Há alguns anos, assistindo a um dos meus programas italianos preferidos, Ulisse, o apresentador mostrou o Museu dos Navios de Nemi (Museu Nazionale delle Navi Romane): uma estrutura que abriga o que restou dos antigos e luxuosos navios do Imperador Calígula, no Lago de Nemi, perto de Roma.
Fiquei fascinada com a história dessas antigas embarcações, e mais intrigada ainda porque pertenceram a um dos imperados romanos mais discutidos da história, e, assim, em agosto de 2016, matei a minha curiosidade e fui ver de perto os navios de Calígula.
⚓ Museu dos Navios de Calígula, no Lago de Nemi, área dos Castelos Romanos

Estava em Roma com meu marido e saímos de manhã do hotel rumo ao Lago de Nemi, um dos municípios que compõem a área conhecida como Castelos Romanos.
É uma região muito bonita, como já tive a oportunidade de conhecer há alguns anos quando estive no Castel Gandolfo, um pequeno burgo que sedia há séculos a residência de veraneio dso papas (Papa Francisco renunciou às suas férias em Castel Gandolfo e fez do palácio um museu aberto pro público).
Infelizmente, no meio do caminho, o tempo fechou e pegamos maior toró. Como estávamos de scooter, paramos em um posto de gasolina para esperar a chuva forte passar. Quando melhorou um pouco, mas ainda sob chuva, continuamos o passeio rumo ao Lago de Nemi.
Burgo de Nemi, colinas dos castelos romanos
Conteúdo exclusivo para assinantes.
Fazer o login para continuar a ler este post.
7 comments
Estou vendo um documentário que fala sobre estes barcos e sobre o museu e disseram o motivo dos alemães terem incendiado o museu mas infelizmente não ouvi.
Alguém poderia me esclarecer porquê ela fizeram isto?
Bom dia,
O incêndio (31 de maio de 1944), segundo alguns historiadores, foi um crime doloso por parte dos soldados alemães que tinham se refugiado no edifício e, ao se retirarem para escapar das tropas aliadas, teriam atiçado o fogo.
Maria
Quem incendiou o museu em 1944?
Bom dia,
Na noite de 31 de maio de 1944, houve um conflito com armas de fogo entre tropas aliadas e tropas alemãs nos arredores do Lago de Nemi, o que causou, infelizmente, o incêndio do museu e destruiu o seu patrimônio arqueológico milenário…
Saudações,
Maria
Consta na história que os alemães, quando estavam se retirando da Italia,queimaram os navios.
Já tinha lido um post quase igual em outro blog, o lugar deve ser bacana.
Sim, Nemi é uma gracinha, porém não é visitada pelos brasileiros…