Os visitantes do Castelo Sant’Angelo (Castel Sant’Angelo, em italiano), em Roma, tem um novo percurso de visita e outras vantagens que tornam o passeio por esse monumento mais interativo e interessante: um aplicativo para baixar gratuitamente em 7 línguas e wi-fi disponível na área de visitação.
Há muitos anos, visitei esse castelo à noite, e pude conhecer a sua parte mais secreta: as prisões e o famoso Passetto di Borgo, um corredor que liga o castelo até os Palácios Vaticanos.
Descubra um pouco mais sobre esse monumento, situado perto do Vaticano, e saiba como visitá-no quando for à Cidade Eterna.
Percurso de visita no Castelo Sant’Angelo com direito à App e wi-fi
Castelo Sant’Angelo foi realizado pelo Imperador Adriano, no século II, como seu mausoléu pessoal e de família.
Várias circustâncias fizeram com que esse monumento, diferentemente de muitos outros edifícios romanos, evitasse cair em ruínas.
A principal foi a ininterrupta série de transformações através das quais passou de túmulo à fortaleza invencível, de prisão à esplêndida casa renascentista, de caserna a museu nacional.
Castelo Sant’Angelo foi o quinto monumento mais visitado da Itália em 2019, porém já fazia muito tempo que esse edifício apresentava alguns limites sob o perfil museológico.
Uma viagem pela história de Roma
De modo particular, havia a necessidade de um percurso de visita propriamente dito, isto é, capaz de guiar o público através dos lugares físicos – pátios, salas, pórticos – e, sobretudo, através de todas as suas fases históricas.
Era primordial oferecer um itinerário que transformasse a experiência no Castelo Sant’Angelo em uma viagem através da história de Roma.
A resposta é um percurso que conduz o visitante à cela sepulcral de Adriano, sobre as marcas do cortejo que levara as cinzas do imperador.
O visitante entra nas salas dos apartamentos papais, na prisão de Cagliostro e chega ao espetacular Terraço do Anjo, do qual Tosca decidiu de se jogar no Rio Tibre, e depois sai, pela primeira vez, através do portal monumental edificado pelo arquiteto senês Giovanni Sallustio Peruzzi, filho do celebérrimo Baldassarre.
Salas Cambellotti e Sala dos Lábaros
O percurso, além de ser notavelmente mais longo, é também mais completo. Ele compreende visitar lugares que, antes, eram fechados ao público, como as chamadas Salas Cambellotti.
Trata-se de três ambientes destinados, em 1925, a acolher as armas do exército italiano e decoradas com pinturas e estuques de Duilio Cambellotti, um dos maiores intérpretes do estilo Liberty.

De particular importância é a Sala dos Lábaros, assim chamada porque devia receber os lábaros, isto é, as insígnias militares que, no curso da Primeira Guerra Mundial, serviram para quebrar as frentes estabilizadas: eis porque Cambellotti pintou nessas salas bandeiras saboias, papais e lombardas, além de ter representado no friso asas de águia que agitam cada tipo de arma.
App e wi-fi incluídos no ingresso
Para melhorar a comunicação, o Castelo Sant’Angelo coloca à disposição do visitante, gratuitamente, instrumentos sofisticados do ponto de vista tecnológico.
O App permite ao visitante de seguir o percurso por conta própria e está disponível em 7 línguas – italiano, inglês, espanhol, francês, alemão, japonês e chinês.
Castelo Secreto
Também é oferecido o itinerário Castelo Secreto (Castello Segreto): uma série de visitas guiadas exclusivas no coração do monumento: o Passetto di Borgo (o corredor que liga o castelo aos Palácios Vaticanos), as prisões históricas, as olearias (ambientes que serviam como despósitos de alimentos), o pátio de Leão X, o local chamado ‘del Forno’ e a Stufetta de Clemente VII, isto é, o banheiro do pontífice, célebre pelos afrescos do ateliê de Rafael Sanzio.
Passetto di Borgo: corredor de salvação de papas
O conhecido Passetto di Borgo é constituído por um viaduto – acessível pelo Bastião São Marcos – que liga os Palácios Vaticanos ao Castelo Sant’Angelo. Foi construído por volta de 1277, por ordem de Papa Nicolau III, que foi o primeiro papa a transferir a residência pontifícia do Palácio Lateranense, protegido precariamente, para o Vaticano, circundado por muros fortificados da Civitas Leonina e situado perto da rígida fortaleza do Castelo.
A construção do corredor
Os arquitetos de Nicolau III aproveitaram parte do velho muro defensivo, feito construir por Leão IV, para realizar um tipo de ‘corredor’ – tanto que, nas fontes antigas, faz-se constantemente referência ao Passetto mencionando-o com o nome de Corridore – que consentisse uma ligação rápida e segura entre a sede pontifícia e o Castelo, em grau de garantir a incolumidade do papa, mesmo em situações de grande perigo, como assédios e tumultos que eram normais na turbulenta Roma Medieval.

O Passetto funcionou como ‘via de salvação’ até o século XVII: dentre os primeiros a percorrer rapidamente os 800 metros de comprimento para encontrar proteção dentro do Castelo Sant’Angelo, Alexandre VI Bórgia (1492 – 1503), que em 1494 foi obrigado a fugir perante as tropas de Carlos VIII, mesmo se a fuga mais famosa tenha sido a de Clemente VII, que em 1527 usou o corredor para escapar dos lansquenês que saquearam e devastaram a cidade.
Essa foi a última grande missão ligada ao Passetto que, com o fim do século XVI, viu acabar pra sempre a sua função defensiva.
Horários e preços do Castelo Sant’Angelo, em Roma
Visitantes com problemas de locomoção podem usufruir parcialmente dos espaços externos do Castelo.
Para todas as informações atualizadas sobre horários e ingressos, consulte diretamente o site do Castel Sant’Angelo.
Tours privados com guia brasileira no Castelo Sant’Angelo, em Roma
*Fonte: Release de ArtCity Estate 2018 e site de Castel Sant’Angelo.
**Esta postagem contém links de parceiros afiliados. Saiba mais sobre a Política de Monetização do blogue.
11 comments
Olá Maria.
Estarei em Roma no início de março e reservei um dia para visitar os museus do Vaticano, Basilica de São Pedro e o castelo de Santo Angelo, nesta ordem. De quanto tempo preciso para visitar cada um?
Bom dia, Márcia,
Reserve cerca de 3 h, no mínimo, para visitar os Museus Vaticanos e a Basílica de São Pedro (eu, como guia, faço esse percurso em 4 h).
Para o Castelo Sant’Angelo, reserve de 1h30 a 2 h.
Espero tê-la ajudado.
Bom domingo 🙂
Maria
Parabéns pelo blog, sucesso! Adorei o post, também estou fazendo um no meu blog sobre esse tema, se quiser dar uma olhadinha, sempre é bom trocar figurinhas, né? hahahaha
O meu é: https://mundoquevivi.home.blog/
Um abraço!
Bom dia, Gustavo,
Sorte pra você também.
Bom fim de semana,
Maria
Oi Maria
Obrigada pelo retorno. Entendi…então vou ter que arriscar comprar na bilheteria pq tenho agendado a necropole as 14:30hs..em 19/09….acredito que só vou estar disponivel por volta das 17:30hs. O site oficial tbém não tem opção de horario…uma pena.
Mas muito obrigada pelo retorno e informações.
bj
Denise
Olá Maria
Tudo bem?
Gostaria de uma ajuda. Estou entrando no link que vc indica para a compra do ingresso. Porém na seleção de horario só tem opção de período…ex.: 15:00 – 18:00. Sabe me dizer se posso entrar em qq horário dentro deste período? Posso entrar as 17:30hs?
A dúvida é pq só estarei disponivel neste horário.
Obrigada
bj
Denise
Olá, Denise,
Eu controlei o link do site Tiqets, porém a venda de ingressos para o Castel Sant’Angelo não está disponível atualmente.
Se quiser, meu parceiro TicketBar vende os ingressos para esse monumento: https://viagemnaitalia.rgi.ticketbar.eu/pt/ticketbar-rome/castelo-de-santo-angelo-/
Como descrito no site do TicketBar, escolhendo uma faixa horária, tipo das 15 h às 18 h, a agência envia ao cliente um horário marcado (ex. 16 h) para entrar no castelo.
Se preferir, também pode comprar os ingressos diretamente na bilheteria (se não for em alta temporada).
Espero tê-la ajudado.
Abraços,
Maria
Gostei muito do post. Vou em outubro 2017, estará aberto á visitação? Será que terá muita fila? Obrigada
Bom dia, Maria de Lourdes,
Sim, o Castelo Sant’Angelo abre durante o ano todo, exceto a abertura noturna, que termina em setembro.
Se não for no fim de semana, pode ser que não haja tanta fila.
Se quiser já garantir o ingresso, pode comprá-lo on-line com meu parceiro TicketBar: http://viagemnaitalia.rgi.ticketbar.eu/pt/ticketbar-rome/castelo-de-santo-angelo-/
Obrigada e bom passeio em Roma.
Maria
Excelente artigo
muito bem escrito
adoro esse ambiente de castelos..
Obrigada, Marcelo, fico contente que tenha gostado do post.
Bom fim de semana,
Maria