Carnaval na Itália não é só sinônimo de fantasias, máscaras, festas etc., é também o período no qual alguns doces italianos típicos são preparados em todas as regiões do país, assim como acontece no Natal e na Páscoa.
Contato de guia brasileira na Itália
🍰 Viaje em alguns doces italianos típicos de carnaval
Krapfen
Criado no século XVII, e de origem austríaca, esse doce recheado com geléia de damasco saiu da Áustria para conquistar paladares nas regiões Lombardia, Vêneto e, principalmente, em Trentino-Alto Ádige.
Dizem que é nessa última, aos pés das Dolomitas, onde se come o melhor krapfen italiano. Esse doce parece muito com o sonho, não?
Mas a diferença entre os dois é que o krapfen, para ser considerado realmente o legítimo, tem que ter somente recheio de damasco. E ponto final.
Castagnole fritte
Originários do centro da Itália, esses doces são conhecidos em todo o país e podem ter outros nomes, como zeppole ou tortelli, dependendo do tipo de forma em que são apresentados.
A forma clássica das castagnole, como aquelas feitas na Romanha, lembra a de uma castanha, apesar de esse doce não ter castanhas entre seus ingredientes.
Elas são bolinhas fritas, cobertas com açúcar, e podem ser sem recheio ou recheadas com creme, geleia de fruta, chocolate e, pasmem, até mostarda!
Frittelle
Também conhecida como fritola veneziana, por volta do século XVIII, ela foi eleita o doce nacional do Estado de Veneza. As frittelle eram preparadas pelos fritoleri, os quais as vendiam em barracas de madeira.
Se for ao carnaval de Veneza, não deixe de experimentar essa sua guloseima-símbolo.
Tarallo al Naspro
Doce típico de carnaval das regiões Basilicata, Campânia, Calábria e Apúlia, todas no sul da Itália. Antigamente ele era servido em bandejas ornadas com rendas e acompanhado por um licor caseiro.
Existe uma teoria sobre a origem do nome tarallo, a qual afirma que esse nome venha do grego toros, o qual significa toroidal, isto é, redondo.
Chiacchiera
É um doce quebradiço, à base de farinha, e pode ser frito no óleo ou assado no forno, e coberto com açúcar de confeiteiro. Em Gênova e no Piemonte, é conhecido como bugie, na Toscana é chamado de cenci, na Úmbria, frappe, em Veneza, galàni, e por aí vai.
Há vários modos para a sua preparação, e uma delas é que a chiacchiera também possa ser coberta com mel ou chocolate derretido. Qual a sua cobertura preferida?
Arancini di carnevale
Típica da região Marche, centro da Itália, é uma massa frita com sabor de laranja, e não deve ser confundida com o arancino siciliano, um salgado frito.
O doce carnavalesco tem esse nome porque o ingrediente que lhe dá o sabor final é próprio a laranja, “arancia“, em italiano.
É o doce mais tradicional durante o carnaval dos marchigiani, gentílico para aqueles que nasceram na região Marche.
Contato de guia brasileira na Itália
* Todas as fotos aqui mostradas são de Wikipédia e do Blog Giallo Zafferano.
2 comments