Em julho de 2013, a conceituadíssima revista National Geographic lançou uma lista com os 15 castelos mais bonitos do planeta e, dentre esses, está o de Rocca Calascio, no município de Calascio, província de Áquila, região Abruzzo (Abruzo, em português), centro da Itália.
Além de estar na top parade dos castelos de sonhos, Rocca Calascio já serviu de cenário para alguns filmes, como o Feitiço de Áquila (Ladyhawke, 1985), com Michelle Pfeiffer, e O Nome da Rosa (1986), do livro homônimo de Umberto Eco.
Por estar a uma altitude de 1460 m acima do nível do mar, dentro do Parco Nazionale del Gran Sasso e Monti della Laga, esse castelo italiano é um dos mais elevados do país.
🏰 Um dos 15 castelos mais bonitos do mundo: Rocca Calascio, Itália
Depois de termos visitado o maravilhoso burgo de Castel del Monte e o centro histórico de Áquila, eu e os outros blogueiros participantes do educational tour* ficamos extasiados com Rocca Calascio.
Eu, particularmente, fiquei emocionadíssima por botar meus pés num dos lugares que só conhecia através das cenas dos filmes citados acima, sem contar que, depois de ter lido sobre essa classificação dos 15 castelos mais bonitos do mundo, a minha comoção foi dobrada.
Origens no ano 1000
Segundo algumas fontes históricas, o castelo de Rocca Calascio tem origens no ano 1000, porém o primeiro documento que comprova a sua existência é de 1380.
Devido à sua altitude, era um ótimo ponto de avistamento militar em comunicação com outras torres e castelos até o Mar Adriático.
Em 1793, um forte terremoto destruiu a parte alta do antigo burgo e o castelo, o que levou ao seu completo abandono, favorecendo, assim, a fundação do município de Calascio, situado mais abaixo do antigo burgo e do castelo.
Sucesso hollywoodiano
Após os trabalhos de restruturação e restauração do castelo, entre 1986 e 1989, e na onda do sucesso hollywoodiano, o burgo antigo de Calascio, situado na trilha que leva ao castelo, hoje dispõe de um pequeno hotel, restaurante e algumas lojinhas.
Após passar pelo antigo burgo, continuando na trilha que leva ao castelo, pode-se admirar a Igreja de Santa Maria da Piedade (Santa Maria della Pietà), um pequeno templo em forma octogonal, construída entre os séculos XVI e XVII.
Hoje essa igreja é um simples oratório, sendo fechada à visitação.
Deslumbre-se com a vista ao redor do castelo
Depois de admirar o antigo burgo e a Igreja de Santa Maria da Piedade, enfim se chega ao castelo, lá no alto. A vista é espetacular, com um enorme vale rodeado por montanhas e cuja beleza é indescritível.
Só mesmo estando lá em cima para entender por que National Geographic escolheu o castelo de Rocca Calascio como um dos 15 mais bonitos do mundo…
Viaje neste vídeo, feito com um drone, pelas belezas de Rocca Calascio
📍 Um dos castelos mais bonitos do mundo: como chegar a Rocca Calascio, Abruzzo, centro da Itália
O melhor meio de transporte para ir ao castelo de Rocca Calascio é o carro. Aproveite e alugue o seu com o nosso parceiro RENTALCARS.
SERVIÇOS TURÍSTICOS NO ABRUZZO
Aconselho este hotel, onde fiquei hospedada, em SANTO STEFANO DI SESSANIO.
Aluguel de carros na Itália e em qualquer lugar do mundo com RENTALCARS.
* O educational tour Post-TBDI2013 foi organizado pelo TTI (Travel Trade Italia) e pela Câmara de Comércio da Província de Áquila. Quase todas as minhas despesas foram pagas por esses órgãos (transporte, hotel, refeições e passeios), entretanto esta postagem foi escrita segundo a minha experiência pessoal, livre da opinião de terceiros.
** Esta postagem contém links de parceiros afiliados. Saiba mais sobre a Política de Monetização do blogue.
4 comments
Oi, Natalie,
Obrigada!
Tenha uma ótima segunda-feira 🙂
Oi, Maria. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Natalie – Boia