Já conhecia Modena (Módena, em português), região Emília-Romanha, desde 2012, ano em que fiz um trabalho na cidade, e também quando fui ao show de um dos meus grupos de rock preferidos, Simple Minds, próprio no meio da sua famosíssima Praça Grande.
Em outubro de 2015*, voltei ao centro histórico modenese para visitar com um audioguia os seus três monumentos mais famosos: Catedral, Piazza e Torre Ghirlandina.
Certo é que essas três atrações são apenas uma pequena parte de todo o patrimônio artístico e cultural da cidade, as quais devem, sem sombras de dúvidas, ser visitadas por todos aqueles que vão a Modena.
Dicas de Modena: catedral, Piazza Grande e Torre Ghirlandina, Patrimônios Unesco

Capital da arte românica, o conjunto monumental de Modena – Piazza Grande, Torre Ghirlandina e Catedral – foi inserido no Patrimônio da Humanidade pela Unesco por serem obras-primas do cristianismo medieval que representam um testemunho único da tradição artístico-cultural do século XII.
História
Modena viveu a sua fase de maior importância durante a dominação da célebre família Estense, que a governou de 1288 a 1796.
A partir de 1598, quando o Duque Cesare d’Este transferiu de Ferrara para Modena a capital do seu ducado, esta última se transformou na “cidade estense” por antonomásia.
Foi, portanto, um ponto de referência do Ducado d’Este no centro dos acontecimentos políticos nacionais e os seus monumentos refletem a peculiaridade da tradição cultural italiana.
Arquitetura
Sede de muitos tesouros e núcleo central do tecido urbano é a quadrangular Piazza Grande, a qual chegou até os dias atuais em perfeito estado de conservação.
Aqui estão todos os edifícios do poder cívico e religioso.
Sempre na Praça Grande, em 1099, foi fundado o famoso Duomo (a catedral metropolitana de Santa Maria Assunta e San Geminiano), um dos maiores exemplos de arte românica italiana.
Obras-primas esculpidas na Catedral de Modena
As obras de construção foram muito elaboradas e somente no início do século XIII foi alargada a cripta, elevado o coro e o teto foi ampliado.
São várias as alegorias que representam cenas da Bíblia, presentes nas obras esculturais da fachada e no interior da catedral.
No início do século XII, o Duomo de Modena foi, na verdade, um dos principais lugares de formação de uma nova linguagem figurativa, destinado a influenciar o desenvolvimento do Românico na Pianura Padana, enquanto o seu conjunto escultural representa um observatório privilegiado para entender o contexto cultural que acompanhou o renascimento da cultura monumental em âmbito europeu.
O reconhecimento da Unesco é um elogio à atividade conjunta do arquiteto Lanfranco e do escultor Wiligelmo, artífices do Duomo. Essas duas personalidades da época adotaram soluções estilísticas que influenciaram por um grande período o românico padano.
A Torre Cívica (ou Ghirlandina)
O perfil da cidade é também caracterizado pela Torre Cívica (conhecida como Ghirlandina), que teve a dupla função de torre religiosa e de torre de defesa e avistamento.
É alta 88 metros e é ligada ao duomo por dois arcos. Foi elevada em dois períodos diferentes e realizada definitivamente no início do século XIV: primeiro, as 6 ordens inferiores, depois o tambor octogonal e a cúspide.
Quem realizou essa extraordinária obra foi Arrigo da Campione, que ali trabalhou a partir de 1261.
Horários do Duomo de Modena
para todas as informações sobre os horários, consulte diretamente o site da catedral de modena.
Museus do Duomo
para horários e ingressos dos museus, consulte diretamente o site dos museus do duomo.
Horários da Torre Ghirlandina, Modena
para todas as informações sobre horários e ingressos da torre ghirlandina, consulte o site oficial de turismo de modena.
Tours com guia brasileira em Modena
*Visitei a Catedral, Piazza Grande e vi externamente a Torre Ghirlandina com um audioguia em italiano como cortesia do Discover Ferrari & Pavarotti Land, em outubro de 2015.
**Referências bibliográficas
*** Esta postagem contém links de parceiros afiliados. Saiba mais sobre a Política de Monetização do blogue.
3 comments