Visitar Nápoles e não conhecer a Catedral e o Museu Arqueológico de Nápoles é a mesma coisa que vir à Itália e não tomar sorvete artesanal italiano.
E para os interessados em uma atração insólita, Nápoles Subterrânea é um passeio no qual você pode ver diferentes ambientes com vários elementos arquitetônicos clássicos, gregos e romanos debaixo das ruas napolitanas cheias de barulho e movimento.
Dicas do que ver em Nápoles: Museu Arqueológico de Nápoles – MANN
Por dentro do MANN
O Museu Arqueológico Nacional de Nápoles é um dos primeiros museus europeus e foi construído entre o final do século XVIII e o início do século XIX. Possui o maior e o mais rico acervo arqueológico da Itália, com obras de arte e objetos manufaturados que datam desde a pré-história.
Segundo alguns especialistas da área, o MANN pode ser considerado o mais importante museu do mundo no quesito história do Império Romano.
O cotidiano dos pompeianos no museu
Muitos objetos da Antiga Cidade de Pompeia estão expostos no museu, sendo provenientes da coleção da família Bourbon.
Você vai ver manuscritos, afrescos, esculturas, mosaicos etc. que retratam o dia a dia dos pompeianos antes de a cidade ter desaparecido sob as cinzas do Vesúvio em 79 d. C.
O MANN é dividido em três seções: Coleção Farnese, Coleção Pompeiana e Coleção Egípcia.
Não entre no MANN se tiver pouco tempo!
Um mínimo, mas mínimo, de duas horas e meia são necessárias para poder apreciar decentemente as obras. Se não tiver esse tempo disponível, então é melhor nem gastar seu dinheiro para entrar no museu.
Como visitar o Museu Arqueológico Nacional de Nápoles
Para todas as informações atualizadas sobre horários e ingressos, acesse o site oficial do MANN.
Como visitar Nápoles Subterrânea
Para quem quiser conhecer Nápoles sob um ângulo bem diferente, aconselho o passeio Nápoles Subterrânea, o qual tem este nome por causa da associação fundada pelo espeleólogo Enzo Albertini, cientista que, a partir da metade dos anos 80, começou a fazer “passeios” no subsolo da cidade para conhecer pontos de interesse histórico, antropológico e arqueológico escondidos debaixo de Nápoles.
Conheça Nápoles pelos seus subterrâneos
O passeio de Nápoles Subterrânea dura cerca de duas horas. Nas redondeza, não deixe de visitar também a Catedral de Nápoles, sobre a qual escrevi abaixo.
Descoberto recentemente, a visita ao teatro greco-romano é a segunda parte do passeio. Situado também no subsolo, entra-se no teatro através de uma pequena escada situada no interior de um edifício em Vico Cinquesanti.
O ponto de encontro para o passeio de Nápoles Subterrânea é na Piazza San Gaetano, 68, situada na Via dei Tribunali, ao lado da Basílica de San Paolo Maggiore.
Os passeios são feitos com guias especializados em italiano e inglês (eu fiz o passeio em italiano).
Catedral de Nápoles
No fim do século XIII, a Catedral de Nápoles começou a ser construída sobre as ruínas de uma antiga basílica paleocristã e seu término se deu no século XIV.
Devido a muitos tremores de terra, e também por vontade dos vários cardeais que comandaram a igreja partenopeia durante várias décadas, essa catedral teve que ser reconstruída algumas vezes, sendo o pseudogótico o estilo da sua decoração que vemos hoje.
Todo turista que visita o centro histórico de Nápoles não pode, sagradamente, deixar de visitar a Catedral da Assunção, ou Catedral de São Genaro, para os napolitanos, ou melhor: a Catedral de Nápoles.
É verdade que Nossa Senhora da Assunção é a santa padroeira da cidade partenopeia, mas São Genaro, ou Januário (San Gennaro, em italiano), seu copadroeiro, é o santo mais popular dos napolitanos, cuja festa é celebrada em 19 de setembro.
Depois da minha visita ao Museu Arqueológico e Nápoles Subterrânea, dei um pulo nessa catedral para conhecer o lugar de culto do santo mais amado da cidade.
Segundo uma tradição religiosa, existe o milagre do sangue de São Genaro: a liquefação do sangue desse santo. No ano de 305, São Genaro foi decapitado e, após o martírio, o seu sangue foi recolhido em duas ampolas, as quais foram guardadas em uma caixa.
Dizem que o milagre acontece três vezes por ano: no primeiro sábado de maio, em 19 de setembro e 16 de dezembro. Fé e crenças à parte, esse acontecimento religioso atrai milhares de fiéis à catedral.
Capela com várias relíquias religiosas. No exterior da catedral, está situado o Museu do Tesouro de São Genaro, onde estão guardadas todas as obras de arte, joias e pratarias doadas pelos fiéis durante o passar dos séculos.
Alguns estudiosos afirmam que o tesouro de São Genaro seja mais valioso do que o da Coroa da Inglaterra.
Como chegar à Catedral de Nápoles
para todas as informações atualizadas sobre os horários da catedral, acesse diretamente o site da cattedrale di san gennaro.
* Esta postagem contém links de parceiros afiliados. Saiba mais sobre a Política de Monetização do blogue.
10 comments
Muito obrigada pela atenção.
Boa noite. Vale a pena alugar um carro em Napoles e ir à Pompeia, Sorrento e Positano por conta própria?
Bom dia, Selma,
Vale a pena alugar carro, sim, principalmente para ir até a Costa Amalfitana.
Se quiser, pode conferir os preços de aluguéis de carros com RentalCars: https://www.rentalcars.com/Home.do?affiliateCode=viagemitalia
Boa terça-feira.
Maria
Boa tarde!
Para todas essas atrações você nos recomenda comprar ingresso antecipado? É normal ter filas enormes? Ou posso chegar e comprar na hora?
Muito obrigado!
Bom dia, Guilherme,
Para essas atrações em Nápoles citadas no post, pode comprar os ingressos na hora.
Já se for a Pompeia, dependendo do mês, aconselho a comprar com antecedência: https://www.tiqets.com/pt/npoles-c71720/pompeia-sem-filas-p974390?partner=viagemitalia
Saudações,
Maria