Um passeio de gôndola pelos canais de Veneza é, provavelmente, uma das atrações mais famosas do mundo. Símbolo da cidade, ícone do romantismo, a gôndola é a embarcação tradicional mais notória e mais fotografada.
Ver as gôndolas alinhadas nos stazi (em Veneza, a área de atraque das gôndolas) ou em giro sobre as águas dos canais já é emocionante.
Mas é somente subindo a bordo que é possível viver plenamente a magia única e irrepetível da gôndola veneziana.
Contato de guia brasileira na Itália
Passeio de gôndola em Veneza: preço e qual tipo escolher
Não se assuste com o preço: não é exatamente econômico, mas também não é nada exagerado se pensarmos no valor dessa experiência.
As gôndolas hoje usadas para os passeios (ditas “gôndolas de frete” para diferenciá-las das “gôndolas traghetto” ou “gôndolas de parada” usadas para atravessar o Canal Grande) uma vez eram o meio de transporte das famílias facultosas.
Eram usadas para se locomover comodamente, mas também para ostentar a própria riqueza: o resto da população usava-a somente em ocasiões muito especiais, como os casamentos.
A gôndola nasce, portanto, como meio de transporte de luxo.
Porém, é necessário prestar atenção para não cair em armadilhas, como acontece geralmente em grandes cidades turísticas.
Assim, é primordial saber quais são os preços mínimos de um passeio em gôndola.
Quanto custa um tour de gôndola em Veneza?
O preço de um tour de gôndola básico é por volta de 80 a 100 euros para uma gôndola privada (a gôndola é só para vocês, máximo de 6 pessoas) em horário diurno e com duração de 30 minutos.
Os preços dos passeios noturnos começam em 100 euros. Se desejar compartilhar uma gôndola com outras pessoas, o preço diminui e custa em torno de 25 euros/pax.
Assim como acontece para todos os tours, o passeio em uma gôndola particular é obviamente muito mais caro que em uma gôndola compartilhada.
A vantagem da gôndola privada é de tê-la toda para você, o que acrescenta fascínio e romantismo à experiência. Um outro fator que influencia o preço é a duração do tour.
Um giro em gôndola dura tipicamente 30 minutos, mas é possível reservar um tour de 45 minutos ou até mesmo de 1 hora.
É praticável, mas não garantido, solicitar o aumento da duração do tour durante o percurso, neste caso paga-se cerca de 40 euros a mais para cada 20 minutos adicionais em horário diurno, 50 euros em horário noturno.
Os preços mínimos são tabelados pelo Ente Gondola, a organização que tutela a conservação dessa forma tradicional de transporte sobre água e a figura profissional do gondoleiro, portanto não há muita margem de negociação.
Preço por gôndola ou por pessoa?
No caso do tour privado, o preço é por gôndola e não muda em base ao número de pessoas. Para o tour compartilhado, o preço é por pessoa.
A gondola tem capacidade máxima de 6 pessoas, crianças incluídas.
Tour noturno de gôndola em Veneza
Os passeios de gôndola mais caros são os privados, em horário noturno, que são também a experiência mais emocionante em absoluto.
É fundamental saber que as tarifas noturnas entram em vigor cedo: a partir das 19 h e duram até às 8 h.
Reservar on-line uma gôndola em Veneza
Quando for reservar uma gôndola, tenha cuidado em diferenciar tour privado de tour compartilhado/em grupo.
No primeiro caso, sobre a gôndola poderão embarcar somente seis pessoas do seu grupo, sejam vocês um casal ou um pequeno grupo de familiares/amigos.
Já no segundo caso, sobre a gôndola poderão embarcar mais pessoas que reservaram separadamente.
Às vezes, a descrição do tour on-line é bem ambígua e não deixa claro se o tour é particular ou compartilhado.
Em geral, é fácil entender pelo preço (menos de 80 euros = tour compartilhado), mas se tiver dúvidas, é melhor pedir informações antes de reservar.
Para facilitar sua escolha, eis, abaixo, os tours reserváveis on-line por tipologia:
Tour de gôndola compartilhada
Tour de gôndola particular
Tour de gôndola com visitas a algumas atrações
Além do passeio de gôndola, é possível adicionar outros serviços: o mais clássico é a serenata, mas também um ensaio fotográfico.
Também é possível reservar um pacote que inclui o tour em gôndola e a visita a outras atrações venezianas, como o Palácio Ducal ou uma vidraçaria de Murano.
Por que reservar um passeio de gôndola on-line?
O melhor modo para evitar algum tipo de inconveniente do qual muitos turistas reclamam é reservar o giro em gôndola antecipadamente.
Não é indispensável, mas é bastante recomendável. Para começar, lembre-se de que Veneza é uma das cidades mais turísticas do mundo e o tour em gôndola é uma das atrações top que todos querem fazer.
Isso comporta, geralmente, filas longas de turistas nos stazi, isto é, os atraques das gôndolas.
Esperar que se libere uma gôndola pode ser cansativo, sobretudo em dias muito quentes (perto dos atraques é muito difícil, se não impossível, proteger-se do sol) ou frios (a umidade aumenta notavelmente a sensação de frio).
Reservar on-line permite que você evite esse inconveniente e apresente-se no ponto de encontro no horário de saída do tour, sem perder tempo.
Um outro bom motivo para reservar um giro em gôndola on-line é a possibilidade de avaliar com calma os tipos de tours e preços variados, sem a pressão de um gondoleiro que quer spingervi a fazer o giro com ele.
As recensões on-line podem ajudar a escolher o tour mais adequado aos seus interesses. Uma vez reservado o passeio do seu interesse, você receberá uma confirmação com os serviços incluídos e as condições.
Prefere tentar a sorte?
Eis onde encontrar a sua gôndola em Veneza. Os atraques oficiais com um número maior de gôndolas estão nas áreas mais turísticas e são as de San Marco, Bacino Orseolo, Rialto, Ferrovia, Piazzale Roma.
São os pontos de partida com mais gôndolas, mas também mais conhecidos dos turistas. Se preferir esperar em outros atraques, há os do Hotel Danieli, Dogana, Santa Maria del Giglio, Santa Sofia, San Tomà ou Trinità.
Contato de guia brasileira na Itália
*Esta postagem contém links de parceiros afiliados. Saiba mais no F.A.Q. do blogue.