Durante o período de festas de fim de ano, na cidade costeira de Cesenatico, região Emília-Romanha (Emilia-Romagna), é montado um presépio que é o único no mundo: não há grutas, sinos, montanhas com neve ou ovelhas que servem como cenário para a Natividade, mas, sim, Bragozzi, Battane, Lance, Trabaccoli Paranze e Barchét, nomes das antigas e coloridas embarcações do Mar Adriático.
Visitei esse presépio há alguns anos e posso confirmar que o seu estilo é totalmente diferente dos presépios tradicionais.
🎄 Presépio flutuante de Cesenatico: o maior do mundo
No Porto Canal Leonardesco – o porto de Cesenatico foi projetado por Leonardo da Vinci – as antigas embarcações do Museu da Marinha (Museo della Marineria) recebem, de 5 de dezembro de 2021 a 9 de janeiro de 2022, a Sagrada Família, os Reis Magos e todos os outros personagens do presépio em companhia de golfinhos esculpidos que anunciam o nascimento do Menino Jesus.
O canal de Cesenatico é circundado por casas coloridas que se refletem na água do porto. Muitas dessas construções hoje são restaurantes, lojas e residências.
Patrimônio da Itália pela tradição
O Presépio Flutuante de Cesenatico recebeu o prestigioso reconhecimento de “Patrimônio da Itália pela tradição”, o qual lhe foi conferido diretamente pelo Ministério do Turismo por
“sua capacidade de manter vivo o folclore e a tradição do território, mesmo renovando-os e adaptando-os à mudança dos tempos e transformando-os em atrações turísticas em grau de registrar cada vez mais uma ampla e crescente participação”.
Além disso, o presépio flutuante entra no projeto “Seguindo a estrela cometa – Presépios no Litoral”, itinerário entre os presépios do litoral romanholo.
1986, seu ano de criação
O presépio de Cesenatico foi criado em 1986 e é fruto criativo dos artistas Tinin Mantegazza, Maurizio Bertoni e Mino Savadori, a partir de uma ideia original de Guerrino Gardini.
A primeira estátua esculpida foi a de São Tiago, padroeiro de Cesenatico, e sucessivamente foram acrescidas muitas outras.
Não se trata somente de estátuas tradicionais que vemos nos presépios, mas de escorços inspirados na vida das pessoas comuns de um vilarejo de pescadores que contam, através dessas estátuas, a vida de uma cidade: pescadores, carpinteiros, crianças, músicos, feirantes.
Junto com a Sagrada Família e aos pastores tradicionais, podemos ver quem zarpa com as embarcações, conserta as redes, vende o peixe, etc.
Golfinhos esculpidos que saem da água
Isso tudo sem deixar passar despercebida a presença de um grupo de golfinhos que saem da água com curiosidade.
📍 Como chegar ao Presépio Flutuante de Cesenatico
De trem
Na linha Rimini-Ravenna ou vice-versa, desça na estação de Cesenatico. O Porto Canal Leonardesco fica a pouquíssimos passos da estação.
De carro
Insira no GPS o endereço do mapa acima. Aproveite e alugue seu carro sem acréscimo e pelos melhores preços com RentalCars.
* Fontes: Site da Cidade de Cesenatico e de Presepe Marineria.
**Esta postagem contém links de parceiros afiliados. Saiba mais sobre a Política de Monetização do blogue.