A primeira vez que fui ao Museu de Ara Pacis, o qual foi construído em homenagem ao imperador romano Augusto, foi para ver a mostra Genesi: Fotografie di Sebastião Salgado, em 2013.
Já fazia um tempo que eu tinha vontade de conhecer este museu, então uni o útil ao agradável e visitei o Altar da Paz Augusta e também apreciei as maravilhosas fotografias de Salgado.
Dedicada ao imperador Augusto, cujo bimilenário de sua morte foi comemorado em 2014, o Museu de Ara Pacis está localizado no Campo Marte, em frente ao Rio Tibre.
Museu de Ara Pacis, em Roma: contexto histórico
Horologium ou Solarium Augusti
A construção deste altar, decidida pelo Imperador Otaviano, foi realizada na parte setentrional do Campo Marte.
Esta área era perto do limite com a parte sagrada da cidade, onde, quinze anos antes, este imperador havia mandado construir o seu mausoléu e, sob o título de Augusto, decidiu edificar, contemporaneamente ao Altar da Paz, o grande relógio solar que teria o seu some: Horologium ou Solarium Augusti.
Esquecimento do Altar da Paz
Com o passar do tempo, a área em torno do Altar ficou comprometida pelo alçamento do terreno e até procuraram levantar um muro que protegesse o monumento, porém nada adiantou conter o processo de enterração de toda a área.
Assim, por mais de um milênio, este altar ficou completamente esquecido até que, no século XVI, teve início a sua recuperação com escavações.
Os 2000 anos do nascimento do Imperador Augusto
Muito tempo se passou depois da descoberta do Altar da Paz no século XVI. Devido a problemas técnicos em 1903, decidiram interromper as escavações por receio de se desestabilizar o palácio, mesmo após terem explorado mais da metade do monumento e recuperado 53 fragmentos.
Finalmente, em fevereiro de 1937, para as comemorações dos 2000 anos do nascimento de Augusto, o Conselho dos Ministros decidiu retomar as escavações utilizando técnicas modernas para a sua exploração.
Entre junho e setembro de 1938, ao mesmo tempo em que as escavações eram feitas, o pavilhão era realizado, e nele seria guardada a reconstrução do Altar da Paz no Lungotevere.
Em 23 de setembro do mesmo ano, no dia de fechamento do ano augusto, Mussolini inaugurou o monumento.
Informações sobre o Museu de Ara Pacis, em Roma
Para todas as informações atualizadas sobre horários e ingressos, consulte diretamente o site Museo dell’Ara Pacis.
Vídeo sobre o Museu de Ara Pacis
Tours privados com guia brasileira em Roma
* Esta postagem contém links de parceiros afiliados. Saiba mais sobre a Política de Monetização do blogue.
5 comments
Excelente descrição 🙂 – Vamos seguir o blog 😉
Obrigada e volte sempre ☺
Saudações,
Maria