzamento de grandes artistas que iam trabalhar para as potentes famílias daquela época.

Dica de passeio cultural na Itália: Varandas de Piero della Francesca

A guia de turismo nos explica os detalhes de cada paisagem identificada nas duas pinturas de Piero della Francesca. Há painéis com os panoramas aumentados em modo que possamos comparar suas geomorfologias de quinhentos anos atrás com as de hoje.


Para consultar informações, como preços e horários das visitas guiadas, consulte diretamente o site da associação responsável (italiano e inglês).


Como chegar ao burgo de San Leo, província de Rimini, Itália


 É necessário estar de carro para ir a San Leo. Aproveite e alugue um com o nosso parceiro RENTALCARS pelos melhores preços.

Guia brasileira na Itália. Maria Arruda

* Esta postagem contém links de parceiros afiliados. Saiba mais sobre a Política de Monetização do blogue.


VIAGEM NA ITÁLIA

Desde 2003, sou residente em Riccione, um balneário turístico na região Emília-Romanha. No fim de maio de 2013, decidi tirar da gaveta a ideia de escrever um blogue com dicas de viagem na Itália, divulgando, assim, o maravilhoso patrimônio artístico, cultural e paisagístico que só este país pode oferecer. Estou também no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube. Assine a newsletter mensal.

Comments

  1. […] – Montefeltro: Panoramas Renascentistas: As Varandas de Piero della Francesca – no Burgo de San Leo, província de Rimini, um dos mais bonitos da […]

  2. […] situado no interior da província de Rimini e perto da República de San Marino e do burgo de San Leo, oferece uma grande tranquilidade em meio aos seus monumentos histórico-artísticos e às suas […]

Deixe seu comentário ☺

error: