Cinque Terre, Patrimônio UNESCO desde 1997 na costa da Ligúria, é formada por cinco vilarejos – Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso – e é uma das principais atrações turísticas dessa região no norte da Itália.
Dicas de Cinque Terre, na Itália: Patrimônio UNESCO
A primeira vez que visitei Cinque Terre, em outubro de 2008, pude fazer a famosa Via do Amor (Via dell’Amore), a qual liga Riomaggiore a Manarola e é o melhor modo para iniciar um percurso de descoberta dos cinco vilarejos de Cinque Terre, com direito à vista do Mar Lígure e da vegetação do alto das montanhas.
A Via dell’Amore está fechada desde 2012
Porém, em 2012, por um deslizamento de terra, a Via do Amor foi interditada e permanece fechada até hoje (um absurdo!). Ainda não há previsão para a sua reabertura…
A Via dell’Amore faz parte da Trilha Azul (Sentiero Azzurro), a qual tem 12 km de extensão e liga os cinco vilarejos de Cinque Terre.
🗺️ Mapa de Cinque Terre: Trilha Azul (Sentiero Azzurro)
Levanto, cidade-base perto do vilarejo de Monterosso
A Via do Amor é a trilha mais curta de Cinque Terre, com uma extensão de 900 m. O tempo de caminhada é de 15 a 30 minutos. Como escrevi acima, ainda não há previsão para a sua reabertura.
Em 2008, fiquei hospedada na cidade de Levanto, perto do vilarejo de Monterosso, um lugar estratégico para conhecer Cinque Terre, Portofino, Portovenere, etc. por ter uma estação ferroviária.
No dia em que fizemos a Via do Amor, pegamos (eu e meu marido) o trem que faz a linha Gênova – La Spezia (direção norte) e descemos em Riomaggiore, onde iniciamos a trilha.
A viagem de trem entre Levanto e Monterosso (primeiro vilarejo em direção norte) dura 6 minutos, enquanto de Levanto a Riomaggiore (último vilarejo em direção norte) dura 20 minutos.
Lerici, cidade-base para explorar Cinque Terre
Já na segunda vez que fui a Cinque Terre, em 2015, sempre no mês de outubro, optei por ficar no Albergo Serena, município de Lerici, província de La Spezia.
Fomos de carro até La Spezia e depois pegamos o trem da linha Gênova – La Spezia (direção sul) e descemos no vilarejo de Riomaggiore, como fiz em 2008.
A viagem de trem entre La Spezia e Riomaggiore (primeiro vilarejo em direção sul) dura 7 minutos, enquanto de La Spezia a Monterosso (último vilarejo em direção sul) dura 21 minutos.
🗺️ Mapa de Cinque Terre: Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso
Parque Nacional de Cinque Terre
Riomaggiore, Vernazza e Monterosso fazem parte do Parque Nacional de Cinque Terre.
Até o fechamento da Via do Amor, em 2012, era bem fácil a caminhada entre Riomaggiore e Manarola, pois a trilha é plana, sem nenhum obstáculo.
Já com o percurso atualmente fechado, tive que pegar o trem de Riomaggiote até Manarola.
Porém, a viagem é tão rápida que não dá nem tempo de sentar porque já está na hora de descer: dura incríveis 2 minutos!
Sentiero Azzurro
Já de Manarola até Corniglia, a trilha ainda não é tão cansativa, porém há uma escadaria (382 degraus) que requer um pouco de esforço físico para chegar até o centro histórico de Corniglia, o qual fica bem no alto.
Tanto na primeira quanto na segunda vez, optei sempre por encarar a escadaria, pois o panorama recompensa!
Essa trilha é a segunda etapa do Sentiero Azzurro e tem 2 km de extensão. A caminhada dura entre 40 e 60 minutos e, assim como a Via do Amor, a previsão para a sua reabertura é somente para 2018.
Se aguentar, suba até Corniglia a pé
De trem entre Manarola e Corniglia, a viagem é também vap-vupt (3 minutos). Se você não quiser encarar os 382 degraus da Lardarina para ir até lá em cima, ao lado da estação ferroviária de Corniglia existe uma linha de ônibus que leva até o seu centro histórico (5 minutos de viagem).
O ônibus sempre sai depois da chegada do trem.
Trilha entre Corniglia e Vernazza
De Corniglia até Vernazza, a caminhada pela trilha dura um pouco mais e há mais escadas a serem encaradas.
Ao chegar a Vernazza, uma pausa mais longa é quase obrigatória, pois os joelhos já começam a sentir a fadiga. Já de trem, a viagem dura apenas 4 minutos.
Essa trilha foi reaberta em junho de 2015. É mais alta que as duas anteriores e tem 3.2 km de extensão.
A caminhada dura de 70 a 100 minutos e a visão lá do alto é espetacular: dá para ver a Riviera delle Cinque Terre, Corniglia e o vilarejo de San Bernardino.
Trilha entre Vernazza e Monterosso: a mais cansativa
A trilha mais difícil é a entre Vernazza e Monterosso (reaberta em abril de 2014). Em 2008, eu caminhei de Riomaggiore a Vernazza, porém, com o cansaço e a dor nos joelhos, não consegui encarar o resto da trilha até Monterosso, que dura cerca de uma hora e meia.
Esta trilha tem 3.3 km de extensão.
De Vernazza a Monterosso de trem a viagem dura também só 3 minutos.
📍 Como chegar a Cinque Terre, Itália
De trem
para viajar nos trens regionais que param nos cinco vilarejos de Cinque Terre (entre as estações de Levanto e La Spezia), é necessário comprar a passagem do 5 Terre Express, que pode ser adquirida no site de Trenitalia ou nos guichês da companhia.
De carro
- Se você optar pelo CARRO para visitar Cinque Terre, saiba que terá de deixá-estacionado em alguma cidade próxima, como em Levanto ou La Spezia. Estacionar em Riomaggiore ou Monterosso não é nada fácil, principalmente na alta temporada, além dos preços nada camaradas dos estacionamentos.
- Os centros históricos dos vilarejos são fechados ao trânsito.
De avião
- Os aeroportos mais próximos de Cinque Terre são o “Cristoforo Colombo”, em Gênova (112 km), e o “Galileo Galilei“, em Pisa (84 km). Confira esta lista dos aeroportos italianos.
De barco
- Se preferir conhecer Cinque Terre de barco, existe um serviço que faz a linha La Spezia – Cinque Terre, Levanto – Cinque Terre, Portovenere – Cinque Terre e Lerici – Cinque Terre.
- Corniglia é o único dos cinco vilarejos ao qual não é possível chegar de barco.
- Para consultar os horários e preços dos barcos, acesse o site da empresa Navigazione Golfo dei Poeti.
- Site do Órgão Turístico de Cinque Terre (italiano, inglês, espanhol, alemão, francês).
🏨 Dicas de hotéis em Portovenere, Cinque Terre, Lerici ou La Spezia
Em 2015, escolhi Lerici como cidade-base e dormi no Albergo Serena porque estava de carro e precisava de um hotel que oferecesse estacionamento.
Você também pode dormir em La Spezia, cidade que oferece várias linhas de trens para muitas cidades na Itália, em Portovenere ou em um dos cinco vilajeros de Cinque Terre:
- Hotéis em PORTOVENERE
- Hotéis em RIOMAGGIORE
- Hotéis em MANAROLA
- Hotéis em CORNIGLIA
- Hotéis em VERNAZZA
- Hotéis em MONTEROSSO
Contato de guia brasileira na Itália
*Esta postagem contém links de parceiros afiliados. Saiba mais sobre a Política de Monetização do blogue.
7 comments