Visitei recentemente os estúdios cinematográficos de Cinecittà, em Roma, e posso dizer que foi uma experiência singular, pois esse tipo de atração é a única não somente na Itália, mas em toda a Europa: Cinecittà é o maior centro cinematográfico europeu.
Longe da confusão de turistas que lotam o centro histórico de Roma, poder ver sets de produções famosas, como a série Roma (produção de BBC, HBO e Rai), assim como o Teatro 5, onde foram filmadas cenas do filme Ben-Hur (1959) e também do seu remake (2016), é realmente sensacional.
Cheguei à Cinecittà por volta das 15h15 e fiz a visita guiada em italiano das 15h30 (em contemporânea tem uma também em inglês), a qual durou cerca de 1h15.
Depois da visita, visitei a mostra permanente e a mostra que é atualmente em curso. Recomendo reservar cerca de 3 h, no mínimo, para você ver as instalações de Cinecittà.
Se você for um cinéfilo, então dedique uma manhã, uma tarde ou o dia inteiro no mais importante estúdio cinematográfico do Velho Mundo
Estúdios cinematográficos de Cinecittà, Roma: a Hollywood da Europa
Cinecittà, como escrevi acima, tem os maiores estúdios cinematográficos da Europa: estende-se por uma superfície de 400.000 mq, onde estão 22 estúdios, 2 estruturas tensionadas, 300 unidades entre camarins e escritórios, 21 salas de maquiagem e uma piscina de 7000 mq.
Hoje Cinecittà representa o fulcro da indústria cinematográfica europeia para a realização de grandes filmes, seriados, spots publicitários e vídeoclipes: desde a sua produção e edição até a realização de efeitos especiais.
Do cinema mudo ao incêndio da Cines (casa cinematográfica especializada na produção e distribuição de filmes) até chegar à projetação de uma modernissíma cidade do cinema. Seu projeto arquitetônico racionalista foi assinado por Gino Peressutti.
Esses estúdios têm uma história que, no período entre 1936 a 1945, revela as razões da criação de Cinecittà e o objetivo de relançar o cinema italiano.
A história de Cinecittà acompanha em grande parte a história do cinema italiano, de 1937 a 1943-1944, até quando a sua produção foi suspensa pela Segunda Guerra Mundial: Cinecittà foi usada como campo de refugiados de guerra.
Os estúdios de Tuscolana foram criados com a ambição de competir com Hollywood e Hollywood, depois da Segunda Guerra Mundial, transferiu-se para Roma e se chamou Hollywood do Tevere.
Esse foi o momento de maior esplendor para Cinecittà, o que favoreceu produções prestigiosas de diretores famosos italianos e estadunidenses: foram gravados muitos filmes de grande sucesso graças a atores famosos, dentre eles comediantes, e, sobretudo, divas inesquecíveis.
Sala da mostra dedicada a Federico Fellini
Uma sala inteira dedicada ao Maestro que escolheu Cinecittà para dar forma à sua imaginação. Sua criatividade é representada entre as arcadas metafísicas do “Coliseu Quadrado”, o edifício do bairro romano EUR muito amado por Fellini e reproduzido na cenografia dessa sala.
Federico Fellini nasceu na cidade de Rimini, região Emília-Romanha.
Alguns objetos simbólicos de alguns de seus filmes mais famosos estão expostos: a árvore de “Amarcord”, a prua do navio e o rinoceronte de “E la nava va”, o elefante de “Intervista”, a lua de “La voce della luna” e o rascunho original realizado por Giantito Burchiellaro para o filme “Casanova”.
Mostras permanentes de Cinecittà
Girando a Cinecittà
Perché Cinecittà
Federico Fellini: Sala cinematográfica em estilo decò
Inquilini di Cinecittà
Mostras em curso
Backstage: Percurso didático e interativo para descobrir o mundo da criação cinematográfica. O percurso é dividido em seis salas: as cinco primeiras são dedicadas aos grandes temas do cinema – direção, cenografia, sonoplastia, costume e ficção -, enquanto a última conta sobre os 75 anos de Cinecittà.
O percurso termina em um set que é uma verdadeira surpresa: um submarino alemão da Segunda Guerra Mundial!
Os grandes sets cinematográficos de Cinecittà
Roma: Produção de HBO, Rai e BBC. Esse set também serviu de locação para o seriado “The Borgias” (Os Bórgias), exibição do grupo Coldplay e para uma campanha publicitária de Victoria’s Secret.
Firenze del Quattrocento (Florença do século XV, tradução livre): Set usado para a minissérie italiana “Francesco“. Em 2012, uma parte da cenografia foi readaptada como Verona para as filmagens de “Romeu e Julieta” (2013), filme dirigido por Carlo Carlei e interpretado por Damian Lewis, Paul Giamatti e Hailee Steinfeld.
Il Tempio di Gerusalemme (O Templo de Jerusalém): A cenografia foi realizada para o filme “The Young Messiah” (2016), escrito por Cyrus Nowrasteh e sua esposa Betsy, inspirado no best-seller Christ the lord: Out of Egypt , de Anne Rice.
A cafeteria (Caffè di Cinecittà) é uma gracinha! Foi decorada como um estúdio de cinema dos anos 30, tendo sido projetada pela arquiteta Emanuela Zitkowsky. Há também o bookshop, com bolsas, livros sobre cinema, ímãs, canecas, etc.
Informações para visitar os Estúdios Cinematográficos de Cinecittà
A mostra é aberta todos os dias, das 9h30 às 19h30.
A bilheteria fecha às 17h30.
Não é permitido entrar com cães pequenos ou grandes.
Fecha às terças-feiras, 24 e 25 de dezembro e 1º de janeiro.
Horário das visitas guiadas
10.00 (língua italiana)
11.30 (língua italiana e inglesa)
13.00 (língua italiana)
14.30 (língua italiana)
15.30 (língua italiana e inglesa)
17.30 (língua italiana)
Para individuais e famílias não é necessário reservar a visita guiada.
A compra do ingresso pode ser feita diretamente na bilheteria.
Preços dos ingressos de Cinecittà
Visitar somente a mostra
Inteiro – 10 euros/ 9 euros (menores de 26 anos)
Deficientes físicos: 7 euros
Crianças de 6 a 10 anos: 6 euros
Gratuito: Crianças até 5 anos
Ingresso Família: 25 euros – 2 adultos e dois filhos (até 26 anos). Tarifa para cada filho a mais: 6 euros
Mostra e visita guida aos sets cinematográficos de Roma, O Templo de Jerusalém e Florença do século 15 (o que eu fiz e recomendo)
Inteiro – 20 euros/ 15 euros (menores de 26 anos)
Deficientes físicos: 13 euros
Crianças de 6 a 10 anos: 10 euros
Gratuito: Crianças até 5 anos
Ingresso Família: 45 euros – 2 adultos e dois filhos (até 26 anos). Tarifa para cada filho a mais: 10 euros.
Quem tem o Roma Pass: desconto de 10% sobre a tarifa inteira apresentado o cartão Roma Pass.
Para mais informações, consulte o site oficial de Cinecittà.
Aproveite a sua viagem e faça um tour em Roma com uma guia de turismo brasileira.
Como chegar a Cinecittà, Roma
Endereço: Via Tuscolana, 1055. Pegar o metrô da linha A e descer na estação de Cinecittà.
Leia minhas dicas de Roma, Vaticano e arredores.
Quero receber a newsletter mensal de Viagem na Itália
*Referência bibliográfica: Release de Cinecittà.
**A foto da capa desta postagem é de Anna Galante. Todas as fotos que não são minhas foram cedidas pela assessoria de imprensa de Cinecittà.
***Este texto contém links de parceiros afiliados. Saiba mais sobre a Política de Monetização do blogue.
Leia também

🎨 Dicas de museus em Roma para inspirar a sua viagem pela Cidade Eterna
18 mar 2018 - Arte italiana, Dicas de Roma, Vaticano e arredores, Museus
Excelente blog com informações enriquecedoreas!
Obrigada, fico contente com o elogio!
Saudações,
Maria
Que bela descoberta este blog! Post muito útil e sugestivo. Como estou a preparar um regresso a Roma para breve, já percebi que vou encontrar aqui boas dicas. Parabéns!!!!
Olá, Sofia,
Fico realmente muito feliz que o blogue possa ser útil no seu regresso a Roma!
Espero que a sua viagem seja de muitas descobertas maravilhosas pela cidade.
Bom sábado 🙂
Maria