Junho na Europa é sinônimo de verão, pois essa estação já começa a dar as caras com suas temperaturas elevadas nos primeiros dias do mês.
E para comemorar a felicidade de se poder tirar do armário o biquíni, maiô ou sunga, que tal aliar contemplação de museus, restos arqueológicos, monumentos, burgos etc. com um refrescante banho de mar?
🏖️ Dicas de praias na Itália
O mar italiano não deixa nada a desejar ao mar brasileiro, caribenho ou asiático: há praias de águas azuis, verdes, com areia, com pedrinhas, com rochedos, sem rochedos e por aí vai.
Mas se você quiser unir o útil ao agradável, isto é, mergulhar em uma praia italiana e ainda apreciar uma de suas belezas artístico-culturais, então veja abaixo a lista com algumas localidades onde você pode tomar um bom banho de mar e curtir o melhor da arte, cultura e arqueologia do país.
Apúlia (Puglia, em italiano), o salto da bota
Localizada no sul do país, a Puglia é bem badalada pelas suas praias incríveis e pela grande quantidade de atrações artístico-culturais que a caracterizam.
Gallipoli, Peschici, Otranto e Gruta da Poesia são alguns exemplos de praias que já conquistaram muitos turistas, principalmente os próprios italianos.
Capri, sul da Itália
A Ilha de Capri já se vende só pelo nome.
Aproveite para visitar a Villa Jovis, palácio do imperador romano Tibério.
Cinque Terre, Patrimônio UNESCO na Ligúria, norte da Itália
Os cinco vilarejos que formam Cinque Terre, Patrimônio UNESCO na região Ligúria, são muito visitados por turistas estadunidenses, holandeses, ingleses e, nos últimos anos, há também um boom de brasileiros.
Conhecer esses vilarejos, a maioria a pique sobre o mar, e ainda poder mergulhar nas suas praias é simplesmente fantástico.
Costa Amalfitana, Patrimônio UNESCO na Campânia, sul da Itália
Quem nunca sonhou em mergulhar nas águas da Costa Amalfitana, Patrimônio UNESCO na Campânia?
Com seus burgos praticamente suspendidos sobre o mar e suas águas azuis (ou esverdeadas, dependendo da luz solar), as várias praiazinhas que formam essa área pra lá de famosa internacionalmente são uma ótima pedida para quem for visitar o sítio arqueológico de Paestum, por exemplo.
É só escolher: Amalfi, Positano ou Ravello.
🏖️ Dicas de praias na Itália para aproveitar melhor o verão italiano
Riccione, Emília-Romanha, centro-norte da Itália
Bem, a cidade, onde moro, é um balneário no Mar Adriático muito frequentado por turistas italianos, russos e alemães.
Daqui você pode ir ao centro histórico de Rimini e arredores para visitar alguns monumentos. São dez minutos de trem entre as duas cidades.
San Fruttuoso, Ligúria, norte da Itália
Tomar banho na minúscula praia da Abadia de San Fruttuoso é juntar natureza com cultura, pois só em visitar esta abadia em frente à praia os nossos olhos já brilham de tanto deleite.
O legal é fazer a trilha que liga San Fruttuoso a Portofino, um dos portos mais badalados e chiques da Europa.
Eu fiz a trilha e conto neste texto AQUI.
5 comments
Estive lá esse ano, mas era maio ainda e estava um pouco frio, da próxima vez quero voltar no verão mesmo para aproveitar melhor. Adorei conhecer alguns lugares da Ligúria, mas fiquei com gostinho de quero mais. Abraços.
Olá, Fábio, estive na Ligúria no início de outubro e dá para tomar banho de mar ainda!
Espero que você possa voltar lá no verão. Obrigada pelo seu comentário.
Abraços,
Maria
Ah a Itália … linda em qualquer época do ano!
Sim, aqui há belezas para qualquer estação ☺
Saudações,
Maria