O primado de longevidade como Imperator é do fundador do Império Romano, Caio Otávio Turino (Gaius Octavius Thurinus), conhecido simplesmente como Otaviano ou Augusto, o qual reinou de 27 a.C. a 14 d.C.
Qual foi o imperador romano que reinou por mais tempo?
Foram bem 41 anos de reinado, se considerarmos oficialmente a sua nomeação, junto ao Senado, como Imperator Caesar Divi filius Augustus, em janeiro de 27 a.C., com a fórmula Augustus “digno de veneração e de honra” que, a partir daquele momento, tornou-se investidura de poder imperial.
Otaviano ou Augusto
No mesmo ano, em 27 a.C., Otaviano obteve o poder pró-consular por dez anos, o qual, em 23 a.C. passou a ser vitalício, assim como o cargo de tribuno da plebe.
Ele também obteve o título de Princeps (“primeiro cidadão”) e o direito de fazer acordos com quem ele quisesse, assim como declarar guerra ou estipular tratados de paz com qualquer povo estrangeiro.
Batalha de Ácio
Mas o poder absoluto de Augusto começou, de fato, a partir de 31 a.C., depois da Batalha de Ácio, na qual derrotou Marco Antônio e, sozinho, passou a ter em mãos as rédeas da vida política de Roma, um período de 45 anos ininterruptos de comando.

O segundo triunvirato
Se considerarmos também os anos do II triunvirato (a partir de 27 novembre de 43 a.C.), no qual governou em corregência com Marco Antônio e Lépido, os anos do governo de Otaviano chegam a 56.
Contato de guia brasileira na Itália
*Fonte: Site de National Geographic (tradução livre minha para este post).
**Esta postagem contém links de parceiros afiliados. Saiba mais no F.A.Q do blogue.