Há alguns anos, conheci as Domus Romanas do Palácio Valentini, no centro histórico de Roma.
A minha visita a esse sítio arqueológico deu-se ao fato de tal percurso ser totalmente multimídia, isto é, visitamos as antigas casas romanas guiados por projeções audiovisuais que reconstroem seus cômodos como eram antigamente.
Posso dizer que tal experiência é mais enriquecedora por podermos ver construções da antiguidade com cores, pisos, estátuas, etc. daquela época longínqua, além de escutarmos as explicações históricas por meio do sistema de áudio espalhado pelo sítio arqueológico.
A visita multimídia foi realizada pela equipe dirigida pelos estudiosos Piero Angela, Gaetano Capasso e Paco Lanciano.
Domus Romanas do Palácio Valentini, em Roma. Visita multimídia arqueológica
Informações sobre as Domus Romanas do Palácio Valentini
Após anos de escavações nos subterrâneos do Palácio Valentini, maravilhas arqueológicas foram descobertas: escondidos nos fundamentos de um palácio histórico da nobreza romana, salões, escadas, termas, pinturas, pavimentos e mosaicos de antigas moradias da cidade imperial vieram à luz.
São vários períodos históricos que nos contam estilos e culturas bem profundos de Roma e da sua trajetória milenar.
Nesta visita, vemos “renascer” estruturas de muros, cômodos, pátios, cozinhas, termas, decorações e móveis, tudo isso através de uma viagem virtual dentro de uma grande domus da Roma Antiga.
Nos subterrâneos que dão para a Coluna de Trajano, podemos contemplar os restos de um monumental edifício público ou sacro.
Curiosidade
É neste sítio arqueológico onde podemos apreciar os maiores fustes de colunas monolíticas, de granito cinza egípcio, realizados na antiguidade romana!
Durante a visita, também vemos por meio de uma montagem a área da Coluna de Trajano como se apresentava na época da sua construção.
Sobre o Palácio Valentini
É sede da província de Roma desde 1873 e foi construído a partir de 1585, sob encomenda do cardeal Michele Bonelli, sobrinho do Papa Pio V.
No século XVII, foi reestruturado, ampliado e, posteriormente, parcialmente demolido e reconstruído para seu novo proprietário, o cardeal Renato Imperiali, o qual criou a importante biblioteca de família neste palácio (a biblioteca “Imperial”), composta por cerca de 24.000 volumes.
Vários personagens da história passaram por aqui e, chegando ao ano de 1827, o banqueiro e cônsul-geral prussiano Vincenzo Valentini comprou o palácio, onde estabeleceu a sua casa e deu-lhe o seu nome.
Se você se interessa por arqueologia e vai a Roma, a visita multimídia pelas Domus Romanas do Palácio Valentini é um ótimo passeio!
Como visitar as Domus Romanas do Palácio Valentini, Roma
Para todas as informações sobre horários e ingressos, consulte diretamente o site de Palazzo Valentini.
Tours privados em Roma com guia brasileira profissional
*Esta postagem contém links de parceiros afiliados. Saiba mais sobre a Política de Monetização do blogue.