Em fevereiro de 2016, durante o carnaval de Veneza, fui conhecer a Livraria Acqua Alta (Libreria Acqua Alta), uma das 10 livrarias mais bonitas do mundo segundo a BBC, situada no centro histórico veneziano.
📚 Livraria Acqua Alta, Veneza: uma das livrarias mais bonitas do mundo
Com essa fama internacional, a Acqua Alta já virou atração turística na cidade.
Muitos turistas visitam-na somente para tirar algumas fotos, porém, para aqueles que adoram livros, a sua coleção é surpreendentemente rica: vai desde livros de arte (uns dos meus preferidos) até romances, catálogos de música, poesia, suspense, histórias em quadrinhos, etc.
De grande destaque são os vários livros dedicados a Veneza, seja em italiano, veneziano, vêneto ou em língua estrangeira.
Vários livros raros à venda
Os livros são divididos em assuntos ou línguas, e segundo Luigi Frizzo, proprietário da Acqua Alta, sua coleção também é composta de livros que já saíram de circulação e de livros livros raros dos séculos XVIII e XIX.
A Livraria Acqua Alta foi aberta em 2004 em um antigo depósito do senhor Frizzo. A ideia de se utilizar canoas e gôndolas para guardar os livros é justamente para salvá-los da “acqua alta”: em alguns períodos do ano, a maré sobe em Veneza e inunda as áreas mais baixas da cidade, daí a necessidade de se proteger os livros desse movimento de fluxo e refluxo das águas do mar.
Uma escada feita de livros
Em 2008-2009, a água conseguiu entrar nas canoas, danificando algumas enciclopédias, as quais hoje servem como degraus de uma escada no pequeno terraço em frente a um canal e de onde se vê a Corte Sconta, chamada Arcana, de Corto Maltese de Hugo Pratt.
Quando chove, e se as enciclopédias são danificadas, o proprietário as substitui.
Como o período em que a conheci era justamente o do carnaval, algumas pessoas fantasiadas entravam na livraria para fazê-la de set fotográfico: juntar o ambiente da Acqua Alta com as lindas máscaras venezianas era um prato cheio para qualquer um que quisesse levar uma foto de recordação desse lugar.
Os gatos são de casa
Os livros à venda, novos e usados, estão acomodados em banheiras, canoas, gôndolas e barris de madeira, além das várias estantes que cobrem praticamente todas as paredes da livraria.
Os gatos do senhor Luigi Frizzo, proprietário da Acqua Alta, também fazem parte dessa atração turística, o que me faz lembrar os amáveis cachorros de Pompeia que rodam livremente por esse sítio arqueológico.
📍 Como chegar à Livraria Acqua Alta, em Veneza
Página no Facebook da Libreria Acqua Alta.
*Alguns trechos deste texto são baseados na entrevista de Luigi Frizzo ao site de notícias Ansa.
**Esta postagem contém links de parceiros afiliados. Saiba mais sobre a Política de Monetização do blogue.
3 comments
Que legal! Vou anotar pra conhecer em minha viagem!
Olá, Leidiane,
Vai, sim. A livraria Acqua Alta já virou atração turística em Veneza ☺
Saudações e boa viagem à Itália.
Maria