Você sabia que Roma é uma das cidades mais verdes da Europa? Pois é possível perceber esse fato ao caminhar pela imensidão de alguns de seus maravilhosos parques, como o da Ápia Antiga, de Villa Borghese e de Villa Doria Pamphilj.
Além de sua beleza natural, esses parques também guardam verdadeiros tesouros artísticos e de arqueologia, como mansões nobres históricas, ruínas romanas e museus, por exemplo.
🌳 A beleza dos parques verdes de Roma combinada com tesouros culturais
Parque Regional da Ápia Antiga
Regina viarium, ou seja, a rainha das estradas, a Ápia Antiga tem mais de dois mil anos de história e os vestígios desse passado extraordinário ainda são bem visíveis ao longo de seu percurso.
A área urbana do Parque Regional da Ápia Antiga estende-se por vários quilômetros em torno da estrada, a partir dos Muros Aurelianos.
Dentre os primeiros monumentos antigos que podemos ver, a pé ou de bicicleta, há a Tumba de Geta, o Sepulcro de Priscila, o circo e os cômodos do palácio imperial de Magêncio, o mausoléu de Cecília Metella, o Castrum Caetani, os palácios de Quintili e dos “Sette Bassi”, por exemplo.
Além desses monumentos, também podemos visitar as catacumbas de San Callisto, de Domitilla e de São Sebastião.
O Parque da Ápia Antiga é um lugar incrível para longas caminhadas ou passeios de bicicleta regados à natureza e ruínas romanas.
Programe a sua visita ao Parque Regional da Ápia Anticg consultando o site Parco Appia Antica.
Parque de Villa Borghese

O Parque de Villa Borghese, um dos mais extensos de Roma, é delimitado por bem nove ingressos que consentem o acesso ao parque pelos bairros de Pinciano, Flamínio e Salario.
Seu nome deriva da primeira residência do Cardeal Scipione Borghese, o “Casino Nobile”, construído no início do século XVII sob projeto de Flaminio Ponzio e de Giovanni Vasanzio.
Posteriormente, no século XX, foi transformado em museu e passou a sediar a notável Galleria Borghese, a qual abriga uma vasta coleção de obras de arte, como Rafael Sanzio, Ticiano, Antonio Canova, Botticelli, Bernini, etc.

Programe a sua visita ao Parque de Villa Borghese, o qual é sempre aberto, consultando o site Villa Borghese.
Parque de Villa Doria Pamphilj
Villa Doria Pamphilj, com seus 184 hectares de extensão, é uma das mais importantes e amplas mansões históricas de Roma.
Aumentada no decorrer do tempo graças às várias aquisições de terrenos vizinhos, a mansão conserva vários sinais de transformações entre os séculos XVII e XIX.
Residência de campo da família Pamphilj, sob o pontificado de Inocêncio X (1644-1655), o edifício assumiu o aspecto de uma luxuosa residência nobre de campo.
Programe a sua visita ao Parque de Villa Pamphilj, o qual é aberto todos os dias, das 7 h até o pôr do sol, consultando o site Villa Pamphilj.
Dica de uma Roma Secreta: jardim interno do Palácio Veneza

Durante as minhas caminhadas por Roma, ao passar em frente à entrada do museu de Palácio Veneza, vi este lindo jardim e entrei para conhecê-lo.
Apesar de não ter a dimensão dos grandes parques verdes romanos, como os citados acima, se você passar em frente ao Palácio Veneza, pela Via del Plebiscito, 118, aproveite para entrar e ver este lindo jardim, o qual fica aberto das 8h30 até o pôr do sol.
Dica de uma Roma secreta pra você!
*Este post faz parte do Projeto #experienceRome.
2 comments
Trabalho excelente !!!
Parabéns !!!
Muito obrigada. Fico feliz que tenha gostado!
Saudações,
Maria