Alberobello, província de Bari, região Apúlia (Puglia, em italiano), sul da Itália, é Patrimônio UNESCO desde 1996 graças à sua arquitetura única em todo o mundo: os “trulli”, isto é, habitações de forma redonda e telhado cônico.
Contato de guia brasileira na Itália
As casinhas brancas de Alberobello, na Itália: Patrimônio UNESCO
Conhecer essas construções de cor branca e telhados com feitio de cone é um passeio único para o turista que viaja por aquela região.
Um pouco de história de Alberobello
Mas por que as casas de Alberobello têm essa forma? Segundo fontes históricas, devido a uma taxa imposta aos habitantes durante o Reino de Nápoles no século XV, os condes de Conversano, proprietários das terras onde hoje existe Alberobello, mandaram os moradores construírem casas simples e de fácil demolição.
Assim, para enganar os cobradores de impostos, os camponeses, moradores de Alberobello naquela época, começaram a levantar casas sem o uso de malta, só com pedras, em forma redonda com teto cupular autoportante, um modo simples e sólido de construção.
Pináculos decorados
Muitos trulli são lojinhas de souvenir e restaurantes.
Os tetos cupulares das casas têm seus pináculos decorados com elementos simbólicos, místicos e religiosos.
Como chegar a Alberobello, Apúlia
🚗 O melhor meio de transporte para ir a Alberobello é o carro. Aproveite e alugue o seu pelos melhores preços com o nosso parceiro RENTALCARS.
Contato de guia brasileira na Itália
*Esta postagem contém links de parceiros afiliados. Saiba mais sobre a Política de Monetização do blogue.
5 comments
Parabéns pelas informações. Me deixaram ainda mais encantada como local.
Olá, Márcia,
Alberobello é mesmo um vilarejo que merece ser visitado. Aliás, toda a Apúlia merece ser visitada, pois é uma região fantástica.
Obrigada pelo seu comentário.
Maria