A Itália, se comparada com o Brasil, tem dimensões bem pequenas, o que é uma vantagem para o turista porque facilita muito a sua locomoção pelo país.
Em algumas horas viaja-se do sul para o centro, do centro para o norte e assim por diante.
Neste post, você encontra:

Mapa da Itália com suas regiões
Noroeste da Itália
O noroeste da Itália é dividido em quatro regiões: Ligúria, Lombardia, Piemonte e Vale de Aosta (Valle d’Aosta, em italiano).
Abaixo, os mapas dessas quatro regiões e suas respectivas províncias.
📍 Ligúria
A Ligúria tem quatro províncias: Impéria, Savona, Gênova e La Spezia.
Na província de Impéria está a famosa cidade de San Remo, conhecida internacionalmente pelo seu festival anual de música italiana.
A cidade de Gênova, na província homônima, é a capital da Ligúria e oferece muitas atrações para os turistas, seja na própria cidade, seja nos seus municípios.
Tive o prazer de visitar o belíssimo burgo de Portovenere, o de Portofino e a Abadia de San Fruttuoso di Capodimonte.
Na província de La Spezia, estão localizados os cinco vilarejos que formam Cinque Terre.
Booking.com📍 Lombardia
A Lombardia é dividida em doze províncias: Bérgamo, Brescia, Como, Cremona, Lecco, Lodi, Mântua, Milão, Monza e Brianza, Pavia, Sondrio e Varese.
É a região com o maior número de províncias e de municípios na Itália.
A cidade de Milão, na província homônima, é a capital da Lombardia e é a segunda maior cidade por número de habitantes no país (Roma é a primeira).
Booking.com📍 Vale de Aosta
A cidade de Aosta é a capital de Vale de Aosta (Valle d’Aosta). Vale de Aosta é a menor região italiana e também a menos populada.
É uma região autônoma, com estatuto especial, e não é dividida em províncias, mas em 74 municípios.
A cidade de Aosta é a mais populada, e com exceção desta última, todas as outras são divididas em 8 comunidades de montanhas.
Por estar na fronteira com a França, o francês também é falado nessa região.
Booking.com📍 Piemonte
O Piemonte é dividido em oito províncias: Alessandria, Asti, Biella, Cuneo, Novara, Turim, Verbano-Cusio-Ossola e Vercelli. Essa região é a segunda maior em termos de superfície, depois da Sicília.
A cidade de Turim, na província homônima, é a capital do Piemonte.
Booking.comNordeste da Itália
O nordeste da Itália, banhado pelo Mar Adriático, é formado por quatro regiões: Emília-Romanha, Friul-Veneza Júlia (Friul-Venezia Giulia), Trentino-Alto Ádige e Vêneto.
Você pode ver no mapa acima que a República de San Marino está situada entre a Emília-Romanha e Marche (região no centro da Itália).
📍 Emília-Romanha
A Emília-Romanha (Emilia-Romagna) é formada por duas regiões históricas: Emília, com as províncias de Piacenza, Parma, Reggio Emilia, Modena, Ferrara e uma grande parte da cidade metropolitana de Bolonha; e a Romanha, com alguns municípios da cidade metropolitana de Bolonha e as províncias de Ravena (Ravenna), Forlì-Cesena e Rimini.
Booking.comBolonha é a capital da Emília-Romanha, além de ser considerada o ponto-chave de cruzamento entre os trens que chegam/saem do norte e do sul da Itália.
📍 Friul-Veneza Júlia
Friul-Veneza Júlia, região administrada por um estato especial, é constituída por quatro províncias: Gorizia, Pordenone, Trieste (capital da região) e Údine.
Booking.com📍 Trentino-Alto Ádige
Trentino-Alto Ádige é também uma região de estatuto especial composta pelas províncias de Trento e de Bolzano, essas também administradas por um estatuto autônomo.
As regiões de Trentino-Alto Ádige, Friuli-Veneza Júlia e Vêneto formam a macrorregião chamada de Triveneto ou Três Venezas.
Booking.com📍 Vêneto
O Vêneto é formado pelas seguintes províncias: Belluno, Pádua, Rovigo, Treviso, Veneza (capital da região), Verona e Vicenza.
Booking.comCentro da Itália
O centro da Itália é constituído pelas regiões Marche, Toscana, Úmbria, Lácio e Abruzo (Abruzzo). No lado leste, a Itália Central é banhada pelo Mar Adriático (Marche e Abruzzo), e no lado oeste, pelo Mar Tirreno (Toscana e Lácio).
📍 Marche
A região Marche, banhada pelo Mar Adriático, é composta pelas seguintes províncias: Pesaro-Urbino, Ancona (capital da região), Macerata, Fermo e Ascoli Piceno.
Do Porto de Ancona, um dos mais importantes da Itália, saem embarcações turísticas para a Croácia, Montenegro e Grécia.
Entre as regiões Marche e Úmbria estão localizados os Montes Sibilinos.
Booking.com📍 Úmbria
A Úmbria tem duas províncias: Perugia (capital da região) e Terni. É a única região central italiana a não ser banhada pelo mar.
É nessa região onde estão situadas as cidades turísticas de Assis, Spoleto, Orvieto, etc. Se você gosta de cidade medieval, então descubra mais sobre a cidade de Gubbio.
Se estiver na província de Perugia, visite também o burgo de Deruta, um dos mais bonitos da Itália.
Booking.com📍 Abruzo
O Abruzo (Abruzzo), banhado pelo Mar Adriático, tem as seguintes províncias: Teramo, Pescara, Chieti e Áquila (capital da região).
O Gran Sasso, ou Gran Sasso d’Italia, é o maciço mais alto do país, e está localizado próprio nessa região.
Booking.com📍 Lácio
O Lácio, banhado pelo Mar Tirreno, é composto pelas seguintes províncias: Viterbo, Rieti, Roma (capital da região), Frosinone e Latina.
Booking.comÉ na província de Roma, a mais populosa da Itália, onde se encontra o Estado da Cidade do Vaticano.
Guia brasileira em Roma e Vaticano
📍 Toscana
A Toscana, banhada pelo Mar Tirreno, tem as seguintes províncias: Massa e Carrara, Lucca, Pistoia, Prato, Florença (capital da região), Pisa, Livorno, Siena, Grosseto e Arezzo.
A região tem um arquipélago (arquipélago toscano) que é constituído por sete ilhas grandes – Elba, Giglio, Capraia, Montecristo, Pianosa, Gorgona e Giannutri – três ilhas pequenas – Palmaiola, Cerboli e Formiche di Grosseto – e outras ilhotas, além de recifes.
Booking.comSul da Itália
O sul da Itália, banhado pelo Mar Adriático, Mar Jônico e Mar Tirreno, é formado pelas seguintes regiões: Campânia, Basilicata, Apúlia (Puglia), Molise, Calábria, Sicília e Sardenha.
Estas duas últimas formam a macrorregião chamada de Itália Insular, pois são as duas maiores ilhas do país.
📍 Basilicata
A Basilicata tem duas províncias: Matera e Potenza (capital da região). É banhada pelo Mar Tirreno, a oeste, e pelo Mar Jônico, ao sul.
“I Sassi di Matera” – As Pedras de Matera – são Patrimônio UNESCO desde 1993. Essa cidade serviu de cenário para diversos filmes, dentre eles “A Paixão de Cristo”, de Mel Gibson.
Booking.com📍 Molise
A região Molise, banhada pelo Mar Adritático, tem duas províncias: Campobasso (capital da região) e Isernia.
É sobre o Molise que passa o meridiano de referência para o fuso horário da Europa Central, mais precisamente na cidade de Termoli, o qual é conhecido como Meridiano de Termoli-Etna.
📍 Campânia
A Campânia, banhada pelo Mar Tirreno, é dividida em cinco províncias: Nápoles (capital da região), Caserta, Benevento, Avellino e Salerno.
Nápoles é a terceira cidade mais populosa depois de Roma e Milão. Se for a terras napolitanas ou a Salerno, não deixe de visitar:
Booking.com📍 Calábria
A Calábria é dividida em cinco províncias: Cosenza, Crotone, Catanzaro (capital da região), Vibo Valentia e Reggio Calabria. É banhada pelo Mar Jônico, a leste, e pelo Mar Tirreno, a oeste.
Essa região é separada da Sicília pelo Estreito de Messina, cuja distância é de apenas 3,2 km entre as duas regiões.
Os famosos Bronzes de Riace, duas estátuas do século V a. C., de origem grega, estão expostos no Museu Arqueológico Nacional de Reggio Calabria.
Booking.com📍 Apúlia
A Apúlia (Puglia) é formada pelas seguintes províncias: Foggia, Barletta-Andria-Trani, Bari (capital da região), Taranto, Brindisi e Lecce. É banhada pelo Mar Adriático, a leste, e pelo Mar Jônico, ao sul.
É na Puglia que fica o Salento, uma região histórico-geográfica comumente conhecida como o Salto da Bota (a ponta mais ao sul do país), formado pelas províncias de Lecce, uma grande parte da província de Brindisi e um pouco da província de Taranto.
Essa é a região mais a oriente da Itália. Aproveite e leia minhas dicas da Puglia.
Booking.com📍 Sicília
A Sicília, região autônoma, tem as seguintes províncias: Trapani, Palermo, Agrigento, Caltanissetta, Enna, Ragusa, Siracusa, Catânia e Messina.
É a maior ilha do Mar Mediterrâneo e a maior região em termos de superfície da Itália.
Essa região é banhada ao norte pelo Mar Tirreno, a leste, pelo Mar Jônico, e ao sul, pelo Mar da Sicília, o qual a separa da costa africana.
É formada pelas ilhas de Ústica e de Pantelária (Pantelleria), além dos arquipélagos das Ilhas Eólias (Eolie), Ilhas Égadas (Egadi) e Ilhas Pelágias.
Booking.com📍 Sardenha
A Sardenha, região autônoma, é dividida em oito províncias: Sassari, Olbia-Tempio, Nuoro, Oristano, Cagliari (capital da região), Medio Campidano, Ogliastra e Carbonia-Iglesias.
Segunda maior ilha do Mediterrâneo, está bem próxima da ilha francesa Córsega: as Bocas de Bonifácio são o estreito que separa essas duas ilhas por apenas 11 km.
O mar sardo é ponto de encontro de iates de milionários de todo o mundo e, ultimamente, tem conquistado principalmente os magnatas russos e árabes.
Booking.com
Mapa da Itália com todas as regiões e províncias
*Esta postagem contém links de parceiros afiliados. Saiba mais no F.A.Q do blogue.
33 comments
Olá Maria.
Primeiramente Parabéns pela blog, pela riqueza de detalhes e pelo quanto é simpática com as pessoas.
Mesmo quando o assunto não é contigo, não deixa de dar um retorno.
Encantada.
Tive uma dúvida quanto a Reggio Emília devido as chuvas e alagamento daí e descobri seu blog. Ah dúvida esclarecida.
Parabéns pelo seu trabalho.
Itália quem sabe um dia.
Até lá, forte abraço.
Sebastiana Silva
Olá, Sebastiana,
Muito obrigada pela sua mensagem e por gostar das dicas do blogue.
Infelizmente, a Emília-Romanha está passando por uma catástrofe, vamos torcer para que o tempo melhore o mais rápido possível e que a classe política não abandore os milhares de desabrigados e empresas que perderam toda a sua produção.
Abraços,
Maria Arruda
Obrigada Mara pelo conteúdo, parabéns
Olá, Yara,
Fico feliz que a postagem lhe tenha sido útil.
Obrigada,
Maria
Adooorei esse post! Eu tava procurando informações sobre as regiões da Itália, e esse foi de longe o melhor site! Obrigada 🙂
Bom dia, Carol,
Obrigada pelo comentário e fico feliz que o post acima tenha sido útil pra você 🙂
Saudações,
Maria
Muito relevante o conteúdo, bem escrito e resumido.
Obrigado!
Parabéns!
Bom dia, Jair,
Fico feliz que tenha gostado do conteúdo 🙂
Obrigada!
Maria
Boa tarde Maria!!!semana passada saiu um noticiário falando que na região sul da Itália em molise esta oferecendo moradias com propostas de 700 euros para atrair moradores.
Você sabe me dizer se essas comunas italianas na região de molise na província de isérnia são um lugar realmente bom pra morar?essas são as comunas solicitadas Castelverrino,castelpizzuto,fignano,pizzone e pietrabbondante…
Se você puder me responder,
Obrigado!
Bom dia, Igor,
Por coincidência, uma minha amiga no Brasil também me fez a mesma pergunta 🙂
Não conheço a região Molise (somente de passagem, indo de carro pra Apúlia), mas posso lhe dizer que é uma das menores regiõs da Itália e também uma das mais pobres.
Estão incentivando as pessoas a irem morar lá, porém a minha pergunta é: quais são as oportunidades de trabalho, visto que o Molise não é uma região industrializada e nem turística?
Se um for aposentado, pode até ser interessante, mas e um jovem? Onde irá trabalhar? A região também incentiva o empreendorismo? Se sim, em quais áreas?
Se essas cidadezinhas estão vazias, é porque os jovens “escaparam” justamente porque não há oportunidade de trabalho pra eles 🙁
Boa quinta-feira,
Maria
Boa noite Maria! aposentado com 66 anos, estou começando a coletar dados para viajar à Itália em abril de 2020, pensando em ficar talvez 60 dias e degustar lentamente tudo o que puder das maravilhas desse país dos meus antepassados, nesses poucos dias e talvez começar a construir a possibilidade de morar por aí uns tempos. Fui turista em 85 e 87 mas só passei por Roma, Veneza, poucos dias. Seu blog é maravilhoso, e inicialmente me esclareceu dúvidas sobre a geografia política da Itália, que eu desconhecia e tinha muita curiosidade. A origem da família da minha mulher é Trescore Cremasco, na Cremona, onde pretendo ficar alguns dias e conhecer a região no entorno e quem sabe encontrar alguns parentes dela, kkk. Agora, aos poucos, vou aproveitar todos os detalhes do blog. Muito obrigado pela sua disposição em criar esse blog!
Bom dia, Roberto,
Fico muito feliz que o blogue lhe seja útil 🙂
Espero que a sua viagem por aqui seja a mais proveitosa possível, pois o que não falta por aqui é coisa linda pra se ver.
Muitas felicidades e bom sábado,
Maria
Muito obrigada pelo material – maravilhoso.
Bom dia, Heloah,
Fico feliz que goste do conteúdo do blogue.
Saudações,
Maria
Ola,estamos programando uma viagem para a Lombardia,em setembro/outubro.Você tem conhecimento de guia/motorista que disponha de carro grande para fazermos essa viagem? Vamos em 4 casais. Agradeço,Marilane Amorim
Bom dia, Marilane,
Pode me enviar um e-mail a info@viagemitalia.com com as cidades a serem conhecidas e onde dormirão?
Obrigada e bom domingo.
Maria
Olá Silvia!
Gostaria de saber mais sobre o Norte da Itália, no que diz respeito a Política, Religião, Turismo e Gastronomia.
Att. Fabrina
Boa tarde, Fabrina,
Meu nome é Maria, não Sílvia 🙂
Para dicas do norte da Itália, você pode consultar o que já escrevi aqui: http://viagemitalia.com/tag/norte-da-italia/
Tenha um bom fim de semana.
Maria.
Mais próximo do final do ano quero visitar a Sicília. . Quais as cidades que você me recomendaria conhecer e quantos dias julga que são precisos.
Bom dia, Sr. Waldir,
A Sicília, por ser enorme, requer bastante tempo de viagem entre um extremo e outro.
Concentrando-me no lado oriental, não deixaria de conhecer Noto, Siracusa, Parque do Etna, Taormina e Giardini Naxos em 4 dias, mínimo.
Eis algumas das minhas dicas na Sicília: http://viagemitalia.com/dicas-da-sicilia/
Tenha um ótimo domingo.
Maria
Maria boa tarde,
ADorei suas dicas.
Vou para a Itália em dezembro com meu marido e filha de 14 anos, vamos para Toscana, Roma e depois passando por Assis, vamos para o norte onde vamos conhecer Veneza, Verona e outras cidades próximas, e ir embora por Milão…
Você tem alguma dica de onde ficar no norte, cidade menores não as maiores, preços mais acessíveis e bem perto para bate e voltas dessas cidades citadas. Agradeço antecipadamente, obrigado. Silvia nunes
Boa tarde, Silvia,
Não conheço nenhuma cidade pequena no norte da Itália que sirva como cidade-base para bate-volta 🙁
O que posso sugerir, se forem usar o trem, é de dormir em Bolonha porque oferece vários trens diários para Pádua, Veneza, Verona, Ferrara, Mântua, Bérgamo, etc., além de ter uma oferta bem ampla de hotéis para todos os orçamentos.
De qualquer forma, obrigada pelo seu comentário e façam uma excelente viagem.
Maria
Boa tarde Maria! Moro no Brasil e estou pensando em propôr para meu marido umas férias de janeiro com nossos filhos (12 e 17 anos) na Itália. Nós já conhecemos algumas regiões maravilhosas daí (Roma, Vaticano, Firenze, Milão, Pompéi, Costa Malfitana, Capri, Ana Capri e outras, mas nossos filhos conhecem apenas Firenze onde tenho uma sobrinha que mora e trabalha. Meu marido trabalha para várias empresas estrangeiras no Brasil e uma delas é italiana. Eu queria uma sugestão sua de roteiro para fazermos com as crianças saindo de Milão e passando por Roma (onde quero muito que eles conheçam). O que você me sugere para esta época do ano (inverno na Europa) que possamos fazer e nos apaixonarmos ainda mais pela Itália? Duração da viagem de aproximadamente 20 dias.
Obrigada!
Claudia Pascoal
Bom dia, Claudia,
Eu não tenho roteiros prontos no blogue, somente dicas do que fazer em cada cidade/ região.
Se quiser, pode consultá-las assim:
Norte da Itália: viagemitalia.com/tag/norte-da-italia
Centro da Itália: viagemitalia.com/tag/centro-da-italia
Já se preferir um roteiro personalizado, o Lorenzo elabora itinerários sob medida: viagemitalia.com/roteiros-personalizados
Boa quinta-feira ☺
Maria
Olá, a questão não é a distância, mas a quantidades de coisas para ver. Se eu fosse você selecionaria uma região por interesses, dependendo da estação. Há roteiros gastronômicos, etílicos, arquitetônicos etc.
Olá gostei do site, vi algumas informações interessantes sobre as regiões da Itália e como imagino que é pequena, em poucos dias, acredito, se viaja de sul a norte ou leste oeste. Grato.
Bom dia, Servio,
Sim, a Itália é pequena se comparada ao Brasil, porém, mesmo com as suas distâncias curtas, não vale a pena fazer tudo correndo, pois há muita coisa para se ver de norte a sul do país!
Obrigada por gostar das dicas do blogue,
Maria
Boa tarde, sou cidadão italiano, já tenho passaporte há anos. Vou morar pela primeira vez na Itália em novembro, e gostaria de saber se você tem informação sobre o prazo mínimo de contrato de aluguel para servir como atestado de residência. Alguns dizem que 3 meses bastam, outros, um ano. Isso depende da Comune? Já busquei informação até no Ministério da Saúde italiano…nada…também aventaram a possibilidade de se ficar com amigos obter uma dichiarazione di ospitalitá. Há alguma regra clara sobre isso?
Grazie,
Roberto
Bom dia, Roberto,
Infelizmente não posso responder a sua dúvida porque não tenho nenhum conhecimento sobre esse argumento…
Aconselho-o a procurar um blogue/site/fórum especializado no assunto.
Tenha um ótimo fim de semana,
Maria
Muito bom encontrei várias explicações para minhas perguntas.grata.
Que bom que o post foi útil pra você ☺
Bom fim de semana.
Maria
Olá Maria! Me chamo Cintia e estou juntando os papéis para solicitar minha cidadania italiana. Visitei seu site e como vi que vc conhece muito bem a Itália, pensei que pode me ajudar com uma questão. Meu antepassado italiano nasceu em Banavigo, encontrei sua certidão de batismo no Comune de lá, mas não encontrei a de casamento neste Comune. Poderia me dizer quais são os comunes próximos a Bonavigo, para que eu possa procurar em outras regiões?
Grata desde já e sucesso ao seu site! Bjs!
Bom dia, Cintia,
Não lido sobre questões burocráticas de cidadania italiana, mas você pode consultar a lista de todos os municípios da província de Verona aqui: http://www.comuni-italiani.it/023/lista.html
Obrigada pelas felicitaçãos ao blogue.
Maria