Quando for à Ligúria, região no norte da Itália, visite Portovenere (também chamada de Porto Venere) um charmoso vilarejo de pescadores situado na província de La Spezia e declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1997.
Visitei Portovenere pela primeira vez em 2008, após ter conhecido Cinque Terre e Portofino, e retornei a este vilarejo lígure em setembro de 2015 para contemplar novamente as suas águas azuis e o seu antigo burgo no centro histórico.
Portovenere não faz parte de Cinque Terre! Cinque Terre (Cinco Terras, em português), como o próprio nome indica, é formada por cinco vilarejos: Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso.
Dicas de Portovenere, na Itália
Portovenere: paixão à primeira vista
Foi paixão à primeira vista quando botei meus pés em Portovenere, caracterizada pelas suas casas coloridas na ponta sul da península no Golfo dos Poetas (ou Golfo da Spezia).
Andamos (eu e meu marido) pelo centro histórico e subimos uma pequena trilha que leva até a Igreja de São Pedro, a qual foi construída onde antigamente existia um templo dedicado à deusa Vênus Ericina: daí o nome Portovenere.
Após rodarmos pelos monumentos como o Castelo Doria, o Santuário da Madonna Bianca e a Igreja de São Lourenço, eis que me deparo com um cemitério encravado entre o monte e o mar: para mim, o cemitério mais bonito que já vi na minha vida.
Golfo dos Poetas, de barco
Aproveitamos para fazer um passeio de barco e apreciar o vilarejo visto do mar. Além de se ter um outro panorama de Portovenere, tivemos a sorte de ver golfinhos que nadavam perto do nosso barco. O Golfo dos Poetas é um santuário de cetáceos.
Passeio de barco em Portovenere
Eu fiz o passeio chamado “Giro delle isole” (volta às ilhas): dura cerca de 40 minutos e rodeia o arquipélago formado pelas ilhas de Palmaria, Tino e Tinetto, a baía de Byron e a Gruta Azul.
Eis o site da empresa que faz o passeio de barco em Portovenere.

O que ver em Portovenere, Ligúria
As portas do burgo antigo de Portovenere
As portas foram construídas em 1113. Sempre no burgo histórico, há várias lojinhas ao longo da rua principal, chamada Cappellini.
Igreja de São Pedro
Construída em 1198, essa igreja está localizada em um pequeno promontório.
Castelo Doria
Construído entre os séculos XII-XIV, esse castelo é uma das atrações principais de Portovenere.
Igreja de São Lourenço
Construída na época de República de Gênova entre 1118 e 1130, essa igreja foi restaurada recentemente e conserva um ótimo aspecto.
17 de agosto
Dia da Madonna Bianca, padroeira de Portovenere.
Gruta Byron
Essa gruta tem esse nome em homenagem ao poeta inglês George Gordon Byron, que, nesse lugar, encontrou inspiração e meditação para as suas obras literárias.
Como escrito na placa que dá acesso à gruta (foto abaixo), e segundo a lenda, Byron teria desafiado as ondas e nadado de Portovenere até Lerici…
Como chegar a Portovenere, Ligúria
DE TREM:
Em Portovenere, não existe estação ferroviária. Assim, pegue o trem e desça na estação de La Spezia Centrale, caminhe até Via Garibaldi e pegue o ônibus da linha 11/P – direção Portovenere (a viagem dura menos de meia-hora).
Lembre-se de comprar a passagem de ônibus nas tabacarias ou em quiosques autorizados, pois a bordo o preço custa o dobro.
DE BARCO:
Você pode chegar a Portovenere de barco a partir de um dos vilarejos de Cinque Terre, Levanto, La Spezia e Lerici. Consulte todos os horários e preços aqui.
DE CARRO:
Você também pode ir DE CARRO até Portovenere, como fiz uma vez. Só atenção ao pagamento do estacionamento, que tem tarifa horária e precisa ser pago com moedas! Se for na alta temporada, pode ser bastante difícil encontrar vaga na cidade.
Eu fui no fim de setembro, fora da alta temporada, e, mesmo assim, tivemos que estacionar um pouco distante do centro da cidade.
DE AVIÃO:
Os aeroportos mais próximos de Portovenere são o “Cristoforo Colombo”, em Gênova, e o “Galileo Galilei“, em Pisa.
Para mais informações turísticas, acesse o site da Associação Turística de Portovenere (italiano, inglês, alemão, francês, espanhol).
Dicas de hotéis em Portovenere, Cinque Terre, Lerici ou La Spezia
Em 2015, escolhi Lerici como cidade-base e dormi no Albergo Serena porque estava de carro e precisava de um hotel que oferecesse estacionamento.
Você também pode dormir em La Spezia, cidade que oferece várias linhas de trens para muitas cidades na Itália, em Portovenere ou em um dos cinco vilajeros de Cinque Terre:
- Hotéis em PORTOVENERE
- Hotéis em RIOMAGGIORE
- Hotéis em MANAROLA
- Hotéis em CORNIGLIA
- Hotéis em VERNAZZA
- Hotéis em MONTEROSSO
*Esta postagem contém links de parceiros afiliados. Saiba mais sobre a Política de monetização do blogue.
10 comments
Maria, boa tarde. Estarei em Lua de Mel em julho e alugarei um carro saindo de Roma e passarei duas noites na região de Cinque Terre. Estou com uma duvida gigante que eh a seguinte. Temos uma reserva em Porto Venere porém o local não possui estacionamento e temos tambem uma opção reservada em
La Spezia com estacionamento. Eu prefiro muito mais me hospedar em Porto Venere por causa da localizado. Chegarei na região numa terça (Dia 3) por volta das 23:00 hrs. Será facil arrumar vaga na rua ou na região do porto em Porto Venere? Penso nisso por vausa do horario bem mais tarde de minha chegada. Ah não precisarei de carro nos dois dias, pois a hospedagem fica no porto praticamente. Estacionamento na rua é barato? Seguro? Desculpe tantas dúvidas e parabéns pelo site.
Olá, Leonardo,
Portovenere é muito mais charmosa que La Spezia, ainda mais se tratando de uma data tão especial quanto a Lua de Mel.
Considere que julho é alta temporada e, por isso, as poucas vagas disponíveis em Portovenere são bem concorridas e não são baratas. Quanto mais o estacionamento é perto do centro, mais caro fica.
Deixar o carro em vaga na rua é seguro, mas, por ser julho, será uma missão bem difícil.
Aconselho você a contatar o hotel em Portovenere e perguntar se eles têm convenção com algum estacionamento.
Já se não quiser arriscar, o jeito será dormir em La Spezia com o estacionamento garantido.
Desejo-lhe uma ótima Lua de Mel e uma excelente estadia em Portovenere, que é lindíssima!
Maria
Olá, Raquel,
Que bom que você gostou de Portovenere, além de ter saboreado o melhor Pesto fresco 🙂
Obrigada pelo comentário e também vou dar uma passadinha no seu blogue.
Boa semana,
Maria
OLá Maria, estive na liguria em fev/13, com base em La Spezia PortoVenere foi de fato uma grande surpresa,além do visual foi onde encontrei o mehor Pesto fresco, nossa perfeito rsrsrs Também tenho um blog de viagens, se quizer dar uma olhada http://www.viajandonamochila.blogspot.com.br