Villa Adriana e Villa d’Este, em Tivoli, arredores de Roma, são Patrimônios da Humanidade pela Unesco: a primeira, desde 1999, e a segunda, desde 2001.
Esses dois monumentos podem ser visitados em um bate-volta de Roma, já que são um passeio pra lá de interessante para quem se interessa por sítios arqueológicos de Idade Romana e pelo Renascimento italiano.
Bate-volta de Roma: Villa Adriana e Villa d’Este, em Tivoli, Patrimônios Unesco

Tivoli fica a uns 40 km de Roma e é muito famosa por dois monumentos de grande valor histórico e beleza: Villa Adriana e Villa d’Este.
A opulência de Villa Adriana
Villa Adriana foi construída no século II sob encomenda do Imperador Adriano e é um dos maiores complexos monumentais da Antiguidade.
É repleta de jardins e de espaços verdes decorados com água, os quais servem de moldura aos seus conjuntos termais, edifícios administrativos e de lazer.
O Canopo
Uma das áreas mais famosas da Villa Adriana é o Canopo: uma grande piscina que o Imperador Adriano mandou construir em homenagem ao seu love affair, Antínoo, o qual morreu afogado no Rio Nilo.
Canopo é o nome de uma cidade egípcia conhecida pelos seus cultos aos deuses Ísis e Serapis.
Villa Adriana, Tivoli, vista de um drone
Villa Adriana, Tivoli: endereço, horários de abertura e ingressos
Para todas as informações atualizadas sobre horários e ingressos, consulte o diretamente o site oficial de Villa Adriana.
Os lindos jardins de Villa d’Este
Villa d’Este é muito famosa pela sua arquitetura, em especial pelos seus jardins em estilo Renascentista tardio Maneirista.
Ela foi construída sob encomenda do Cardeal Ippolito II d’Este, filho de Afonso I d’Este e de Lucrécia Borgia.

O passeio inicia dentro da Grande Galeria de Pirro Ligorio, onde você pode apreciar obras do maneirismo romano de artistas como Livio Agresti, Durante Alberti, Cesare Nebbia etc.
A partir da Grande Galeria, há escadas externas que dão para o imenso jardim de Villa d’Este, o qual é repleto de fontes, jatos de água e grutas para deixar qualquer um de queixo caído.

Curiosidade sobre Villa d’Este
A cena do banquete do filme Ben-Hur (1959), de William Wyler, foi rodada na Via delle Cento Fontane (As Cem Fontes).
Não deixe de escutar a Fonte do Órgão
A partir das 10h30min, a cada duas horas, essa fonte emite um som de órgão com jatos de água, um pequeno espetáculo para os turistas.


Villa d’Este, Tivoli: endereço, horários de abertura e ingressos
Para todas as informações atualizadas sobre horários e ingressos, consulte o site oficial de Villa d’Este.
Como chegar a Villa d’Este e Villa Adriana, Tivoli: carro, trem ou ônibus
Metrô
Pegar o metrô da linha B, descer em Ponte Mammolo e pegar o ônibus da viação Cotral, direção Via Prenestina. O ponto fica a cerca de 300 m da Villa Adriana.
Trem
Pegar o trem em direção a Tivoli, descer na estação de Tivoli e pegar o ônibus da viação CAT, número 4. O ponto fica a cerca de 300 m da Villa Adriana.
Carro
De Roma para Tivoli são cerca de 31 km de carro. Aproveite e ALUGUE SEU CARRO NA ITÁLIA PELOS MELHORES PREÇOS AQUI.
Tours em grupo na Villa d’Este e Villa Adriana, Tivoli
Tours privados com guia brasileira na Villa d’Este e Villa Adriana, Tivoli
*Esta postagem contém links de parceiros afiliados. Saiba mais sobre a Política de Monetização do blogue.
8 comments
Olá! Gostaria de saber se é viável pegar um trem de 13h para ir conhecer as duas villas (em maio) rsrsrs. Quwria juntar com o Angelus no domingo.
Bom dia, Fernanda,
Se desejar visitar Villa Adriana e Villa d’Este, aconselho a reservar um dia inteiro para esses dois monumentos, ainda mais indo de trem…
Saudações,
Maria
Ótimas dicas!!!! Gostei de conhecer seu Blog!!! Um abrqço! Voltarei sempre!
Muito obrigada e continue acompanhando as novidades por aqui 🙂
Saudações,
Maria