Neste post, reuni duas dicas de burgos maravilhosos na província de Rimini para quem se interessa pelo turismo lento (slow travel): Montefiore del Conca e Verucchio.
Turismo lento: Montefiore del Conca, um dos burgos mais bonitos da Itália
Montefiore del Conca é um pequeno burgo localizado nas colinas do interior da província de Rimini, região Emília-Romanha, com um castelo que predomina a paisagem da área que o circunda, o qual começou a ser construído em 1307 e foi concluído em 1337 sob o domínio da família Malatesta, nome de grande poder em Rimini naquele período.
Montefiore del Conca é considerado um dos burgos mais bonitos da Itália segundo a lista organizada pelo clube I borghi più belli d’Italia. Estive lá numa noite de julho de 2013 para ver o evento Rocca di Luna (Fortaleza de Lua), o qual oferece, todos os anos, espetáculos de música ao vivo, dança, circo e estandes com produtos típicos.
Um espetáculo de dança flamenca durante o evento Rocca di Luna.
Havia jogos de luzes para iluminar o castelo com as cores da bandeira italiana.
Pequeno show no pátio de entrada do castelo.
Para conseguir subir até o terraço do castelo, é preciso fôlego para aguentar as dezenas de degraus.
Ao chegar lá encima, a recompensa foi esta imagem do burgo. Do terraço dá para ver toda a costa de Rimini. Conversando com um dos voluntários do evento, ele me disse que antigamente dava para ver daqui de cima, a olho nu, a cidade de Veneza e, pasmem, as montanhas da ex-Iugoslávia!
Hoje, infelizmente, isso não é mais possível devido à poluição…
Como chegar a Montefiore del Conca, província de Rimini
O melhor meio de transporte com o qual chegar a Montefiore del Conca é O CARRO.
Distâncias de algumas cidades até Montefiore del Conca
Rimini: 30 km
Riccione: 18 km
Cattolica: 16 km
Pesaro: 30 km
Burgo medieval de Verucchio, província de Rimini
O burgo medieval de Verucchio, situado no interior da província de Rimini e perto da República de San Marino e do burgo de San Leo, oferece uma grande tranquilidade em meio aos seus monumentos histórico-artísticos e às suas paisagens naturais.
A primeira vez que estive em Verucchio foi em 2004 e, depois disso, já passei várias vezes ali perto pela estrada que liga Rimini a San Leo. Em 2014, voltei a esse burgo medieval para visitar o Museu Arqueológico pela segunda vez, o qual, pela importância do seu acervo, é o mais espetacular sobre a civilização villanoviano-etrusca.
Verucchio recebeu a marca Bandiera Arancione (Bandeira Laranja) em 2005, a qual certifica a qualidade dos pequenos vilarejos do interior da Itália pela excelência de sua oferta e recepção turística. Essa marca de qualidade é emitida pelo Touring Club Italiano.
Principais atrações turísticas de Verucchio
As principais atrações turísticas deste burgo medieval são a sua Fortaleza Malatestiana (Rocca Malatestiana) e o seu Museu Arqueológico. Em relação à fortaleza, esta é uma das maiores e melhores conservadas da potente família Malatesta.
É também conhecida como Rocca del Sasso (Fortaleza da Pedra, tradução livre) pela sua posição no ápice do esporão de rocha que domina todo o território.
Foi em Verucchio onde nasceu o famoso “Mastin Vecchio“, Malatesta da Verucchio, fundador da família Malatesta, que conquistou Rimini em 1295. Ele é lembrado na “Divina Comédia” de Dante Alighieri.
O burgo medieval de Verucchio, por ser bem pequeno, pode ser visitado em cerca de duas horas e meia e, como escrevi acima, o seu charme está justamente na sua pequena dimensão.
Minha dica pessoal
Inclua Verucchio no seu itinerário pela província de Rimini juntamente com a República de San Marino, San Leo e Santarcangelo di Romagna.
Museu Cívico Arqueológico de Verucchio
É o único na Itália que expõe objetos da cultura villanoviano-etrusca (IV ao VII século a.C.). Se você for um caçador de arqueologia, inclua este museu no seu itinerário pela Emília-Romanha.
A primeira vez que visitei o Museu Cívico de Verucchio foi em 2004 e, mais recentemente, visitei-o pela segunda vez para dar uma refrescada na minha memória e também para fazer fotos mais novas.
Passear pelas suas salas é uma verdadeira viagem à descoberta do primeiro período de esplendor de Verucchio, burgo que tem origens na época villanoviana (XI-VI século a.C.).
A particularidade deste museu está no seu acervo: trata-se de um patrimônio rico e único, cujo estado de conservação é excelente.
Civilização villanoviana em mostra
O museu está situado no antigo Mosteiro dos Padres Agostinianos do século XIII e é a maior pérola de cultura e arte no interior de Rimini.
A civilização villanoviana viveu na época pré-histórica da Idade do Ferro e estava situada na Itália central. Os objetos exibidos no museu foram encontrados em necrópoles da Verucchio, os quais datam entre o IX e VII séculos a.C.
O acervo deste museu é testemunho de uma civilização que merece, e muito, ser conhecida, mesmo porque representa o ponto fundamental para quem deseja reconstruir o mosaico da Itália centro-setentrional e Adriática na primeira metade do primeiro milênio antes de Cristo.
O fascínio dessas descobertas de Verucchio atrai não somente o público em geral, mas também estudiosos sobre o tema.
Para quem gosta de arqueologia
O projeto do museu propõe evidenciar, por meio da escolha dos objetos expostos e dos materiais ilustrativos, pelo menos três aspectos fundamentais: a topografia, as relações sócio-econômicas e culturais da civilização villanoviana de Verucchio, entre os séculos IX e VII a.C., e as consequentes modificações sofridas pela documentação arqueológica.
Foram selecionados materiais provenientes de várias necrópoles, escolhidos de forma a representar a estrutura articulada segundo as famílias, destacando as características dos diversos tipos de mobílias (masculinos, femininos, etc.) e a maior ou menor complexidade em relação ao envolvimento da realidade arqueológica entre os séculos IX e VII a.C.
Uma característica do villanoviano era o seu ritual funerário
A cremação com tumbas entre pequenas covas que continham um ossário em terracota fechado por uma bacia de cabeça para baixo ou um jarro com o enxoval fúnebre. Nas sepulturas mais ricas foram descobertos, no interior de fossas retangulares, grandes caixas com a urna mortuária enrolada em uma manta com móveis, objetos pessoais, armas, tecidos.
Quando for a Verucchio, não deixe também de visitar o lindo Burgo de San Leo e a República de San Marino.
Como chegar ao burgo de Verucchio, Emília-Romanha
A melhor maneira para se chegar a Verucchio é de carro. Alugue o seu com RENTALCARS AQUI.
2 comments
Obrigada, Natalie 🙂
Boa quarta-feira para vocês do Viaje na Viagem.
Olá. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Natalie – Boia