No fim de setembro de 2016, participei, com outras blogueiras de viagem, do blog tour #BuonVivere pela Romanha, sub-região administrativa da Emilia-Romagna (Emília-Romanha), norte da Itália.
Essa foi a terceira vez que participei do Romagna Buon Vivere, o qual é organizado pela blogueira Alessandra Catania, do 21 grammy.
Ficamos hospedadas no B&B Calicanto, em Forlì, que foi nossa base para poder explorar um pouco mais alguns lugares encantadores da Romanha.
🏛️ Dicas da Emília-Romanha: turismo além do típico “feijão com arroz”
Abaixo, relato alguns lugares que visitamos e que considero relevantes para quem vem à Emilia-Romagna e quer visitar uma Itália fora do óbvio.
B&B Calicanto, Forlì
B&B com apenas dois quartos e de propriedade de uma típica família romanhola. Andrea, sua esposa Anne-Marie, os filhos, o gato e o cachorro Mutley são de uma grande simpatia!
Para mais informações e/ ou fazer a sua reserva, consulte em português informações sobre o B&B Calicanto, Forlì.
Laboratório de restauro e conservação de livros antigos e manuscritos, Forlì
Nunca tinha entrado em um laboratório de restauro e conservação de livros antigos e manuscritos, e, logicamente, fiquei encantada com o trabalho minucioso e de muita dedicação feito pelas suas restauradoras. Veja esta belíssima imagem abaixo de um mapa antigo que está em fase de restauro nesse laboratório forlivese:
Fortaleza de Ravaldino ou de Caterina Sforza
Este edifício histórico, lugar de batalha entre a família Bórgia e Caterina Sforza, está situado no centro de Forlì. Fizemos uma visita guiada pelo seu exterior (a fortaleza não é aberta ao público) para conhecer um pouco mais sobre os acontecimentos que marcaram não somente o destino da cidade de Forlì, mas da Itália em geral.
Afinal, os temidos Bórgias não jogavam pra perder, assim como a potente família Sforza.
Endereço do Castelo de Caterina Sforza: Via Giovanni dalle Bande Nere, Forlì.
Acervo Piancastelli, Biblioteca Saffi, Forlì
Um dos acervos mais importantes da região, cuja diretora é a Dra. Antonella Imolesi, conta com um patrimônio de inestimável valor sobre a história da Romanha.
Villa Saffi, Forlì
Fizemos uma visita guiada na Villa Saffi, em San Varano, perto do centro de Forlì, um edifício do século XIX. Sua importância histórica está ligada às reuniões carbonárias e por ter sido residência da família Saffi, cujo um dos membros, Aurelio Saffi, desempenhou um papel relevante para a futura criação da República Italiana.
Endereço de Villa Saffi: Via Firenze, 164, San Varano, província de Forlì.
Ca’ Bevilacqua, Bertinoro, Forlì
A nossa passagem pelo B&B Ca’ Bevilacqua foi rápida e só tivemos mesmo tempo para saborear o jantar preparado pela proprietária. Folheei uma revista inglesa que escreveu uma matéria sobre esse destacando o seu charme e hospitalidade em terras romanholas.
Dê uma conferida no site do Booking em português do B&B Ca’ Bevilacqua.
Visita a uma vinícola em Faenza, província de Ravenna
Visitamos uma vinícola nas colinas de Faenza, província de Ravenna
Delícias romanholas: preparação de uma ciambella
A ciambella romanhola, doce típico da região, feito por um confeiteiro genuinamente romanholo.
Birdwatching em Cervia, província de Ravenna
Primeira vez que fiz birdwatching, e a bordo de um barco elétrico! Experiência maravilhosa!
Mosaicos e Street Art no centro de Ravenna
Ravenna, a última capital do Império Romano do Ocidente, além de ter 8 Patrimônios UNESCO, oferece também muros com street art e laboratórios de restauro de mosaicos para quem se interessa por essa arte antiquíssima.
* As informações do presente texto são de minha opinião e sem a interferência de terceiros.
** Participaram do blog tour #BuonVivere: MartinaWay, 21 grammy, Forchetta & Valigia, Talenti Lucani e Le MarchEscape.
***Esta postagem contém links de parceiros afiliados. Saiba mais sobre a Política de Monetização do blogue.
2 comments