Visitar os Museus Capitolinos em Roma requer tempo. Não o tempo dos típicos turistas que enchem diariamente a Cidade Eterna à caça das suas maravilhas, mas o tempo suficientemente necessário para poder apreciar, com uma certa tranquilidade, o museu público mais antigo do mundo.
Se você é louco por museus, arqueologia ou história, então reserve umas duas horas e meia, mínimo, para visitar os Museus Capitolinos.
Museus Capitolinos, em Roma: museu público mais antigo do mundo
As duas primeiras vezes que visitei os Museus Capitolinos foram em 2011 e 2012. Na segunda oportunidade, fui exclusivamente para ver a mostra – Lux in Arcana: O arquivo secreto do Vaticano se revela, – e, segundo a minha modesta opinião, uma das melhores mostras que eu já vi na Itália.
E nas duas vezes que fui a esses museu praticamente não “ouvi” a língua portuguesa entre os turistas, um fato que demonstra o quanto esse complexo museológico ainda não seja tão explorado pelos brasileiros, diferentemente dos turistas anglo-saxões, franceses, holandeses, etc.
Um museu para quem gosta de arqueologia e arte
Como escrevi no início desta postagem, visitar um museu dessas dimensões exige uma disponibilidade de tempo que, geralmente, muitos turistas não têm quando visitam Roma.
Mas se você é daqueles que dá mais valor à qualidade do que à quantidade e, logicamente, tem o perfil de um visitante de museu, então os Museus Capitolinos podem ser a sua próxima parada na Cidade Eterna.
Os Museus Capitolinos oferecem o seguinte percurso: Palácio dos Conservadores, com a Êxedra de Marco Aurélio e a Pinacoteca Capitolina, Palácio Novo (Palazzo Nuovo), o Tabularium, com a Galeria Lapidária, e o Palácio Clementino Caffarelli com o Medalhário Capitolino e as exposições temporárias.
Coleção dos Museus Capitolinos
A coleção dos Museus Capitolinos foi formada inicialmente por estátuas em bronze do Laterano, as quais foram doadas ao povo romano por vontade do Papa Sisto IV em 1471: a Loba (Lupa Capitolina), o Spinario, o Camillo e a cabeça colossal do Imperador Constantino com a mão e o globo do poder.
Um breve vídeo de apresentação dos Museus Capitolinos, em Roma
Informações sobre os Museus Capitolinos, em Roma
Para todas as informações atualizadas sobre horários e ingressos, acesse o site oficial dos Museus Capitolinos.
* Esta postagem contém links de parceiros afiliados. Saiba mais sobre a Política de Monetização do blogue.
2 comments