Em junho de 2014, depois de anos de embromação, finalmente consegui conhecer a tão ilustre Igreja de Santa Maria delle Grazie e uma das obras de arte mais famosas do mundo: A Última Ceia, de Leonardo da Vinci, em Milão.
Matei dois coelhos com uma cajadada só: vi cara a cara uma das obras-primas de um dos maiores gênios de todos os tempos e incluí mais um monumento na minha lista de Patrimônio Unesco visitado.
A Última Ceia, de Leonardo da Vinci (Cenáculo), em Milão
Faltando poucos minutos para o meio-dia, cheguei à Igreja de Santa Maria delle Grazie, a qual já estava fechando suas portas para a pausa do almoço, mas, mesmo assim, pude contemplar a beleza do seu interior.
O nome “Santa Maria delle Grazie“
O nome Santa Maria delle Grazie deve-se à imagem afrescada de Nossa Senhora das Graças, doada pelo conde Gaspare Vimercati aos domenicanos no século XV, e a partir desse afresco surgiu a edificação da igreja em homenagem a essa santa e ao convento.
A arquitetura harmoniosa da Igreja de Santa Maria delle Grazie e A Última Ceia de Leonardo da Vinci no refeitório do convento simbolizam a magnificência do renascimento em Milão.
Visita com hora marcada
A minha visita estava agendada para as 13 h. Detalhe: comprei minha entrada para o início de junho com três meses de antecedência, isto é, em março, quando o site de vendas de ingressos apenas disponibilizou os do mês de junho!
Sim, é necessário reservar com bastante precedência de tempo, pois a procura é muito grande. A quantidade de japoneses e outros turistas estrangeiros que querem ver a obra de Leonardo não está no gibi!
Poucos minutos para ver as obras-primas
Para ver A Última Ceia de Leonardo da Vinci e a Crucificação de Giovanni Donato Montorfano, afresco que fica na parede oposta à da obra de Leonardo, temos 15 minutos de tempo. Cada grupo é formado por até 30 visitantes.
Para ser sincera, o afresco de Montorfano (imagem acima) cativou-me pela sua enorme beleza e simbologia.
Muitos turistas, infelizmente, só dão atenção à obra de Leonardo, porém este afresco merece toda a nossa contemplação.
Como visitar a Última Ceia (Cenáculo), de Leonardo da Vinci + Igreja de Santa Maria delle Grazie
- para informações atualizadas sobre os horários da igreja, consulte diretamente o site da chiesa di santa maria delle grazie.
- site oficial de vendas dos ingressos para ver a Última ceia, de leonardo da vinci.
A Última Ceia, de Leonardo da Vinci: tour com guia brasileira
*Esta postagem contém links de parceiros afiliados. Saiba mais sobre a Política de Monetização do blogue.
7 comments