É debaixo do solo das cidades italianas onde podemos ver vestígios do processo de desenvolvimento urbano que as caracterizou durante o decorrer dos séculos.
E se tratando de Roma, de vez em quando vem à luz uma nova descoberta arqueológica, sepultada metros abaixo da superfície, como a “Casa do comandante”, nas escavações do metrô da linha C.
🏛️ 8 atrações de uma Roma subterrânea para você visitar na cidade
Eis abaixo 8 sugestões de atrações de uma Roma subterrânea para você visitar e aprender um pouco mais sobre o fascinante Império Romano e a história do Paleocristianismo.
Domus romanas do Palácio Valentini

Visitei estas domus romanas, há alguns anos, e conto com mais detalhes como é a visita no post Domus romanas de Palácio Valentini.
Domus Áurea: Casa Dourada do Imperador Nero

Também tive a oportunidade de visitar o que sobrou do Palácio Real do imperador Nero e você pode conferir todas as informações no post Casa Dourada (Domus Áurea) do Imperador Nero.
Necrópole Vaticana e a tumba de São Pedro, Vaticano

Em setembro de 2017, participei da visita guiada na Necrópole Vaticana e na tumba de São Pedro, a qual deve ser reservada com antecedência no site do setor de escavações do Vaticano.
Catacumbas de São Sebastião, Via Ápia Antiga
Em 2004, eu já tinha conhecido as Catacumbas de São Calixto, e em fevereiro de 2018, visitei as Catacumbas de São Sebastião, sempre na Via Ápia Antiga.
🌐 Para mais informações, acesse diretamente o site das Catacumbas de São Sebastião.
Subterrâneos da Basílica de Santa Cecília em Trastevere
Na primeira vez que fui à Basílica de Santa Cecília em Trastevere, que é divina, não visitei seus subterrâneos, mas na minha segunda vez, em março de 2018, além de visitar o sítio arqueológico nos subterrâneos da igreja, também vi os afrescos de Pietro Cavallini, artista contemporâneo de Giotto.
Se for até Trastevere, aproveite para conhecer a basílica e seus tesouros arqueológicos no subsolo + os afrescos de Cavallini, no convento ao lado .
🌐 Para mais informações, acesse o site da Basilica de Santa Cecilia in Trastevere.
Subterrâneos da Basílica de São Clemente
Também em março de 2018, apesar de já conhecer a basílica, voltei até este lugar religioso para visitar seus subterrâneos, onde há uma domus de época imperial com uma sala dedicada ao deus Mitra, a provável “casa da moeda” do Império Romano e uma fonte de água surgente.
A Basílica de São Clemente fica bem perto do Coliseu.
🌐 Para mais informações, acesse diretamente o site da Basílica de San Clemente.
Aqueduto Aqua Virgo, subsolo da Rinascente
É o único aqueduto romano ainda em funcionamento, após vinte séculos, mesmo se sirva para abastecer somente as mais imponentes e majestosas fontanas do centro romano (Fontana de Trevi, Praça Navona, Barcaccia, etc.).
Visitei o Aqueduto Aqua Virgo, que está localizado no subsolo da loja de departamentos Rinascente, na Via del Tritone.
Vicus Caprarius, perto da Fontana de Trevi
Bem perto da celebérrima Fontana de Trevi, está localizada a área arqueológica subterrânea de Vicus Caprarius – a Cidade da Água, composta por uma casa da época imperial, o castellum aquae do Aqueduto Virgo e objetos antigos de grande interesse histórico.
Conheci Vicus Caprarius, em março de 2018, e a minha dica é: ao visitar a Fontana de Trevi, aproveite também para visitar esse sítio arqueológico, a poucos metros de distância da famosa fontana barroca.
🌐 Para mais informações, acesse o site de Vicus Caprarius.
*Este post faz parte do Projeto #experienceRome.