Estúdios cinematográficos de Cinecittà, Roma: os maiores da Europa


Cinema / Dicas de Roma, Vaticano e arredores

Visitei recentemente os estúdios cinematográficos de Cinecittà, em Roma, e posso dizer que foi uma experiência singular, pois esse tipo de atração é a única não somente na Itália, mas em toda a Europa: Cinecittà é o maior centro cinematográfico europeu.

Longe da confusão de turistas que lotam o centro histórico de Roma, poder ver sets de produções famosas, como a série Roma (produção de BBC, HBO e Rai), assim como o Teatro 5, onde foram filmadas cenas do filme Ben-Hur (1959) e também do seu remake (2016), é realmente sensacional.

Cheguei à Cinecittà por volta das 15h15 e fiz a visita guiada em italiano das 15h30 (em contemporânea tem uma também em inglês), a qual durou cerca de 1h15.

Depois da visita, visitei a mostra permanente e a mostra que é atualmente em curso. Recomendo reservar cerca de 3 h, no mínimo, para você ver as instalações de Cinecittà.

Se você for um cinéfilo, então dedique uma manhã, uma tarde ou o dia inteiro no mais importante estúdio cinematográfico do Velho Mundo

Estúdios cinematográficos de Cinecittà, Roma: a Hollywood da Europa

Estúdios cinematográficos de Cinecittà, Roma

Esta é a visão que temos quando entramos em Cinecittà.

Cinecittà, como escrevi acima, tem os maiores estúdios cinematográficos da Europa: estende-se por uma superfície de 400.000 mq, onde estão 22 estúdios, 2 estruturas tensionadas, 300 unidades entre camarins e escritórios, 21 salas de maquiagem e uma piscina de 7000 mq.

Hoje Cinecittà representa o fulcro da indústria cinematográfica europeia para a realização de grandes filmes, seriados, spots publicitários e vídeoclipes: desde a sua produção e edição até a realização de efeitos especiais.

Do cinema mudo ao incêndio da Cines (casa cinematográfica especializada na produção e distribuição de filmes) até chegar à projetação de uma modernissíma cidade do cinema. Seu projeto arquitetônico racionalista foi assinado por Gino Peressutti.

Esses estúdios têm uma história que, no período entre 1936 a 1945, revela as razões da criação de Cinecittà e o objetivo de relançar o cinema italiano.

Visitar Cinecittà em Roma, Itália

Gravações de “The Young Messiah” no set de Cinecittà. Foto: Philippe Antonello.

A história de Cinecittà acompanha em grande parte a história do cinema italiano, de 1937 a 1943-1944, até quando a sua produção foi suspensa pela Segunda Guerra Mundial: Cinecittà foi usada como campo de refugiados de guerra.

Os estúdios de Tuscolana foram criados com a ambição de competir com Hollywood e Hollywood, depois da Segunda Guerra Mundial, transferiu-se para Roma e se chamou Hollywood do Tevere.

Esse foi o momento de maior esplendor para Cinecittà, o que favoreceu produções prestigiosas de diretores famosos italianos e estadunidenses: foram gravados muitos filmes de grande sucesso graças a atores famosos, dentre eles comediantes, e, sobretudo, divas inesquecíveis.

Visitar os estúdios de Cinecittà em Roma, Itália

Meu grupo antes de entrar no Teatro 5, o preferido de Federico Fellini.

Sala da mostra dedicada a Federico Fellini

Uma sala inteira dedicada ao Maestro que escolheu Cinecittà para dar forma à sua imaginação. Sua criatividade é representada entre as arcadas metafísicas do “Coliseu Quadrado”, o edifício do bairro romano EUR muito amado por Fellini e reproduzido na cenografia dessa sala.


Federico Fellini nasceu na cidade de Rimini, região Emília-Romanha.


Alguns objetos simbólicos de alguns de seus filmes mais famosos estão expostos: a árvore de “Amarcord”, a prua do navio e o rinoceronte de “E la nava va”, o elefante de “Intervista”, a lua de “La voce della luna” e o rascunho original realizado por Giantito Burchiellaro para o filme “Casanova”.

Estúdios de Cinecittà em Roma

Set cinematográfico da série “Roma”. Foto: Mariella Poli.

Mostras permanentes de Cinecittà

Girando a Cinecittà

Perché Cinecittà

Federico Fellini: Sala cinematográfica em estilo decò

Inquilini di Cinecittà

Estúdios de Cinecittà em Roma

Sala Felline. Foto: Anna Galante

Mostras em curso

Backstage: Percurso didático e interativo para descobrir o mundo da criação cinematográfica. O percurso é dividido em seis salas: as cinco primeiras são dedicadas aos grandes temas do cinema – direção, cenografia, sonoplastia, costume e ficção -, enquanto a última conta sobre os 75 anos de Cinecittà.

O percurso termina em um set que é uma verdadeira surpresa: um submarino alemão da Segunda Guerra Mundial!

Cinecittà em Roma, Itália

Na saída do submarino alemão.

Os grandes sets cinematográficos de Cinecittà

Roma: Produção de HBO, Rai e BBC. Esse set também serviu de locação para o seriado “The Borgias” (Os Bórgias), exibição do grupo Coldplay e para uma campanha publicitária de Victoria’s Secret.

Firenze del Quattrocento (Florença do século XV, tradução livre): Set usado para a minissérie italiana “Francesco“. Em 2012, uma parte da cenografia foi readaptada como Verona para as filmagens de “Romeu e Julieta” (2013), filme dirigido por Carlo Carlei e interpretado por Damian Lewis, Paul Giamatti e Hailee Steinfeld.

Il Tempio di Gerusalemme (O Templo de Jerusalém): A cenografia foi realizada para o filme “The Young Messiah” (2016), escrito por Cyrus Nowrasteh e sua esposa Betsy, inspirado no best-seller Christ the lord: Out of Egypt , de Anne Rice.

Estúdios de Cinecittà em Roma

Visão da mostra de Cinecittà. Foto: Anna Galante.

A cafeteria (Caffè di Cinecittà) é uma gracinha! Foi decorada como um estúdio de cinema dos anos 30, tendo sido projetada pela arquiteta Emanuela Zitkowsky. Há também o bookshop, com bolsas, livros sobre cinema, ímãs, canecas, etc.

Caffè di Cinecittà.

Caffè di Cinecittà.


 Informações para visitar os Estúdios Cinematográficos de Cinecittà


A mostra é aberta todos os dias, das 9h30 às 19h30.

A bilheteria fecha às 17h30.

Não é permitido entrar com cães pequenos ou grandes.

Fecha às terças-feiras, 24 e 25 de dezembro e 1º de janeiro.

Horário das visitas guiadas

10.00 (língua italiana)
11.30 (língua italiana e inglesa)
13.00 (língua italiana)
14.30 (língua italiana)
15.30 (língua italiana e inglesa)
17.30 (língua italiana)

Para individuais e famílias não é necessário reservar a visita guiada.

A compra do ingresso pode ser feita diretamente na bilheteria.

Preços dos ingressos de Cinecittà

Visitar somente a mostra

Inteiro – 10 euros/ 9 euros (menores de 26 anos)

Deficientes físicos: 7 euros

Crianças de 6 a 10 anos: 6 euros

Gratuito: Crianças até 5 anos

Ingresso Família: 25 euros – 2 adultos e dois filhos (até 26 anos). Tarifa para cada filho a mais: 6 euros

Mostra e visita guida aos sets cinematográficos de Roma, O Templo de Jerusalém e Florença do século 15 (o que eu fiz e recomendo)


Inteiro – 20 euros/ 15 euros (menores de 26 anos)

Deficientes físicos: 13 euros

Crianças de 6 a 10 anos: 10 euros

Gratuito: Crianças até 5 anos

Ingresso Família: 45 euros – 2 adultos e dois filhos (até 26 anos). Tarifa para cada filho a mais: 10 euros.

Quem tem o Roma Pass: desconto de 10% sobre a tarifa inteira apresentado o cartão Roma Pass.

Para mais informações, consulte o site oficial de Cinecittà.

 Como chegar a Cinecittà, Roma

Endereço: Via Tuscolana, 1055. Pegar o metrô da linha A e descer na estação de Cinecittà.


Leia minhas dicas de Roma, Vaticano e arredores.



Quero receber a newsletter mensal de Viagem na Itália

Lojinha de Roma, Vaticano e arredores


*Referência bibliográfica: Release de Cinecittà.

**A foto da capa desta postagem é de Anna Galante. Todas as fotos que não são minhas foram cedidas pela assessoria de imprensa de Cinecittà.

***Este texto contém links de parceiros afiliados. Saiba mais sobre a Política de Monetização do blogue.


VIAGEM NA ITÁLIA

Desde 2003, sou residente em Riccione, um balneário turístico na região Emília-Romanha. No fim de maio de 2013, decidi tirar da gaveta a ideia de escrever um blogue com dicas de viagem na Itália, divulgando, assim, o maravilhoso patrimônio artístico, cultural e paisagístico que só este país pode oferecer.

Estou também no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube.
Assine a nossa newsletter mensal.

Comentários

  1. Excelente blog com informações enriquecedoreas!

Deixe seu comentário ☺

error: