Já visitei o Palácio Ducal de Urbino algumas vezes e, finalmente, eis que publico um texto sobre esta linda obra-prima do Renascimento italiano, pouco visitado pelos brasileiros na região Marche, centro da Itália.
As coleções da Galeria Nacional de Marche (Galleria Nazionale delle Marche, em italiano) estão expostas nesse cenário único no mundo: o magnífico Palácio Ducal de Urbino, construído sob encomenda de Federico di Montefeltro para celebrar a glória de sua linhagem e, ao mesmo tempo, ser a expressão de sua personalidade como homem do Renascimento que combinava a cultura com o ofício das armas e a habilidade política.
🏛️ Palácio Ducal de Urbino: história
Urbino: um dos faróis do Renascimento italiano
Federico assumiu o governo do Estado dos Montefeltro em 1444. Filho legitimo do conde Guidantonio, sucedeu o herdeiro genuíno, o meio-irmão Oddantonio, morto em uma revolta.
A sua habilidade política e a sua moderação tornaram-no imediatamente um príncipe querido pelos súditos e as cortes italianas: sob o seu domínio, Urbino se transformou, em poucas décadas, em um dos faróis do Renascimento italiano.
Conteúdo exclusivo para assinantes.
Fazer o login para continuar a ler este post.
7 comments
Conheci Urbino em 2013 e amei a cidade!
Obrigada por me fazer relembrar esse lugar lindo. Amo toda a Itália!
Vânia Pimentel
Que bom que você gostou da cidade.
Saudações 🙂
Maria