🤴 Qual foi o imperador romano que reinou por mais tempo?


Cultura italiana

O primado de longevidade como Imperator é do fundador do Império Romano, Caio Júlio César Otaviano, conhecido simplesmente como Otaviano ou Augusto, o qual reinou de 27 a.C. a 14 d.C.

Qual foi o imperador romano que reinou por mais tempo?


Foram bem 41 anos de reinado, se considerarmos oficialmente a sua nomeação, junto ao Senado, como Imperator Caesar Divi filius Augustus, em janeiro de 27 a.C., com a fórmula Augustus “digno de veneração e de honra“, que a partir daquele momento tornou-se investidura de poder imperial.

Imperador Augusto, o mais longevo do Império Romano

Projeção multimídia no Fórum de Augusto, Roma.

Otaviano ou Augusto

No mesmo ano, em 27 a.C., Otaviano obteve o poder pró-consular por dez anos, o qual, em 23 a.C. passou a ser vitalício, assim como o cargo de tribuno da plebe.

Ele também obteve o título de Princeps (“primeiro cidadão”) e o direito de fazer acordos com quem ele quisesse, assim como declarar guerra ou estipular tratados de paz com qualquer povo estrangeiro.

Quero receber a newsletter mensal de Viagem na Itália

Batalha de Ácio

Mas o poder absoluto de Augusto começou, de fato, a partir de 31 a.C., depois da Batalha de Ácio, na qual derrotou Marco Antônio e, sozinho, passou a ter em mãos as rédeas da vida política de Roma, um período de 45 anos ininterruptos de comando.

Arco de Augusto, Rimini, região Emília-Romanha

Arco de Augusto, Rimini, região Emília-Romanha.

O Segundo Triunvirato

Se considerarmos também os anos do II Triunvirato (a partir de 27 novembre de 43 a.C.), no qual governou em corregência com Marco Antônio e Lépido, os anos do governo de Otaviano chegam a 56.


*Fonte: Site de National Geographic (tradução livre).

**Esta postagem contém links de parceiros afiliados. Saiba mais no F.A.Q do blogue.


VIAGEM NA ITÁLIA

Desde 2003, sou residente em Riccione, um balneário turístico na região Emília-Romanha. No fim de maio de 2013, decidi tirar da gaveta a ideia de escrever um blogue com dicas de viagem na Itália, divulgando, assim, o maravilhoso patrimônio artístico, cultural e paisagístico que só este país pode oferecer. Estou também no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube. Assine a newsletter mensal.

Deixe seu comentário ☺

error: