Gubbio, uma pequena cidade na província de Perugia, região Úmbria (Umbria, em italiano), centro da Itália, teve uma grande importância na Idade Média devido à sua posição estratégica entre Ravena (Ravenna, em italiano) e Roma, uma área que era motivo de confronto entre longobardos e bizantinos.
Essa situação geográfica de Gubbio em relação ao percurso principal de Via Flaminia conseguiu protegê-lo parcialmente da onda de saques comandados por Alboino, rei dos longobardos.
A sua sólida organização eclesiástica também contribuiu para que a cidade tivesse seu lugar de destaque na Idade Média.
Nesta postagem, você encontra:
Gubbio, cidade medieval na Úmbria, centro da Itália
Gubbio foi uma área importante para os úmbrios no passado, como demonstram algumas Tábuas Eugubinas do III-I século a.C, preciosas relíquias epigráficas da Itália pré-romana.
Apesar de não fazer parte da típica rota turística de muitos estrangeiros que visitam a Úmbria, Gubbio merece, assim como as outras cidades úmbrias, uma visita, nem que seja por poucas horas, para que o turista possa apreciar um pouco os seus monumentos históricos.
O auge de Gubbio
Visão da parte alta de Gubbio. Na primeira metade do século XIV, essa cidade alcançou o auge da prosperidade: aumentou o número de habitantes, desenvolveram-se algumas artes, principalmente a da lã, foram construídas novas muralhas em torno da cidade e os seus elegantes palácios de poder.
Não tive a oportunidade de experimentar, mas em Gubbio existe um teleférico que liga a cidade ao Monte Ingino (908 m sobre o nível do mar) e depois sobe até a Basílica de Santo Ubaldo.
Principais festas da cidade
As principais festas de Gubbio são: Procissão do Cristo Morto (Sexta-feira Santa), Festa das Ceras (15 de maio), Palio della Balestra (último domingo de maio), Mostra Mercado de Trufa Branca e Produtos Agroalimentares (fim de outubro – início de novembro) e a maior árvore de natal do mundo (7 de dezembro a 10 de janeiro).
São Francisco em Gubbio
Existe uma lenda na qual se narra que São Francisco de Assis, durante a sua permanência em Gubbio, no início do século XIII, teria amansado um lobo muito feroz que aterrorizava a cidade naquela época.
Uns dizem que teria sido uma loba em vez de um lobo… mas isso é uma outra história.
Uma cidade que pertenceu a muitos reinos
Durante o período em que Gubbio pertenceu diretamente ao Estado da Igreja, a cidade viveu sua decadência política e econômica. Com Napoleão, Gubbio vem incorporado à República Cisalpina (1798), depois àquela Romana (1798-1799) e, de 1808 a 1814, ao Reino Itálico.
Em 1860, pouco depois da sua incorporação ao Reino da Itália, Gubbio foi agregada à região Úmbria.
Teatro romano, um importante sítio arqueológico que comprova a presença dos romanos em Gubbio. Realizado no século I a.C., provavelmente essa construção estava localizada na periferia da cidade, perto das antigas termas.
Na época do império romano, esse teatro era o segundo em ordem de grandeza em todo o território romano, com capacidade para cerca de seis mil pessoas.
Hoje, infelizmente, apenas resta uma pequena parte do teatro, o qual vem usado para representações musicais ao ar livre.
Como chegar a Gubbio, Úmbria, centro da Itália
Pegue o trem que faz a linha Roma-Ancona e desça na estação de Fossato di Vico/ Gubbio. Em frente à estação, pegue o ônibus em direção a Gubbio. A viagem dura cerca de trinta minutos.
Atenção! São poucos os ônibus que fazem a linha Fossato di Vico – Gubbio.
Se estiver DE CARRO pela Úmbria, e quiser conhecer um outro burgo, eis:
Deruta, província de Perugia, um dos burgos mais bonitos da Itália
Entra-se no burgo de Deruta através da sua porta principal, a de São Miguel Arcanjo.
Logo na entrada dá para ver algumas estruturas de antigos fornos para a fabricação de cerâmicas, construídas nos séculos XVI e XVII.
Aliás, as maravilhosas cerâmicas estão por toda a parte, e é próprio neste burgo que fica o Museu Regional da Cerâmica.
O chafariz da Praça dei Consoli, construído em 1848.
É possível visitar a igreja desconsagrada de Santo Antônio Abate com um dos guias da associação de turismo do burgo, pois ela é fechada à visitação normal.
O guia vai lhe explicar, com ricos detalhes históricos, sobre os afrescos dos artistas Bartolomeo Caporali e Giovanni Battista.
Como chegar a Deruta, Úmbria
De Roma:
Pegar o trem em direção a Ancona, descer na estação de Fossato di Vico/Gubbio e pegar o ônibus pra Deruta.
De Florença:
Descer em Perugia e pegar um ônibus para Deruta.
De carro:
Aproveite e ALUGUE SEU CARRO COM NOSSO PARCEIRO RENTALCARS.
* Esta postagem contém links de parceiros afiliados. Saiba mais sobre a Política de Monetização do blogue.
7 comments
Olá, Natalie, obrigada!
Tenha um ótimo fim de semana 🙂
Maria
Oi, Maria. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Natalie – Boia
Obrigada pelo seu comentário, Deyse.
Abraços,
Maria
Ja visitei Gubbio, muito linda mesmo. otimo post. abraços.