Meu nome é Maria, nasci no Estado do Rio e moro em Riccione (RN) desde quando me casei com um riccionese, em 2003.
Tenho um mestrado em Estudos Portugueses Multidisciplinares, área de especialização em Linguística (Univ. Aberta de Portugal, 2013), uma especialização em Docência Superior (Rio, 2001) e um bacharelado em Publicidade e Propaganda pela FACHA (Rio, 2000).
De 2008 a 2015, ensinei o português a alunos italianos e fiz traduções como profissional autônoma.
Em maio de 2013, criei o blogue Viagem na Itália para compartilhar informações sobre a Itália porque sou convicta de que o enorme patrimônio artístico, cultural e paisagístico deste país seja o mais magnífico (e invejado) do mundo.
De dezembro de 2017 a março de 2018, participei do projeto #experienceRome, organizado pelo Departamento de Turismo de Roma.
Em 2018, iniciei meu trabalho como guia de turismo autorizada.
Cursos que fiz para aprimorar meus conhecimentos como guia de turismo:
- “A scuola con Raffaello” (Università di Urbino);
- “Paesaggi di Roma Antica. Archeologia e storia del Palatino” (Università La Sapienza di Roma);
- “Fontes medievais no Brasil: a coleção de Livros de Horas da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro” (USP);
- “XIV Scuola Estiva Internazionale in Studi Danteschi” (Università Cattolica del Sacro Cuore, Università di Verona, Centro Dantesco O.F.M. Conv. di Ravenna);
- Arqueologia Bíblica (Moriah College e Univ. Hebraica de Jerusalém).
Ressalto que não sou uma agência de viagens/ serviços.
Sobre os textos do blogue Viagem na Itália
As postagens no blogue são escritas somente por mim, única autora deste veículo de comunicação.
Publico dicas do que visitar em algumas cidades italianas (igrejas, sítios arqueológicos e museus), filmes sobre arte, língua e cultura italiana, etc. (eis o índice com todas as categorias das postagens).
Visto que a maioria dos meus textos concentra assuntos relacionados à história, arte e arqueologia, pesquiso somente fontes confiáveis para a redação de meus textos, tais como:
- Livros de arte, história, arqueologia;
- Sites institucionais;
- Artigos científicos;
- Artigos publicados em jornais e revistas;
- Materiais explicativos de museus, sítios arqueológicos, igrejas;
- Documentários e entrevistas de pesquisadores, professores, museólogos, etc.
Praticamente todas as fontes acima são em língua italiana, mas também consulto alguns textos em português e em inglês. As traduções para o português são feitas por mim.
No final de cada postagem, cito a(s) sua(s) devida(s) fonte(s), como é a praxe de um veículo de comunicação sério e que respeita a autoria de terceiros.
Aconselho o leitor a controlar sempre nos sites oficiais dos museus, sítios arqueológicos, igrejas, etc., os horários de abertura, preços e outras informações que possam variar com o tempo.
«Questo blog non rappresenta una testata giornalistica in quanto viene aggiornato senza alcuna periodicità. Non può pertanto considerarsi un prodotto editoriale ai sensi della legge n. 62 del 7.03.2001»