🎄 O maior presépio iluminado do mundo fica em Manarola, Cinque Terre


Turismo na Itália

A colina que envolve Manarola, um dos cinco vilarejos de Cinque Terre, Patrimônio Unesco na Ligúria, com cerca de quatro mil metros quadrados de área dedicada à cultivação de uvas, a partir de 8 de dezembro de 2017  recebe um grande espetáculo visual com cerca de 17.000 lâmpadas.

Presépio iluminado de Manarola, Cinque Terre, o maior do mundo segundo o Guiness


Um presépio que encanta desde 1976

Seu criador é Mario Andreoli, um manarolese que ama a sua terra natal e, por isso, resolveu dedicar a quem visita esse vilarejo um evento que já se tornou famoso mundialmente: o maior presépio iluminado do mundo.

O presépio de Manarola existe desde 1976 e em 2007 entrou para o Guiness Book.

Os personagens do presépio são de tamanho natural e feitos com material reciclado, iluminados por cerca de 17.000 lâmpadas.

Tudo isso emoldurado por um cenário que é uma colina bem inclinada e alcançável somente a pé por meio de uma estradinha com degraus altos.

    “Quando comecei – revela Mario Andreoli – para controlar o efeito visivo de longe de cada personagem, eu descia rápido pela trilha até a praça da Igreja de São Lourenço e depois subia novamente para fazer modificações necessárias até quando eu não estivesse satisfeito.” (Tradução livre)

O maior presépio iluminado do mundo fica em Manarola, Cinque Terre, Ligúria

Presépio iluminado de Manarola, Cinque Terre, Patrimônio Unesco na Ligúria. Foto: Cinqueterre.com

300 personagens no presépio iluminado de Manarola

São 300 personagens que embelezam o presépio, uma tradição que Mario Andreoli exibe aos turistas que vão até Manarola no período natalício para contemplar essa obra de arte encravada na colina. Afinal, é Natal.

Como visitar o presépio iluminado de Manarola, Cinque Terre

O presépio será aceso oficialmente por volta das 17h30 de 8 de dezembro e depois, todos os dias, ao pôr do sol até 31 de janeiro de 2018.

 Como chegar até Manarola, Cinque Terre, Patrimônio Unesco na Ligúria

Mapa de Cinque Terre, Ligúria, Itáliatrain-icon  De trem: Seja na estação de Levanto ou de La Spezia, aproveite para já comprar todas as suas passagens para visitar os cinco vilajeros: assim você ganha tempo e não evita as enormes filas dos guichês ou das máquinas self-service.


Não esqueça de validar a sua passagem antes de subir no trem! Eu mesma presenciei um fiscal que multou um casal de turistas que viajavam sem ter validado a passagem.


De carro: Se você optar pelo CARRO para visitar Cinque Terre, saiba que terá de deixá-estacionado em alguma cidade próxima, como Levanto ou La Spezia. Estacionar em Riomaggiore e Monterosso não é nada fácil, principalmente na alta temporada, além dos preços nada camaradas dos estacionamentos.

Os centros históricos dos vilarejos são fechados ao trânsito.


 De avião: Os aeroportos mais próximos de Cinque Terre são o “Cristoforo Colombo” de Gênova (112 km) e o “Galileo Galilei” de Pisa (84 km).

Quero receber a newsletter mensal de Viagem na ItáliaGastronomia italiana incluindo dicas vegetarianas e veganas


*Fonte: Site Parco Nazionale Cinque Terre.

**Esta postagem contém links de parceiros afiliados. Saiba mais sobre a Política de Monetização do blogue.


VIAGEM NA ITÁLIA

Desde 2003, sou residente em Riccione, um balneário turístico na região Emília-Romanha. No fim de maio de 2013, decidi tirar da gaveta a ideia de escrever um blogue com dicas de viagem na Itália, divulgando, assim, o maravilhoso patrimônio artístico, cultural e paisagístico que só este país pode oferecer.

Estou também no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube.
Assine a nossa newsletter mensal.

Deixe seu comentário ☺

error: