Algazarra na Toscana é o título em português de um dos episódios da série televisiva francesa Palletes.
Produzida entre 1988 e 2003, Paletas (em português) concentra-se em obras de arte, com informações sobre a biografia dos artistas, panorama político, religioso e cultural dos acontecimentos, etc.
Palletes (Paletas) foi desenvolvida pelo canal francês La Sept, hoje Arte.
🖼️ Algazarra na Toscana: Batalha de São Romão, obra de Paolo Uccello
Paolo di Dono, dito Paolo Uccello, nasceu em Florença, em 1397. Após um aprendizado com Lorenzo Ghiberti, foi a Veneza (1425-1430). Depois trabalhou em Florença, com períodos em Pádua (1443) e Urbino (1467-1469).
Paolo Uccello morreu em Florença, em 1475.
Retrato de Paolo Uccello
Batalha de San Romano, Galleria degli Uffizi
Batalha de São Romão (cerca de 1456-1460) – Battaglia di San Romano (italiano) – é uma pintura feita com a técnica de têmpera sobre madeira.
O quadro tem a assinatura de Paolo em latim, à esquerda inferior: PAULI UCCELLE OPUS (O trabalho de Paolo Uccello).
Estava no “quarto de Piero”, no Palácio Médici (mais tarde Riccardi), depois no patrimônio do grão-duque até 1784, quando, então, foi para a Galeria dos Ofícios.
Os painéis acompanhantes com temas similares estão no Museu do Louvre, em Paris, e na Galeria Nacional, em Londres.
Em 1º de junho de 1432, florentinos liderados por Niccolò Maurucci da Tolentino e sienenses liderados por Bernardino dela Ciarda, enfrentaram-se perto de São Romão, distrito na província de Pisa, Toscana.
O conflito foi resolvido pelo famoso capitão Micheletto Attendolo da Cotignola, que interveio em favor dos florentinos e assim decidiu a vitória deles.
Em três painéis, encomendados por Lionardo Bartolini Salimbeni, e posteriormente comprados pelos Médici e transferidos ao palácio familiar, em Via Larga, Paolo Uccello comemorou a Batalha de São Romão ao colocar um capitão no centro de cada cena.
O painel da Galeria National, em Londres, retrata o início da batalha, com os florentinos dispostos em volta de Niccolò da Tolentino. O painel do Louvre mostra a chegada inesperada de Micheletto.
Mais centrado no próprio combate, o painel da Galeria dos Ofícios apreende o momento decisivo, quando Bernardino é golpeado e arremessado do cavalo.
No fundo, pequenos grupos sienenses fogem em direção às colinas, perseguidos pelos arqueiros florentinos, e, num paralelo óbvio, as lebres são afugentadas por galgos.
Sem demorar-se nos aspectos comemorativos do tema, o artista elaborou cada forma: guerreiros com armaduras, cavalos, escudos, lanças, trombetas, bestas, cabeças de arreio facetadas, elmos emplumados.
O grau de redução das dimensões é criado em termos da graduação perspectiva das figuras ainda envolvidas no conflito e nos objetos e figuras ao chão.
Selecionando planos côncavos ou convexos e perfis, despojou cada estrutura dos aspectos acidentais para transformá-la no componente de um tumulto sem significância histórica, assimilado a uma realidade apenas matemática e figurativa.
📽️ Vídeo Algazarra na Toscana: Batalha de San Romano, de Paolo Uccello
*Fonte: Enciclopédia dos Museus: Uffizi, Florença (1968)