Encaixada no Mar Mediterrâneo, entre o Jônico e o Adriático, a província de Lecce, capital do Salento, o Salto da Bota, é um cruzamento de sugestões e atmosferas intensas.
O território, ensolarado durante a maior parte do ano, e bem ventilado, é caracterizado por oliveiras, vinhedos e áreas rurais, dominado por imponentes propriedades rurais e intercalado com construções típicas da região.
Há testemunhos pré-históricos messápicos, romanos, bizantinos, normando-suecos, etc. e cada uma dessas civilizações deixou nessa área geográfica suas impressões indeléveis de implantações rupestres, castelos, construções históricas, edifícios religiosos, vilas suburbanas, etc.
O litoral, com as torres de avistamento do século XVI, são um contínuo alternar de costas altas e rochosas com grandes faixas de areia e águas cristalinas.
O que ver em Lecce, “a Florença do Barroco”
A última vez que visitei Lecce, Apúlia (Puglia), foi em outubro de 2020. Encantada com a sua arquitetura, arte, limpeza urbana e gastronomia, listo aqui algumas atrações turísticas que você pode ver na cidade.
Por que Lecce é chamada de “A Florença Barroca” ou “A Florença do sul da Itália”?
O estilo artístico que predomina no centro histórico de Lecce é o Barroco, com a arquitetura e a decoração de seus palácios e igrejas feitas com a “pedra leccese”, um tipo de material calcário facilmente modelável e de cores quentes: daí o nome “Barroco Leccese”.
Pontos turísticos no centro de Lecce
Complexo monumental de Praça Sant’ Oronzo, Anfiteatro Romano (I-II séc. d.C.), Sedile (XVI séc.), Igreja de S. Marco (XVI séc.), Coluna de Sant’Oronzo com a estátua do padroeiro da cidade.
A cenográfica Piazza Duomo formada pelo Campanário (XVII séc.), a Catedral (XII-XVII séc.), o Episcópio (XVIII séc.) e o Seminário (XVIII séc.).
Algumas informações sobre a Catedral e a Basílica de Santa Croce
Maria Santissima Assunta in Cattedrale: Mãe de todas as igrejas de Lecce, essa catedral (Duomo) tem a sua fachada barroca (a secundária) posicionada em relação à entrada da praça, a terceira maior praça fechada da Itália.
Sua fachada foi construída para surpreender e emocionar o visitante que a via pela primeira vez.
Basílica di Santa Croce : A rainha do Barroco, foi construída sobre a planta da igreja de Santa Cruz em Jerusalém (Santa Croce in Gerusalemme) e é rica de ornamentos, dentre eles elementos esotéricos e autocitações de autores.
É também famosa pelo magnífico rosão de Cesare Penna, o qual foi inspirado no modelo do rosão da Igreja de Minervino di Lecce, realizado quase um século antes.
Há várias igrejas em estilo barroco leccese
- Santa Clara (XVII séc.);
- Santa Irene (XVI séc.) com o ex-convento dei Testini;
- São Nicolau e São Cataldo (XII-XVIII séc.);
- Basílica do Rosário e de Santa Cruz (Santa Croce), com o adjacente ex-Convento dei Celestini (XVI-XVIII séc.);
- São Mateus (XVIII séc.) e o Complexo de Abadias de Santa Maria di Cerrate (XII séc.), na rua para Casalabate.
Além das igrejas, você também pode visitar:
- O Museu Arqueológico Provincial Sigismondo Castromediano. o Castelo de Carlos V (XVI séc.) e as portas urbanas. Há também o Teatro Romano, o Palácio Adorno Marrese, Palmieri, Vernazza, Stefanachi e outros edifícios civis.
- Para quem gosta de arte, existe a Pinacoteca de Arte Franciscana, na Antiga Vila Fulgenzio della Monica.
- Torre de Belloluogo (XIII_XIV séc.) e Torre del Parco (XV séc.).
Outras informações turísticas de Lecce, Salento
Festa do santo padroeiro: Sant’Oronzo (24 a 26 de agosto).
Produtos típicos de Lecce: Papel marche, ferro batido, pedra leccese, madeira, cerâmica e terracota, massa e produtos de forno, “Batata” (batata-doce), doces típicos.
Dica gastronômica
Não deixe de comer o doce Pasticiotto, o qual você encontra em bares e confeitarias da cidade.
Perto de Lecce, não deixe de visitar a Basílica de Santa Catarina de Alexandria, em Galatina
Como chegar a Lecce, Apúlia (Puglia)
De trem:
Em Lecce, há uma estação ferroviária aonde chegam trens de várias cidades italianas.
De avião:
O aeroporto mais próximo é o de Brindisi. Confira a lista dos aeroportos na Itália.
De carro:
Alugue seu carro com nosso parceiro RentalCars.
Contato de guia brasileira na Itália
*Esta postagem contém links de parceiros afiliados. Saiba mais sobre a Política de Monetização do blogue.
13 comments