🌙 Dicas de Roma: visitas guiadas noturnas no Fórum Romano


Arqueologia romana / Dicas de Roma, Vaticano e arredores

Em 2017, tornam as visitas guiadas noturnas no coração da Roma Antiga, ao longo da Via Sacra: “La luna al Foro” (A lua no Fórum, tradução livre),  enriquece ainda mais os passeios pelo centro histórico de Roma à noite, como as do Coliseu – “La luna sul Colosseo (A lua sobre o Coliseu, tradução livre) – e as multimídias do Foro de César e do Foro de Augusto.

Visitas guiadas noturnas no Fórum Romano: a magnificência de um império após o pôr do sol


As visitas guiadas noturnas no Fórum Romano são uma oportunidade para ver a Igreja de Santa Maria Antiqua. Aos pés do Palatino, a basílica conserva nas suas paredes afrescos do primeiro milênio, uma prova excepcional do desenvolvimento da pintura não somente romana, mas de todo o mundo greco-bizantino daquela época: a iconoclastia, infelizmente, cancelou grande parte das imagens sagradas que existiam antigamente…

Visitas guiadas no Foro Romano à noite

Fórum Romano, centro de Roma. Foto: Arte.it

Jogos de luzes e imagens

Um exemplo extraordinário é o assim chamado  “palimpsesto”, um amplo fragmento próximo da abside, no qual estão representados seis extratos de pintura do IV-V ao VIII século d. C.

A complexa decoração pictórica da igreja ficou ainda mais legível com o vídeo mapping da Capela dos Santos Médicos: um surpreendente jogo de luz e imagens restitui as partes que faltam dos aparatos decorativos, favorecendo, assim, a leitura do antigo afresco.

Outro monumento ligado à história medieval no coração da Roma Antiga, e que pode ser apreciado na visita guiada noturna no Fórum Romano, é o Oratório dos Quarenta Mártires, assim chamado pela sua pintura, datada do século VIII, que decora a abside.

Como visitar o Fórum Romano à noite. Dicas de Roma

O esplendor do Foro Romano, no coração de Roma. Foto: Arca-enel.it

Nessa pintura vem exaltada a devoção dos soldados cristãos condenados à morte, nas águas gélidas de um lago na Armênia, durante a perseguição do Imperador Diocleciano. O ambiente, de planta quadrangular, ainda conserva no muro direito um afresco de Santo Antônio ermitão e o pavimento com fragmentos de mármore de época medieval.

A visita, em italiano e em inglês, que dura 1h15, consente admirar depois, aos pés do Campidoglio e do Arco de Tito, os vestígios dos templos de Vespasiano e de Saturno, o pórtico dos Deuses Harmoniosos, a imponência do Arco de Sétimo Severo, o destaque da Colona de Foca, a fachada da Basílica Emília, as pontas das colunas do Templo dos Dióscuros e a solenidade do Templo de Antonino e Faustina.


Quero receber a newsletter mensal de Viagem na Itália


Visitas guiadas no Fórum Romano, Roma

Basílica de Santa Maria Antiqua. Foto: Artribune.com

Como fazer a visita guiada noturna no Fórum Romano, centro histórico de Roma


Período: 5 de maio a 28 de outubro de 2017

Horários: todas as sextas e sábados, das 20 h (abertura da bilheteria, primeira visita às 20h15) à meia-noite (última visita às 22h45).

Cada visita guiada dura 75 minutos.

Visitas em italiano: 20h15, 21 h, 22 h

Visitas em inglês: 20h30, 21h45, 22h15, 22h45

A entrada fica no Largo della Salara Vecchia (ao longo da Via dei Fori imperiali).

Ingressos:

20 euros (inteiro) e 18 euros (crianças de 6 a 12 anos)

Site para a compra on-line dos ingressos.

Como visitar o Fórum Romano durante o dia

Por conta própria, e evitando as enormes filas, comprando seu ingresso em português com TicketBar aqui.

Em um tour bilíngue francês-português com TicketBar aqui.

Guia de turismo em português na Itália

Com guia de turismo brasileira em um tour privado (ideal para grupos de famílias e amigos).


Leia também: Dicas de Roma, Vaticano e arredores

Lojinha do Viagem na Itália


*Esta postagem contém links de parceiros afiliados. Saiba mais sobre a Política de Monetização do blogue.


VIAGEM NA ITÁLIA

Desde 2003, sou residente em Riccione, um balneário turístico na região Emília-Romanha. No fim de maio de 2013, decidi tirar da gaveta a ideia de escrever um blogue com dicas de viagem na Itália, divulgando, assim, o maravilhoso patrimônio artístico, cultural e paisagístico que só este país pode oferecer.

Estou também no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube. Assine a newsletter mensal.

Deixe seu comentário ☺

error: