Há anos que contemplava a magnífica Cappella degli Scrovegni, em Pádua (Padova), pelos programas de televisão, mas, finalmente, em junho de 2016, a minha contemplação saiu do mundo televisivo para virar realidade: pude ver, cara a cara, um dos mais importantes ciclos pictóricos do Ocidente, uma obra de arte realizada por um dos pais do Renascimento italiano: Giotto.
Visitei a Capela em horário noturno – Giotto sotto le Stelle – e tive 20 minutos para poder apreciar com calma os seus lindíssimos afrescos. Há também a possibilidade de ficar dentro da Capela por 40 minutos à noite (leia nas informações abaixo).
Se você for a Pádua, não deixe de visitar a Capela degli Scrovegni, uma das atrações principais não somente da cidade, mas de toda a região Vêneto.
Capela degli Scrovegni, Pádua: obra-prima de Giotto
A Capela homenageia Nossa Senhora da Caridade
A Capela, em homenagem a Nossa Senhora da Caridade, foi afrescada entre 1303 e 1305 por Giotto, sob encomenda de Enrico degli Scrovegni, e é uma das principais obras-primas da arte ocidental.
A narração recobre inteiramente as paredes com as histórias da Virgem e de Cristo, enquanto na parede que corresponde à fachada da Capela foi pintado o Juízo Universal, com o qual se conclui a o percurso da salvação humana.
O edifício era originariamente ligado ao palácio da família Scrovegni, construído depois de 1300, seguindo a linha elíptica dos restos da arena romana.
Giovanni Pisano e Giotto: artistas de grande fama
Para decorar o edifício, destinado a acolher depois da morte Enrico Scrovegni, banqueiro e homem de negócios padovano, e os seus descendentes, o próprio Enrico chamou dois dos mais importantes artistas daquela época: Giovanni Pisano, a quem encomendou 3 estátuas de altar em mármore, representando Nossa Senhora com o Menino Jesus entre dois diáconos, e a Giotto, a decoração pictórica da superfície das paredes.
Giotto era já um artista famoso: tinha trabalhado para o papa na Basílica de São Francisco de Assis e em São João de Latrão (San Giovanni in Laterano), em Roma, e em Pádua, na Basílica de Santo Antônio e no Palácio Municipal (conhecido como “della Ragione”).
O Velho e o Novo Testamento representados nos afrescos
A ele foi entregue o trabalho de representar uma sequência de histórias do Velho e do Novo Testamento que culminavam na morte e ressurreição do Filho de Deus e no Juízo Universal, com o objetivo de chamar a atenção de quem entrasse na Capela para refletir sobre o sacrifício de Jesus para a salvação da humanidade.
Ele imaginou uma estrutura arquitetônica de falsos mármores pintados que sustentam a abóbada com aspecto de céu estrelado e os quadradros com as histórias da Virgem e de Cristo.
A obra foi terminada em tempo rápido, tanto que em 1305, depois de somente 2 anos de trabalho, a Capela estava toda decorada e foi consagrada pela segunda vez.
Como visitar a Cappella degli Scrovegni, Pádua
- Só é possível visitar a Cappella degli Scrovegni comprando o ingresso antecipado. Leia com atenção as informações abaixo para você programar a sua visita.
- Antes de entrar na Capela, assistimos a um vídeo de 15 minutos na antessala para a estabilização do microclima interno. A temperatura dentro da Capela é de cerca de 18 graus.
- Não é possível entrar com bolsa. Tive que deixar a minha, mesmo pequena, no guarda-roupa da bilheteria.
Ingressos para visitar a Cappella degli Scrovegni
Para todas as informações sobre horários e ingressos, acesse diretamente o site oficial da Cappella degli Scrovegni.
Serviços turísticos em Pádua
- Durma no Hotel Belludi 37, um 4 estrelas no centro de Pádua.
- Aluguel de carros na Itália e em qualquer lugar do mundo com Rentalcars.
Contato de guia brasileira na Itália
*Esta postagem contém links de parceiros afiliados. Saiba mais sobre a Política de Monetização do blogue.