Este post, da série A Divina Beleza do Antigo Testamento na arte italiana, é dedicado aos dois Livros de Samuel.
Selecionei doze obras que retratam episódios desses dois livros veterotestamentários.
As obras estão nas seguintes cidades italianas: Pádua, Roma, Bolonha, Fano, Veneza, Nápoles, Senigallia, Milão, Verona e Parma, além do Estado da Cidade do Vaticano.
ÍNDICE
Davi e Golias, Bruxa de Endor, Banquete na Casa de Absalão: Livros de Samuel na arte italiana
Samuel
Profeta Samuel é um afresco de Girolamo Tessari, dito Girolamo del Santo, de cerca de 1523-1526, e faz parte da Diocese de Pádua, região Vêneto.
O Senhor estava com Samuel enquanto este crescia, e fazia com que todas as suas palavras se cumprissem.
Todo o Israel, de Dã até Berseba, reconhecia que Samuel estava confirmado como profeta do Senhor.
O Senhor continuou aparecendo em Siló, onde havia se revelado a Samuel por meio de sua palavra.
1 Samuel 3:19-21
Saul e a bruxa de Endor invocam o espírito de Samuel
Saul e a bruxa de Endor que invocam o espírito de Samuel é uma pintura de Nicola Bertuzzi, dito Anconitano, de 1740, conservada na Pinacoteca de Fano, região Marche.
Então Saul disse aos seus auxiliares: “Procurem uma mulher que invoca espíritos, para que eu a consulte”. Eles disseram: “Existe uma em En-Dor”.
Saul então se disfarçou, vestindo outras roupas, e foi à noite, com dois homens, até a casa da mulher. Ele disse a ela: “Invoque um espírito para mim, fazendo subir aquele cujo nome eu disser”.
1 Samuel 28:7,8
Davi e Golias
Davi e Golias é uma pintura de Tiziano Vecellio, de cerca de 1545-1546, conservada na Basílica de Santa Maria da Saúde, em Veneza.
Retirando uma pedra de seu alforje ele a arremessou com a atiradeira e atingiu o filisteu na testa, de tal modo que ela ficou encravada, e ele caiu com o rosto no chão.
Assim Davi venceu o filisteu com uma atiradeira e uma pedra; sem espada na mão ele derrubou o filisteu e o matou.
Davi correu e se pôs de pé sobre ele; e desembainhando a espada do filisteu acabou de matá-lo, cortando-lhe a cabeça com ela. Quando os filisteus viram que seu guerreiro estava morto, recuaram e fugiram.
1 Samuel 17:49-51
Saul tenta matar Davi com a lança
Saul tenta matar Davi com a lança é uma pintura de Guercino, de 1646, conservada na Galeria Nacional de Arte Antiga, Palácio Barberini, em Roma.
Mas um espírito maligno mandado pelo Senhor apoderou-se de Saul quando ele estava sentado em sua casa, com sua lança na mão. Enquanto Davi estava tocando harpa,
Saul tentou encravá-lo na parede com sua lança, mas Davi desviou-se e a lança encravou na parede. E Davi conseguiu escapar. Naquela mesma noite,
Saul enviou alguns homens à casa de Davi para vigiá-lo e matá-lo de manhã; mas Mical, a mulher de Davi, o alertou: “Se você não fugir esta noite para salvar sua vida, amanhã estará morto”.
1 Samuel 19:9-11
Jessé, Davi e Salomão
Jessé, Davi e Salomão é um dos afrescos de Michelangelo Buonarroti, de 1511-1512, na Capela Sistina, Vaticano.

Davi, Bate-Seba e Salomão
Davi, Bate-Seba e Salomão é uma pintura de Giovanni Anastasi, do último quarto do séx. XVII, e pertence à Diocese de Senigallia, região Marche.
Depois Davi consolou sua mulher Bate-Seba e deitou-se com ela, e ela teve um menino, a quem Davi deu o nome de Salomão. E o Senhor o amou
e, por isso, enviou o profeta Natã para dizer a Davi que, o menino deveria chamar-se Jedidias.
2 Samuel 12:24,25
Davi e Abigail
Davi e Abigail é uma pintura do século XVIII, de âmbito vêneto, e pertence à Diocese de Verona.
Ela se levantou, depois inclinou-se rosto em terra e disse: “Aqui está a sua serva, pronta para servi-los e lavar os pés dos servos de meu senhor”.
Abigail logo montou num jumento e, acompanhada por suas cinco servas, foi com os mensageiros de Davi e tornou-se sua mulher.
1 Samuel 25:41,42
Davi e a esposa Mical
Davi e a esposa Mical é um afresco destacado sobre suporte, de Giambattista Tiepolo e Girolamo Mangozzi, dito o Colonna, conservado na Galeria da Academia de Veneza (data da obra não informada no site do museu).
Davi e seus soldados saíram e mataram duzentos filisteus. Ele trouxe os prepúcios e apresentou-os ao rei para que se tornasse seu genro. Então Saul lhe deu em casamento sua filha Mical.
Quando Saul viu claramente que o Senhor estava com Davi e que sua filha Mical o amava,
temeu-o ainda mais e continuou seu inimigo pelo resto de sua vida.
1 Samuel 18:27-29
A oferta de Abigail a Davi
A oferta de Abigail a Davi é uma pintura de Giovanni Andrea Donducci, dito o Mastelletta, de 1612-1613, conservada na Pinacoteca Nacional de Bolonha.
“Agora, meu senhor, juro pelo nome do Senhor e por tua vida que foi o Senhor que o impediu de derramar sangue e de vingar-se com tuas próprias mãos. Que teus inimigos e todos os que pretendem fazer-te mal sejam castigados como Nabal.
E que este presente que esta tua serva trouxe ao meu senhor seja dado aos homens que o seguem.
1 Samuel 25:26,27
Banquete na casa de Absalão
Banquete na casa de Absalão é uma pintura de Mattia Preti, dito Cavalier Calabrese, do séc. XVII, conservada no Museu de Capodimonte, em Nápoles.
Mas Absalão insistiu tanto que o rei acabou deixando que Amnom e os seus outros filhos fossem com ele.
Absalão ordenou aos seus homens: “Ouçam! Quando Amnom estiver embriagado de vinho e eu disser: ‘Matem Amnom! ’, vocês o matarão. Não tenham medo; eu assumo a responsabilidade. Sejam fortes e corajosos! “
Assim os homens de Absalão mataram Amnom, obedecendo às suas ordens. Então todos os filhos do rei montaram em suas mulas e fugiram.
2 Samuel 13:27-29
Santa Cecília e Davi
Santa Cecília e Davi é uma pintura de Francesco Mazzolla, dito Parmigianino, do séc. XVI, conservada na Igreja de Santa Maria della Steccata, em Parma, Emília-Romanha.
Davi escreve a carta que condena Urias à morte
Davi escreve a carta que condena Urias à morte é um dos vitrais que decora a Catedral de Milão. O desenho é atribuído a Giuseppe Arcimboldi e a realização do vitral a Corrado Mochis da Colonia (metade do séc. XVI).
De manhã, Davi enviou uma carta a Joabe por meio de Urias.
Nela escreveu: “Ponha Urias na linha de frente e deixe-o onde o combate estiver mais violento, para que seja ferido e morra”.
2 Samuel 11:14,15
Tamar é expulsa pelo irmão Amnom
Tamar é expulsa pelo irmão Amnom é uma pintura de Giovanni Anastasi, do último quarto do séc. XVII, e pertence à Diocese de Senigallia, região Marche.
Mas Amnom não quis ouvir e, sendo mais forte que ela, violentou-a.
Logo depois Amnom sentiu uma forte aversão por ela, mais forte que a paixão que sentira. E disse a ela: “Levante-se e saia! “
Mas ela lhe disse: “Não, meu irmão, mandar-me embora seria pior do que o mal que você já me fez”. Ele, porém, não quis ouvi-la,
e chamando seu servo, disse-lhe: “Ponha esta mulher para fora daqui e tranque a porta”.
2 Samuel 13:14-17