Em outubro de 2013, tive a oportunidade de participar do Blog Tour #SibilliniSegreti**, nos Montes Sibilinos, região Marche (Marcas, em português), Itália central.
Eu e outros blogueiros italianos e estrangeiros pudemos conhecer alguns segredos e sabores desse pequeno paraíso, como burgos imersos no grande vale, museus, igrejas, obras de arte, etc. além, é claro, da gastronomia local.
Viaje comigo pelos Montes Sibilinos e descubra um pouco dessa região italiana.
⛰️ Região Marche, Itália central: à descoberta dos Montes Sibilinos
Eu e alguns blogueiros chegamos à estação ferroviária de Civitanova Marche na sexta-feira à tarde. Um senhor com uma van nos pegou na estação e fomos à cidade de Amandola, província de Fermo, um burgo a 500 m do nível do mar, no vale do Tenna.
Ali nos encontramos com outros blogueiros, fotógrafos e alguns proprietários de hotéis e de agriturismos da região e fomos com um micro-ônibus até o Museu da Gruta Sibila, no burgo de Montemonaco, província de Ascoli Piceno.
O nome Sibilinos deriva de uma antiguíssima lenda, a qual narra sobre uma gruta em um dos montes dessa cordilheira, conhecido como reino da Sibila: esta era uma mulher com poderes divinos, uma fada para alguns, enquanto para outros era considerada um demônio.
Mas ultrapassar a porta do reino da Sibila foi privilégio de poucos, pois, posteriormente, essa porta foi fechada para sempre.
Não é mais possível entrar na gruta, onde morava a maga Sibila, mas podemos descobrir algumas curiosidades em torno a essa lenda ao visitar o Museu da Sibila, o qual liga arte, história e literatura a lendas, mitos e magias.
Um dos objetos que mais desperta curiosidade no museu é a Grande Pedra, encontrada no Lago de Pilatos, a qual, segundo alguns estudiosos, por meio das escritas na sua superfície seria uma testemunha de rituais de magia negra e de bruxaria que eram realizados nesse lago por magos e bruxos durante a Idade Média. Mistério puro, não?
E depois da nossa visita ao Museu da Sibila, pegamos o nosso micro-ônibus de volta a Amandola para o nosso jantar. Afinal, ninguém é de ferro!
Após o meu primeiro dia nos Montes Sibilinos, preparei as minhas ferramentas tecnológicas, mente e pernas para desbravar as maravilhas dessa região no meu segundo dia de blog tour.
Eu e outras blogueiras dormimos em Amandola, e no sábado, às 8:15h, já estávamos prontas para a nossa aventura.
A nossa primeira parada foi no Museu dos Fósseis e dos Minerais, em Montefalcone Appennino, província de Fermo. Vimos uma grande variedade de minerais, inclusive alguns provenientes do Brasil, além de presas de mamutes, pedaços de meteoritos, dentes de tubarões, etc.
Uma coleção de relevante importância para estudiosos do setor ou para quem gosta de saber mais sobre a história da evolução das espécies.
Depois fomos em direção à Pinacoteca de Arte Contemporânea de Smerillo, cuja coleção é composta por vários artistas da região das Marcas, sejam os artistas conhecidos, sejam os da nova geração.
Depois de curtir um pouco de arte contemporânea na Pinacoteca de Smerillo, o merecido almoço já estava à nossa espera no Restaurante Le Logge, em Smerillo.
Confesso que esse restaurante, além de preparar uma ótima cozinha típica da região das Marcas, conta com a simpatia de seus funcionários e proprietários.
Após o meu primeiro dia e a parte da manhã do meu segundo dia nos Montes Sibilinos, fui com as outras duas blogueiras do meu grupo ao burgo de Monte San Martino, província de Macerata.
A nossa primeira parada foi na E-S-P-E-T-A-C-U-L-A-R Igreja de Santa Maria das Graças (Chiesa di Santa Maria delle Grazie), a qual, na minha humildíssima opinião, é uma das igrejas mais bonitas que eu já tenha visto na Itália.
Como nem tudo são flores, devo-lhes dar uma triste informação: essa igreja, onde não são mais realizadas cerimônias religiosas, é fechada ao público!
Sim, caros leitores, parece mentira, mas não é. Se você quiser visitar essa jóia em Monte San Martino, terá que ligar para a “prefeitura” do burgo para que um funcionário possa abrir a igreja para você.
É realmente incrível, como tesouros italianos possam estar praticamente “escondidos” do público… mas… levantando, sacudindo a poeira e dando a volta por cima, os afrescos da Igreja de Santa Maria das Graças são de deixar qualquer turista de pernas, queixo e braços caídos.
Da Igreja de Santa Maria das Graças fomos a uma outra igreja, a de Santo Agostinho, com origens no século XIV. Nela você pode apreciar quadros de 1700 e um afresco de Vincenzo Pagani da Monte Rubbiano, o qual foi descoberto recentemente em uma restauração na igreja.
E saímos da Igreja de Santo Agostinho direto à Igreja de São Martinho (San Martino), o santo padroeiro da cidade. É nessa igreja onde estão guardadas as celebérrimas obras de arte dos irmãos Carlo & Vittorio Crivelli, do século XV: dois trípticos e um políptico.
A guia da igreja nos explicou que japoneses, ingleses e turistas de outras nacionalidades vão até o burgo de Monte San Martino só para verem esses quadros famosos internacionalmente.
E a nossa visita pelas maravilhas artísticas no burgo de San Martino prosseguiu na Pinacoteca Cívica Mons. Armindo Ricci, cuja coleção é repleta de obras de artistas provenientes da região Marche.
Depois da Pinacoteca, saímos do burgo de San Martino e fomos visitar um ateliê de cerâmica, sempre por aquelas redondezas.
E para terminar o nosso segundo e, praticamente, último dia de blog tour, fomos todos jantar delícias típicas dos Montes Sibilinos em um agriturismo.
Que tal programar as suas próximas férias nos Montes Sibilinos?
📍 Como chegar aos Montes Sibilinos, região Marche, centro da Itália
Como escrevi no começo desta postagem, cheguei à região Marche de trem e desci na estação de Civitanova Marche. Dessa estação até os Montes Sibilinos é necessário ir com um VEÍCULO PARTICULAR, pois não há outra linha de trem ou ônibus que leve até esses montes.
A viagem de carro de Civitanova Marche até os Montes Sibilinos dura cerca de uma hora (as estradas são bem sinuosas e em subida).
Para saber mais sobre o território, acesse o site do Parque dos Montes Sibilinos (italiano e inglês).
SERVIÇOS INDICADOS NOS MONTES SIBILINOS, CENTRO DA ITÁLIA
Reserve seu hotel com Booking.com nos Montes Sibilinos.
Alugue seu carro para viajar pelos Montes Sibilinos com nosso parceiro RENTALCARS.
* Esta postagem contém links de parceiros afiliados. Saiba mais sobre a Política de Monetização do blogue.
** O Blog Tour #SibilliniSegreti foi patrocinado pela Associação Sibillini Segreti e Sapori e, como tal, todas as minhas despesas foram pagas por essa associação (trem, hotel, refeições e entradas nos monumentos), entretanto esta postagem foi escrita segundo a minha experiência pessoal, livre da opinião de terceiros.