Para você que vai à linda Costa Amalfitana, Patrimônio Unesco na província de Salerno, região Campânia, sul da Itália, eis algumas dicas de Amalfi, Ravello e Positano para você aproveitar melhor a sua viagem pela região.
Dicas da Costa Amalfitana: Amalfi, antiga república marítima
Dicas de Amalfi
Amafi foi, por volta do século XI, uma das repúblicas marítimas mais famosas da Itália.
Pela sua importância comercial que teve na história, mas também pela sua posição geográfica na costa, Amalfi originou o nome da famosa Costa Amalfitana.
Quem visita a Costa Amalfitana não pode deixar de visitar Amalfi, afinal, esta cidade é a fonte de inspiração para o nome dessa costa reconhecida internacionalmente.
A antiga república marítima de Amalfi foi uma das mais potentes da Itália e, apesar de ter entrado em decadência no século XIII, hoje ela é parada obrigatória para os turistas que visitam as cidades que compõem esse Patrimônio UNESCO na região Campânia.
A atração principal de Amalfi é, sem sombra de dúvidas, a Catedral de Santo André, padroeiro da cidade, em estilo árabe-siciliano e que se encontra no centro.
O que fazer em Amalfi
As outras principais atrações de Amalfi são igrejas, mas caminhar pelas suas vielas é já uma viagem no tempo e uma oportunidade para o turista apreciar as várias lojas de artesanato e se deliciar com a cozinha local.
Mapa de Amalfi, Costa Amalfitana
Para mais informações turísticas de Amalfi, confira o site do órgão de turismo da cidade (italiano e inglês).
Como ir pra Amalfi
De trem: A estação mais próxima é a de Salerno, onde você tem que pegar um ônibus da empresa SITA ou uma das barcas para Amalfi que saem da Piazza della Concordia.
De carro: Alugue seu carro para viajar pela Costa Amalfitana pelos melhores preços aqui.
De ônibus: Se você sair de Nápoles, o ideal é pegar o trem da Circumvesuviana até Sorrento e daqui pegar o ônibus da SITA que faz a linha Sorrento-Positano-Amalfi.
A parada do ônibus é bem em frente à estação de Sorrento e a viagem dura cerca de 1:30 h até Amalfi.
Contato de guia brasileira na Itália
O que ver na Costa Amalfitana: Ravello
Ravello é uma cidadezinha famosa mundialmente por exercer um certo fascínio em pessoas ligadas à arte, e aos endinheirados também, seja pela sua beleza natural e arquitetônica, seja pelos eventos artísticos ali realizados.
Como a maioria das cidades italianas, Ravello também conheceu a sua decadência econômica no século XII, mas a partir do século XIX ela foi redescoberta por alguns intelectuais e artistas que a colocaram nas luzes da ribalta, sendo hoje muito bem frequentada, obrigado, por intelectuais, artistas de elite e, lógico, por muita gente com grana.

O que fazer em Ravello
Se você tiver pique e fôlego, existe uma trilha que liga Amalfi a Ravello. Eu não a encarei porque não estava preparada fisicamente para subir e/ ou descer a escadaria em um percurso ríspido, segundo opiniões de quem já a percorreu.
Igrejas, palácios e fontes são as atrações que o turista pode ver em Ravello, mas eu destaco uma que é um pedaço do Brasil nessa maravilha em plena Costa Amalfitana: o Auditório Oscar Niemeyer, o qual foi projetado pelo próprio arquiteto.
Villa Rufolo e Villa Cimbrone
Visitei Villa Rufolo, que junto com Villa Cimbrone são os edifícios históricos mais visitados em Ravello. Em 1880, o grande músico Richard Wagner visitou Villa Rufolo e se inspirou no seu jardim para compor o Jardim de Klingsor, no segundo ato do seu drama musical Parsifal.


No maravilhoso jardim de Villa Rufolo são realizados concertos durante o verão.


Informações turísticas de Ravello
Para mais informações turísticas de Ravello, leia o site do órgão de turismo da cidade (italiano, inglês, alemão, francês e espanhol).
Como ir a Ravello, Costa Amalfitana
De trem: É melhor descer na estação de Salerno, onde você pode pegar um ônibus da empresa SITA ou uma das barcas para Amalfi que saem da Piazza della Concordia. No centro de Amalfi, pegue um ônibus para Ravello.
De ônibus: Se você sair de Nápoles, o ideal é pegar o trem da Circumvesuviana até Sorrento e daqui pegar o ônibus da SITA que faz a linha Sorrento-Positano-Amalfi.
A parada do ônibus é bem em frente à estação de Sorrento e a viagem dura cerca de 1:30 h até Amalfi. No centro de Amalfi, pegue um ônibus para Ravello.
Vai passear pela Costa Amalfitana de carro? Então alugue um AQUI PELOS MELHORES PREÇOS.
Dicas da Costa Amalfitana: o que fazer em Positano

Positano, cidade esculpida sobre uma colina em frente ao Mar Tirreno é uma meta turística muito conhecida desde a época do Império Romano.
Descobri Positano por meio do filme Sob o Céu da Toscana (Under the Tuscan Sun, 2003), com o gatíssimo ator italiano Raoul Bova, o qual roda uma de suas cenas românticas com a personagem Frances na praia do centro positanese, Marina Grande.
Contato de guia brasileira na Itália
Ao ver essa praia no filme, matutei com os meus botões que gostaria de ir até lá numa primeira oportunidade.

Onde dormir em Positano
Assim, a primeira vez que botei os pés em Positano foi em 2010, e a segunda, em 2011, quando fiquei uma semana hospedada no centro de Positano, perto do comércio, dos restaurantes e do ponto de ônibus.
Sim, porque rodar na Costa Amalfitana de carro é loucura: além do sofrimento em conseguir estacionamento, o preço é bem salgado.

Muita gente famosa já frequentou Positano, dentre eles o grande escritor americano e prêmio Nobel, John Steinbeck, o qual esteve na cidade entre 1953 e 1961.

Dicas do que ver em Positano

Passear pelas grandes escadas positaneses é já uma bela atividade física, pois se você quiser desbravar as ruazinhas da cidade, prepare as canelas para subir e descer as dezenas de degraus que a cortam.
Praias de Marina Grande e de Fornillo
A praia de Marina Grande está próprio no centro de Positano, enquanto a de Fornillo, mais tranquila, fica um pouco mais afastada, porém há um caminho a partir do centro que você pode fazer sem muito esforço para chegar até lá.
Eu o fazia praticamente todos os dias.
Para os preguiçosos, ou para quem tem dificuldades de locomoção, existe um barquinho-táxi que sai da praia de Marina Grande até Fornillo.

Parque Regional dos Montes Lattari
Aproveitei também para conhecer o Parque Regional dos Montes Lattari, que fica numa montanha debruçada sobre o Mar Tirreno. Subi até o Parque com um ônibus que sai do centro de Positano. Já para descer, encarei os 1700 degraus que levam até à estrada principal em direção a Positano.

Apesar de estar de chinelos, valeu a descida com um visual espetacular.

Bate-volta à Ilha de Capri de barco
Eu fiz um bate-volta até Capri de barco e o aconselho para quem faz de Positano a sua cidade-base, assim como eu fiz.
Leia o post AQUI.
Informações turísticas de Positano
Para mais informações turísticas de Positano, consulte o site do órgão de turismo da cidade (em italiano e inglês).
Como ir pra Positano, Costa Amalfitana
De trem: A estação mais próxima é a de Nápoles. Na estação central, pegue o trem da linha Circumvesuviana até Sorrento e dessa cidade tome o ônibus da SITA que faz a linha Sorrento-Positano-Amalfi.
A parada do ônibus é bem em frente à estação de Sorrento e a viagem dura cerca de 1 h até Positano.
DE CARRO: Tenha em consideração que na alta temporada o estacionamento custa bem caro. Aproveite e reserve seu carro pelos melhores preços aqui.
Contato de guia brasileira na Itália
* Esta postagem contém links de parceiros afiliados. Saiba mais sobre a Política de Monetização do blogue.
11 comments
Grazie !!!
Prego!
Maria