Sim, é sabido que a Galleria degli Uffizi, Florença (Galeria dos Ofícios, em português), é uma das atrações pra lá de obrigatórias para quem visita a capital do Renascimento italiano pela primeira vez.
Mas também há aqueles que, conscientes de que é impossível ver todas as obras desse museu em um dia, decidem visitá-lo também pela segunda, terceira, quarta vez.
Mesmo porque, à parte a coleção permanente, sempre são realizadas mostras temporárias nos Uffizi, o que enriquece ainda mais a experiência cultural dos visitantes.
Assim, para que você possa organizar melhor a sua visita à Galleria degli Uffizi, reuni neste post algumas dicas essenciais: ingressos, horários, tours privados em português e algumas obras que você não pode deixar de ver.
Dicas da Galleria degli Uffizi, Florença: ingressos, horários, tours em português
A Galeria degli Uffizi ocupa inteiramente o primeiro e o segundo andar do grande edificio, construído entre 1560 e 1580, sob o projeto de Giorgio Vasari: é um dos museus mais famosos do mundo pela sua extraordinária coleção de esculturas antigas e pinturas (desde a Idade Média até à Idade Moderna).
As coleções de pinturas do século XIV e do Renascimento contêm algumas obras-primas de absoluta importância na arte de todos os tempos: Giotto, Simone Martini, Piero della Francesca, Beato Angélico, Filippo Lippi, Sandro Botticelli, Mantegna, Rafael Sanzio, Correggio, Leonardo da Vinci, Caravaggio, Michelangelo Buonarroti, etc., além de obras-primas da pintura europeia, sobretudo alemã, holandesa e flamenga.
Também é de se ressaltar a coleção de estátuas e bustos da Antiguidade que pertencia à família Médici.
Essa coleção decora os corredores da Galeria e compreende esculturas romanas antigas, cópias de originais gregos que foram perdidos.
Quanto tempo é necessário para ver a Galleria degli Uffizi?
Segundo a minha experiência pessoal, que já visitei este museu algumas vezes, diria que 2h30/ 3 horas é o tempo mínimo necessário para tentar apreciar e “entender” alguma coisa.
Algumas das obras mais célebres do museu
É dificil fazer uma lista das obras mais importantes do museu, pois creio que cada uma delas, mesmo as menos conhecidas, tenha o seu grande valor artístico e também dependa do gosto pessoal de cada um.
Eu, por exemplo, fiquei encantada com este pequeno quadro de Giorgio Vasari, escondido no ângulo de uma sala e esnobado pela massa de visitantes que prefere parar em frente às obras mais badaladas do Uffizi:
Porém, para evitar que o post fique demasiado longo, indico-lhe, com o coração apertado, somente 9 obras-primas que você não pode deixar de apreciar nos Uffizi:
Judite decapita Holofernes, de Artemisia Gentileschi

Sagrada Família, de Michelangelo
Anunciação, de Leonardo da Vinci

Alegoria da Primavera, de Botticelli

Retratos de Battista Sforza e de Federico da Montefeltro, de Piero della Francesca
Madonna del Cardellino, de Rafael Sanzio
Nossa Senhora de Todos os Santos, de Giotto
Cabeça de Medusa, de Caravaggio
Batalha de São Romão, de Paolo Uccello
Horário de abertura e ingressos da Galleria degli Uffizi
para todas as informações atualizadas sobre horários e ingressos, consulte diretamente o site oficial da galleria degli uffizi.
Tours em português na Galeria degli Uffizi, Florença
*Esta postagem contém links de parceiros afiliados. Leia mais no F.A.Q do blogue.