➡️ Turismo lento: burgos de Montefiore del Conca e de Verucchio, Emília-Romanha


Dicas de Rimini e arredores / Dicas na Emília-Romanha

Neste post, reuni duas dicas de burgos maravilhosos na província de Rimini para quem se interessa pelo turismo lento (slow travel): Montefiore del Conca e Verucchio.

Tours privados com guia brasileira na Emília-Romanha

Turismo lento: Montefiore del Conca: um dos burgos mais bonitos da Itália


Montefiore del Conca é um pequeno burgo localizado nas colinas do interior da província de Rimini, região Emília-Romanha, com um castelo que predomina a paisagem da área que o circunda, o qual começou a ser construído em 1307 e foi concluído em 1337 sob o domínio da família Malatesta, nome de grande poder em Rimini naquele período.

Montefiore del Conca é considerado um dos burgos mais bonitos da Itália segundo a lista organizada pelo clube I borghi più belli d’Italia. Estive lá numa noite de julho de 2013 para ver o evento Rocca di Luna (Fortaleza de Lua), o qual oferece, todos os anos, espetáculos de música ao vivo, dança, circo e estandes com produtos típicos.

Montefiore del Conca, Rimini

Porta Curina, a principal de ingresso ao burgo. Foto: Arquivo pessoal.

Um espetáculo de dança flamenca durante o evento Rocca di Luna.

Montefiore del Conca, Rimini

Apresentação de dança flamenca no evento Rocca di Luna. Foto: Arquivo pessoal.

Havia jogos de luzes para iluminar o castelo com as cores da bandeira italiana.

Montefiore del Conca, Rimini

A iluminação noturna do castelo. Foto: Arquivo pessoal.

Montefiore del Conca, Rimini

Escadaria que dá acesso ao ingresso do castelo. Foto: Arquivo pessoal.

Pequeno show no pátio de entrada do castelo.

Montefiore del Conca, Rimini

Apresentação de um cantor no pátio do castelo. Foto: Arquivo pessoal.

Para conseguir subir até o terraço do castelo, é preciso fôlego para aguentar as dezenas de degraus.

Montefiore del Conca, Rimini

Escadaria que leva ao terraço do castelo. Foto: Arquivo pessoal.

Ao chegar lá encima, a recompensa foi esta imagem do burgo. Do terraço dá para ver toda a costa de Rimini. Conversando com um dos voluntários do evento, ele me disse que antigamente dava para ver daqui de cima, a olho nu, a cidade de Veneza e, pasmem, as montanhas da ex-Iugoslávia!

Hoje, infelizmente, isso não é mais possível devido à poluição…

Montefiore del Conca, Rimini

Visual do burgo do terraço do castelo. Foto: Arquivo pessoal.

Montefiore del Conca, Rimini

Praça principal do burgo de Montefiore del Conca. Foto: Arquivo pessoal.

Como chegar a Montefiore del Conca, província de Rimini  


Não é muito fácil ir a Montefiore de ônibus, pois esse meio de transporte é uma raridade por aquelas bandas. Aconselho o turista a ir DE CARRO.

Distâncias de algumas cidades até Montefiore del Conca

Rimini: 30 km
Riccione: 18 km
Cattolica: 16 km
Pesaro: 30 km


 Leia também minhas outras dicas de Rimini e arredores.


Quero receber a newsletter mensal de Viagem na Itália

Turismo na Itália: burgo de Verucchio, província de Rimini


Dicas de turismo na Itália: Verucchio

Pelas vielas de Verucchio. À esquerda na foto, o muro que defendia Verucchio na época malatestiana.

O burgo medieval de Verucchio, situado no interior da província de Rimini e perto da República de San Marino e do burgo de San Leo, oferece uma grande tranquilidade em meio aos seus monumentos histórico-artísticos e às suas paisagens naturais.

A primeira vez que estive em Verucchio foi em 2004 e, depois disso, já passei várias vezes ali perto pela estrada que liga Rimini a San Leo. Em 2014, voltei a esse burgo medieval para visitar o Museu Arqueológico pela segunda vez, o qual, pela importância do seu acervo, é o mais espetacular sobre a civilização villanoviano-etrusca.

Dicas de turismo na Itália: Verucchio

Verucchio recebeu a marca Bandiera Arancione (Bandeira Laranja) em 2005, a qual certifica a qualidade dos pequenos vilarejos do interior da Itália pela excelência de sua oferta e recepção turística. Essa marca de qualidade é emitida pelo Touring Club Italiano.

Principais atrações turísticas de Verucchio

As principais atrações turísticas deste burgo medieval são a sua Fortaleza Malatestiana (Rocca Malatestiana) e o seu Museu Arqueológico. Em relação à fortaleza, esta é uma das maiores e melhores conservadas da potente família Malatesta.

É também conhecida como Rocca del Sasso (Fortaleza da Pedra, tradução livre) pela sua posição no ápice do esporão de rocha que domina todo o território.

Foi em Verucchio onde nasceu o famoso “Mastin Vecchio“, Malatesta da Verucchio, fundador da família Malatesta, que conquistou Rimini em 1295. Ele é lembrado na “Divina Comédia” de Dante Alighieri.

Dicas de turismo na Itália: Verucchio

Onde está a torre com o sino é a entrada do Museu Arqueológico de Verucchio.

O burgo medieval de Verucchio, por ser bem pequeno, pode ser visitado em cerca de duas horas e meia e, como escrevi acima, o seu charme está justamente na sua pequena dimensão.

Dicas de turismo na Itália: Verucchio

Visão de cima do burgo. Foto: Riviera di Rimini.

Minha dica pessoal

Inclua Verucchio no seu itinerário pela província de Rimini juntamente com a República de San Marino, San Leo e Santarcangelo di Romagna.

Dicas de turismo na Itália: Verucchio

Porta de Santo Agostinho do século XIV.

Museu Cívico Arqueológico de Verucchio


É o único na Itália que expõe objetos da cultura villanoviano-etrusca (IV ao VII século a.C.). Se você for um caçador de arqueologia, inclua este museu no seu itinerário pela Emília-Romanha.

A primeira vez que visitei o Museu Cívico de Verucchio foi em 2004 e, mais recentemente, visitei-o pela segunda vez para dar uma refrescada na minha memória e também para fazer fotos mais novas.

Passear pelas suas salas é uma verdadeira viagem à descoberta do primeiro período de esplendor de Verucchio, burgo que tem origens na época villanoviana (XI-VI século a.C.).

A particularidade deste museu está no seu acervo: trata-se de um patrimônio rico e único, cujo estado de conservação é excelente.

Dicas de turismo na Itália: Verucchio

Fachada do Museu Arqueológico de Verucchio, especializado na cultura villanoviano-etrusca.

Civilização villanoviana em mostra

O museu está situado no antigo Mosteiro dos Padres Agostinianos do século XIII e é a maior pérola de cultura e arte no interior de Rimini.

A civilização villanoviana viveu na época pré-histórica da Idade do Ferro e estava situada na Itália central. Os objetos exibidos no museu foram encontrados em necrópoles da Verucchio, os quais datam entre o IX e VII séculos a.C.

Dicas de turismo na Itália: Verucchio

Dicas de turismo na Itália: Verucchio

Interior do museu. Além dos raríssimos vasos em fibra vegetal e dos tecidos, o visitante também pode admirar joias em ouro e em âmbar de lineamentos moderníssimos, armas, elmos e, sobretudo, peças elegantes em madeira.

O acervo deste museu é testemunho de uma civilização que merece, e muito, ser conhecida, mesmo porque representa o ponto fundamental para quem deseja reconstruir o mosaico da Itália centro-setentrional e Adriática na primeira metade do primeiro milênio antes de Cristo.

O fascínio dessas descobertas de Verucchio atrai não somente o público em geral, mas também estudiosos sobre o tema.

Dicas de turismo na Itália: Verucchio

Um dos elmos villanoviano-etruscos.

Para quem gosta de arqueologia

O projeto do museu propõe evidenciar, por meio da escolha dos objetos expostos e dos materiais ilustrativos, pelo menos três aspectos fundamentais: a topografia, as relações sócio-econômicas e culturais da civilização villanoviana de Verucchio, entre os séculos IX e VII a.C., e as consequentes modificações sofridas pela documentação arqueológica.

Dicas de turismo na Itália: Verucchio

Foram selecionados materiais provenientes de várias necrópoles, escolhidos de forma a representar a estrutura articulada segundo as famílias, destacando as características dos diversos tipos de mobílias (masculinos, femininos, etc.) e a maior ou menor complexidade em relação ao envolvimento da realidade arqueológica entre os séculos IX e VII a.C.

Dicas de turismo na Itália: Verucchio

O excepcional trono adornado com representações da vida cotidiana, na mesma sala onde é exposta a tumba 89 da necrópole Lippi. É a atração principal do museu.

Uma característica do villanoviano era o seu ritual funerário

A cremação com tumbas entre pequenas covas que continham um ossário em terracota fechado por uma bacia de cabeça para baixo ou um jarro com o enxoval fúnebre. Nas sepulturas mais ricas foram descobertos, no interior de fossas retangulares, grandes caixas com a urna mortuária enrolada em uma manta com móveis, objetos pessoais, armas, tecidos.

Dicas de turismo na Itália: Verucchio

Vista do pátio externo do museu.


 Quando for a Verucchio, não deixe também de visitar o lindo Burgo de San Leo e a República de San Marino.


Turismo na Itália: como chegar ao burgo de Verucchio


A melhor maneira para se chegar a Verucchio é de carro. Se precisar alugar um, alugue-o com nosso parceiro RENTALCARS AQUI.

 Horários

1º de janeiro a 31 de março: Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.

1º de abril a 30 de setembro: Todos os dias, das 10h às 18h. Terças-feiras, das 20h30 às 22h30.

1º de outubro a 31 de dezembo: Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.

Durante o período invernal, o museu propõe aberturas durante a semana com reserva pelo telefone (Tel.: 0541-670222).

 Entrada: 5,50 euros. Museu + Fortaleza de Verucchio: 7,50 euros.

Vilarejo de Verucchio, província de Rimini


Visite as belezas da província de Rimini com uma guia brasileira autorizada. Para solicitar um orçamento, contate-me AQUI.


* Esta postagem contém links de parceiros afiliados. Saiba mais sobre a Política de Monetização do blogue.


VIAGEM NA ITÁLIA

Desde 2003, sou residente em Riccione, um balneário turístico na região Emília-Romanha. No fim de maio de 2013, decidi tirar da gaveta a ideia de escrever um blogue com dicas de viagem na Itália, divulgando, assim, o maravilhoso patrimônio artístico, cultural e paisagístico que só este país pode oferecer. Desde 2018, trabalho como guia de turismo autorizada em Bolonha, Roma e Vaticano. Estou também no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube. Assine a newsletter mensal.

Comments

  1. Olá. Tudo bem? 🙂

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie – Boia

  2. Obrigada, Natalie 🙂

    Boa quarta-feira para vocês do Viaje na Viagem.

Deixe seu comentário ☺

error: